o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, outubro 31

DIA MUNDIAL DA POUPANÇA

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/10/dia-mundial-da-poupanca.html



Hoje, dia 31 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança. O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor do Barreiro (CIAC) alerta para a importância da poupança no dia-a-dia.

Segundo o Banco de Portugal, os portugueses perderam hábitos de poupança. Cerca de 48 por cento não têm uma atitude sistemática de poupança, principalmente por falta de rendimentos. Apenas 20 por cento da população poupa numa perspectiva de longo prazo.

No dia 31 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança. O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor do Barreiro (CIAC) alerta para a importância da poupança no dia-a-dia:

Segundo o Banco de Portugal, os portugueses perderam hábitos de poupança. Cerca de 48 por cento não têm uma atitude sistemática de poupança, principalmente por falta de rendimentos. Apenas 20 por cento da população poupa numa perspectiva de longo prazo.

Os incentivos à poupança não são muitos.

Todos somos unânimes do quanto é imprescindível poupar, de forma a constituir uma boa base sólida das famílias, para enfrentar dias difíceis.

Poupar é abdicar de consumir hoje para beneficiar desse adiamento no futuro, razão pela qual se deve seguir uma plano estratégico que garanta a manutenção do poder de compra.

A vantagem de uma correcta gestão das poupanças implica na comparação e análise dos diversos produtos financeiros existentes no mercado e, posteriormente optar pela escolha mais favorável e adequada ao seu perfil de investidor.

Os dois pilares para atingir esse objectivo são:

1 – Escolher os melhores produtos financeiros.

2 – Poupar, sempre que possível numa óptica de longo prazo.

Mas não basta poupar. É preciso escolher bem.

Os consumidores são muitas vezes mal informados pelas instituições financeiras, que lhes vendem produtos, como as obrigações de taxa crescente, depósitos duais e ICAE – Instrumentos de Captação de Aforro Estruturada. Tudo isto agravado pelas campanhas de promoção destas aplicações, cuja mensagem pretende apenas seduzir os consumidores.

Por vezes é anunciado um rendimento que corresponde a um valor máximo bruto que só muito dificilmente poderá ser alcançado ou corresponde apenas a um pequeno período do produto. Outras vezes, o rendimento parece elevado porque é apresentado para a totalidade do prazo ou refere-se a um período promocional, que é pouco relevante para o total da aplicação.

Os consumidores estarão mais protegidos se estiverem informados e se tiverem uma atitude de poupança no dia-a-dia, gerindo mensalmente o orçamento familiar, cortando despesas supérfluas.

A força da economia reside nos consumidores.

Fonte - Rostos On-Line





Sabe que dia é hoje? Dia Mundial da Poupança. A idéia de uma data especial para a poupança surgiu em outubro de 1924, durante o I Congresso Internacional de Economia, em Milão. Mas no Brasil, a data passou a ser comemorada somente a partir de 1933 para estimular a captação nessa modalidade de investimento.







Nenhum comentário: