o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, agosto 1

SARDINHADA À PORTUGUESA

O Território de Macau, a 20 de Dezembro de 1999, passou para a administração chinesa, foi a última província ultramarina a ser entregue, e a maioria dos portugueses, residentes em Macau, regressaram a Portugal.
Mas, muita coisa ficou da nossa cultura e dos nossos hábitos alimentares.
A língua portuguesa, essa, desde sempre, embora fosse e continua a ser uma das línguas oficiais, pouco é utilizada, mas a comida e a doçaria, continuam presentes, não só em restaurantes de comida portuguesa, mas em muitos restaurantes chineses.




O articulista, hoje para variar, bateu-me com quatro sardinhas assadas acompanhadas de uma óptima salada, e isto, num restaurante chinês, lá para os lados da Ilha da Taipa, o preço esse é bem mais barato do que nos restaurantes portugueses.
Embora as sardinhas tenha vindo de Portugal, congeladas, paraceiam que rtinha sido acabadinhas de pescar, estavam fesquinhas, e bem assadinhas!....
Esta delícia bem portuguesa, assim como os pasteis de bacalhau e outras iguarias, são muito apreciados pelos chineses.





As sardinhas são peixes da família Clupeidae, aparentados com os arenques. Geralmente de pequenas dimensões (10-15 cm de comprimento), caracterizam-se por possuírem apenas uma barbatana dorsal sem espinhos, ausência de espinhos na barbatana anal, caudal bifurcada e boca sem dentes e de maxila curta, com as escamas ventrais em forma de escudo. O nome sardinha vem da ilha Sardenha, onde um dia já foram abundantes.


São peixes pelágicos que formam frequentemente grandes cardumes e alimentam importantes pescarias. Apresentam um importante LIPÍDIO: o ÔMEGA-3, que se julga ser um "protetor" do CORAÇÃO.

Um comentário:

Anônimo disse...

HUMMMM... ATÉ ME FEZ CRESCER ÁGUA NA BOCA!... BELAS SARDINHAS... MUITO BOM ASPECTO... O MEU PADRINHO A COME-LAS À MANEIRA PORTUGUESA.

O MINI ERA O MEU CARRO DE ELEIÇÃO... SEMPRE ATENTO A ESSAS COISAS!

AQUELE ABRAÇO

ARMÉNIO CRUZ