o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, outubro 20

DIA MUNDIAL DO CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO




Em 20 de Outubro de cada ano comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo



Controle de tráfego aéreo PB ou Controlo de tráfego aéreoPE, (Air Traffic Control, ou ATC, em inglês) é um serviço prestado por controladores, em terra, que orientam e monitoram aeronaves (geralmente, aviões) no ar e no solo, para garantir um fluxo de tráfego seguro, ordenado e expedito.

Os Controladores de tráfego aéreo fornecem indicações e autorizações de vôo, de acordo com as características operacionais das aeronaves e as condições de tráfego em determinado momento. Estas autorizações podem incidir sobre a rota, altitude e/ou velocidade propostas pelo operador da aeronave, para determinado vôo, devendo os pilotos cumprir as instruções/autorizações recebidas.



Espaço aéreo

Em muitos países, os serviços ATC são prestados em toda a extensão do espaço aéreo e estes serviços são utilizados por todos os usuários(aeronaves privadas, militares e comerciais). Os espaços aéreos onde o controlador é responsável por prover separação entre as aeronaves são chamados de espaço aéreo controlado em oposição ao espaço aéreo não controlado no qual os pilotos das aeronaves são responsáveis por manter a separação entre a sua aeronave e outras.

Dependendo do tipo de vôo e da classe do espaço aéreo, o controlador de tráfego aéreo pode emitir instruções que os pilotos devem seguir ou apenas informações de voo para ajudar os pilotos operando no espaço aéreo. Em todos os casos, entretanto, o piloto tem a responsabilidade final pela segurança da aeronave, e pode não cumprir as instruções do ATC numa emergência.


Órgãos de controle

Os serviços de controle de tráfego aéreo são prestados basicamente por três tipos de órgãos operacionais:



Torre de Controle de Aeródromo (abreviação TWR, vem da palavra inglesa Tower)




Controle de Aproximação (abreviação APP, vem da expressão em inglês Approach Control)



Centro de Controle de Área (abreviação ACC, vem da expressão em inglês Area Control Center).

A Torre de Controle de Aeródromo controla os tráfegos evoluindo na área de manobras de um aeródromo (que inclui a pista de pousos e decolagens, pistas de táxi e os pátios) e os tráfegos nas imediações do aeródromo.



Controladores




Controlador de tráfego aéreo em atividade.


No seu trabalho, o Controlador de tráfego aéreo, utiliza regras e padrões definidos e aprovados pelas entidades aeronáuticas nacionais e internacionais, que regulamentam a circulação do tráfego aéreo. Internacionalmente a regulamentação é sugerida por um órgão da ONU chamado OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) do qual Brasil e Portugal são signatários.


Controle de fluxos

O Controlo de Tráfego Aéreo é prestado em órgãos de controlo como uma torre de controle de aeródromo onde os controladores de tráfego aéreo são responsáveis pela circulação de pessoas e veículos na área de manobras, como as pistas e os caminhos de circulação (pistas de taxi), além de controlar as aterragens, as descolagens e o deslocamento interno nos aeródromos.

Outro exemplo de órgão de controlo são os centros de controlo de área , onde é prestado o serviço de controle às aeronaves em sobrevôo ou na fase de cruzeiro que se segue a uma descolagem ou que precede uma aproximação ou pouso (aterragem). E por último os controlos de aproximação que apesar do nome controla as chegadas e as saídas de uma região de controlo chamada terminal que pode conter um ou mais aérodromos.

Fonte - Enciclopédia livre



Parabéns aos profissionais dedicados e conscientes da sua difícil missão de orientar as aeronaves com segurança por este imenso espaço aéreo buscando a melhor alternativa para que todas as pessoas que estiverem sob sua guarda naqueles instantes, consigam chegar aos seus destinos com a maior segurança possível e possam dar continuidade as suas vidas como um dia normal.


Fonte - Desastres aéreos

Nenhum comentário: