o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, agosto 6

FESTIVAL DA SARDINHA 2010



Festival da sardinha espera 60 mil visitantes


Telma Roque


Muita sardinha, claro está, petiscos, licores regionais, artesanato, uma "Kid Área" para entreter as crianças e um cartaz musical com artistas de renome como Rui Veloso e GNR, compõem mais uma edição do Festival da Sardinha, na zona ribeirinha de Portimão.


Deolinda, Pedro Abrunhosa, José Cid, Ana Moura, Netinho, Quim Barreiros ou Boss AC são outros dos nomes que vão passar pelo palco do festival. “Um bom cartaz musical é uma fonte de atractividade”, argumenta Manuel da Luz, presidente da Câmara de Portimão. O autarca espera, desta forma e em época de crise, chegar o mais perto possível do recorde absoluto de visitantes alcançado em 2006, ano em que o evento conquistou 74500 pessoas.


Desde 1985 que Portimão acolhe o Festival da Sardinha e a experiência tem mostrado que, além do peixe, é a música que mais chama gente. Nesta 16º edição, que arranca hoje e decorre até dia 15, são esperados 60 mil visitantes. “Há mais turistas portugueses na região e temos um programa musical do melhor que pode haver”, afirma, confiante, Manuel da Luz.


Entre as novidades desta edição está ainda uma área destinada às crianças, devidamente vigiada, e ainda um menu a pensar nas preferências dos mais pequenos.


“O turismo familiar tem vindo a aumentar. Até a hotelaria tradicional tem vindo a apostar nesta oferta. As pessoas não vêm comer sardinhas e divertir-se se não tiverem onde deixar as crianças”, sustenta o autarca, acrescentando que o custo de bilhete se mantém nos 3,5 euros e que os menores de 10 anos têm entrada livre.


O espaço criado na zona ribeirinha conta ainda com sete restaurantes, onde a gastronomia regional assume especial relevo, e 45 expositores de artesanato.

O Festival da Sardinha nasceu há 16 anos, fruto do passado da cidade, associado à pesca e à indústria conserveira. Levou quatro meses a ser montado e teve 15 mil visitantes. O ano de 2006 foi o melhor de sempre em entradas.


A edição de 2007, por sua vez, ficou marcada pelo maior consumo diário de sardinhas de sempre. Só a 10 de Agosto, foram consumidas 1,200 toneladas de peixe. Em média, são compradas 10 toneladas de sardinha por edição.

Fonte - Jornal Diário de Notícias


Nenhum comentário: