o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, julho 21

SALAS DE CINEMA EM MACAU - SETEMBRO DE 1991

O articulista junto ao cinema Nam Van



TEATRO JADE, esta casa de espectáculos, o articulista nunca foi assitir a qualquer filme, nem está recordado onde se situava, embora estive em funcionamento em Setembro de 1991.







Cinema PAK WAI, ficava situado, onde antigamente era o Bairro Albano de Oliveira.










CINEMA LIDO, ficava lá para os lados do Canidromo, e muitas o articulista lá foi ver alguns filmes.






CINEMA CHENG PENG, ficava numa rua lateral ao do Restaurante Fat Siu lau, este situado na Rua das Felicidades.







CINEMA KOK VÁ - CAPITÓLIO, ficava situado na Rua de S. Domingos e igualmente lá assitiu a muitos filmes.









PENG ON - CINEMA APOLO ficava situado em plena Avenida Almeiro Ribeiro, bem junto do Leal Senado, era o cinema perferido do articulista.









VENG LOK - CINEMA ALEGRIA,










CINETEATRO DE MACAU, ainda existe e está instalado no largo de S. Francisco.











CINEMA NAM VAN, outra casa de espectáculos que o articulista frequentava, ficava situado na Avenida Infante D. Henrique.












CINEMA NAM VAN













MENG CHU - CINEMA PEROLA, como referi, nunca tive o prazer de lá assistir a qualquer espectáculo, e nem sei bem onde se situava.














FEI CHÔI em chinês.

Quando o articulista chegou a Macau, para além dos referidos cinemas, aliás, os cinemas Lido, Pak Wai e Cineteatro, ainda não tinha sido construídos, haviam sim os cinemas Apolo, Nam Van, Roxy, Cidade de Oiro, Cheng Peng, Alegria, Capitólio, Lai Seng e o Vitória, onde as ratazanas passavam por cima dos nossos pés.
Anos mais tarde foi construído o cinema Oriental, sito na Calçada do Tronco Velho, O Lido, Pak Wai, Nova Cidade e o da Torre de Macau.
Na ilha da Taipa, bem pertinho, onde funcionava a Camara Municipal das Ilhas, havia uma sala de cinema, sala essa totalmente plana, onde os bancos de madeira eram corridos, e tinha a particularidade de o projector se encontrar, não dentro da sala, mas sim num barraco do outro lado da rua.
O articulista no ano de 1964, desempenhava as funções de Comandante Militar da Ilha da Taipa, e uma noite, foi assistir a um filme chinês, nessa casa de espectáculos, que nem nome tinha.
Ficou sentado no segundo banco, bem defronte do écran. A certo momento, um chinês que se encontrava sentado, no banco à sua frente, levantou-se e pregou um valente peido, que veio mesmo atingir a cara do articulista. Ficou o articulista bastante chateado, mas nada disse, volvidos alguns momentos, sentido gases nos intestinos, levantou-se, bateu no ombro do tal sujeito e virando-se, largou um valente peito que atingiu, do mesmo modo a face do chinês, e ia bem perfumado, pois o almoço tinha sido uma valente feijoada.
Anos mais tarde foi constuído, no Largo Luis de Camões, na Taipa o teatro da Taipa.
Resumindo, em Roma sê romano!...
Naqueles velhos tempos, era o único entretimento que havia em Macau, pois nem televisão ainda havia, como tal, as casas de espectáculos eram muito frequentadas.
Nos dias de hoje só existem somente três cinemas em Macau, o Cineteatro, Alegria e Torre de Macau.












Nenhum comentário: