o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, agosto 16

FESTIVAL QIXI - DIA DOS NAMORADOS


A pêra dos amantes

Uma pêra em forma de amantes, na aldeia de Lianghexia, distrito de Weixian, na província de Hebei, China. Um fruticultor chamado Hao Xianzjang, cultiva cerca de 5 000 pêras para festejar o Qixi, o festival mais romântico e tradicional na República popular da China.

Qixi Festival (Chinês: ; Mandarin Pinyin: qi xi jie; Jyutping: cat1 zik6 zit3 , literalmente "The Night of Sevens") , também conhecido como Festival das Pegas, que se realiza no sétimo dia do sétimo mês lunar do calendário lunar chinês, Assim o seu nome . Tamém inspirou Tanabata (Aka. Shichiseki [七夕]) em japonês, Chilseok ( 칠석 ) em coreano e Tchi que em vietnamita. Mais conhecido, na China, nas últimas décadas como o Dia dos Namorados (Chinês simplificado: Pinyin: Qing rén jie)


As meninas tradicionalmente demonstram as suas artes domésticas , especialmente talhando esculturas em melancias e melões, nesse dia fazem votos para que consigam encontram um bom esposo.


Este dia é igualmente conhecido pelos seguintes nomes:



  • O Festival de demosntração de Competências (chinês tradicional: 乞巧 节; pinyin; qǐ qiǎo jie)



  • Especialmente em cantonense, Aniversário da Sétima Irmã (chinês tradiconal: 七 姊 诞; mandarin Pinyib: dan qi zǐ; Jyutping: cat1 Zi2 daan3 )



  • A Noite de Competências (巧 夕; qiǎo xi)

No corrente ano este festival se realiza no dia 16 de Agosto, no calendário gregoriano.

A história do vaqueiro e a moça tecelã


No final do Verão , as estrelaa Altair e a Vega são bem visíveis na via láctea e os chineses classificam essa visão, como a história do amor, da qual existem muitas variações:


Um pastor jovem chamado Niulang (chinês: 牛郎; Pinyin; niu Láng, Literalmente "o vaqueiro ") , um dia deparou que num lago se banhavam sete irmãs fadas. Incentivado por seu companheiro travesso o boi, roubou as roupas das fadas e esperou para ver o que iria acontecer.


Quando as fadas sairam do lago, o Niulang, as observou com toda a atenção, e elegeu a fada mais jovem e a mais bonita, fada essa chamada Zhinü ( em chinês simplificado: 织女; em chinês tradicocional; 织女; Pinyin: zhī nǚ, Literalmente "[ a menina tecelão ] " , a estrela VEGA.


Para recuperar suas roupas ela concordou em fazê-lo , mas já que Niulang a tinha visto nua , ela aceitou seu pedido de casamento, e desta forma contrairam matrimónio.


Ela provou ser uma esposa maravilhosa, e Niulang ser um óptimo marido, vivendo felizes e desse matrimónio nasceram dois filhos, um menino e uma menina. Mas o Deus do Céu ( em algumas outras versões , a mãe de Zhinü ) descobriu que Zhinü , uma fada menina, havia se casado com um mero mortal.


A Deusa ficou furioso e ordenou a Zhinü para voltar para o céu. e exercer as obrigações que tinha anteriormente, que era de tecer as núvens coloridas, tarefa essa que neglicenciou ao viver na terra e ter casado com um simples mortal. Na Terra, Niulang andava muito triste e aborrecido por sua esposa ter desaparecido.


De repente, o boi começou a falar, dizendo-lhe que se ele o matasse e tratasse bem da sua pele, ele seria capaz de subir aos céus para encontrar sua esposa. Chorando amargamente, ele matou o boi, e sentado em sua pele com os seus dois amados filhos subiu ao céu afim de encontrar a sua adora esposa Zhinü.


A Deusa ao descobrir a acção tomada por Niulang, ficou muito irritada e, tirando um gancho de seu cabelo, fez um risco enorme no céu, fazendo criar um largo rio, separando desta forma dos dois amantes para sempre, e assim foi formada a via láctea entre Altair e Vega.


Para infelicidade de Zhinü, ficou eternamente sentada à beira rio tecelando, enquanto Niulang assiste de longe e vai cuidando de seus dois filhos.


Mas uma vez por ano todos as Pegas em todo o mundo têm piedade deles e voam para o céu para formar uma ponte (鹊桥, "A ponte das Pegas "Que Qiao ", sobre a estrela Deneb na constelação Cygnus, desta forma, os amantes podem estar juntos por uma única noite , que é a sétima noite do sétimo lua .


Variações da história



  • Uma outra versão diz, que a Deusa do Céu, por piedade , resolveu deixá-los se unir uma vez no sétimo dia do sétimo mês lunar, em virtude de haver sincero amor entre eles.



  • Em algumas versões , se pode ler que foi o Imperador do Céu ou o pai do vaqueiro , ou a mãe do vaqueiro que tem a função de separar os amantes , para que eles se concentrem no seu trabalho em vez do romance de amor.



  • A estrela Deneb é uma fada que age como uma dama de companhia quando os amantes se encontram na ponte da Pega.



  • Ao invés de uma vez por ano , há uma outra versão onde os amantes foram autorizados a se reunir uma vez por mês .



  • Há também uma crença de que em alguns momentos durante a noite de Qi Xi , as duas estrelas Altair e Vega se unem no mesmo lado da Via Láctea .

Tradições


Qi Xi, é uma festividade onde as mulheres solteiras e as recém casadas se reunem nos pátios de suas casas ou nos jardins, afim de fazerem ofertas, frutas, flores, chá e pó de arroz, a Niulang e Zhinü. Depois de terminar o ritual das ofertas, parte do pó facial é jogado sobre o telhado e a outra metade dividida entre as jovens da família. Acredita-se que , fazendo isso , as mulheres ficarão tão belas como a Zhinü .


Outra tradição é nessa noite de Qi Xi, as meninas lançarem uma agulha numa bacia cheia de água, testando dessa forma as suas hablidades de teleçãs. Se a agulha ficar a flutuar sobre a água em vez de afundar, isso prova que a menina é uma bordadeira qualificada.


DATAS


O sétimo dia do sétimo mês lunar do calendário lunissolar , nos próximos anos .




  1. 2010/08/16

  2. 2011/08/06
  3. 2012/08/23
  4. 2013/08/13
  5. 2014/08/02
  6. 2015/08/20
  7. 2016/08/09
  8. 2017/08/28
  9. 2018/08/17
  10. 2019/08/07
  11. 2020/08/25

Outros dias românticos na cultura chinesa


Para além do Festival Qi Xi, existem ainda mais dois dias dedicados ao româmtismo na China, é o Dia de S. Valetim a 14 de Fevereiro e o dia do Festival da Lanterna, e neste festival acontecia uma coisa bem curiosa, era o único dia, emq ue as raparigas solterias tinham permissão de aparecer em público sem irem acompanhadas, podendo desta forma serem vistas por todos os rapazes, nos dia de hoje essa tradição já se perdeu.

Nenhum comentário: