o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, julho 22

PRIMEIRO HIDROPLANADOR EM MACAU

ESTE É O HIDROFOIL PATANE, TENTAREI ENCONTRAR A FOTO DO HIDROFOIL COLOANE PARA POSTAR NESTE ARTIGO.
O senhor TEDDY YIP, sócio director da Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, S.A.R.L, após uma visita aos Estados Unidos da América, segui para Itália onde visitou as oficinas navais de Messina, na Sicilia, onde encomendou para a S.T.D.M., o primeiro hidroplanador, para as novas carreiras rápidas, cómodas e confortáveis, entre Macau e Hong-Kong, que aquela companhia concessionária tenciona estabelecer a partir de Janeiro de 1964.



O hidroplandor encomendado, deverá chegar a Macau no fim deste ano (1963). Tem a marca de P.T. 20, 20, 7 metros de comprimento e lotação para 72 passageiros, podendo cobrir normalmente a distância de 35 milhas por hora e, atingindo 45 milhas a sua velocidade máxima.



- Fonte - artigo publico no Jornal Notícias de Macau no dia 28 de Setembro de 1963.

==================================================



HIDROPLANADOR



Procedente de Messina, Itália, chegou, onteontem, a Hong-Kong, o primeiro hidroplanador, adquirido pela Sociedade de Turismo e Diversões de Macau (S.A.R.L.) para as carreiras entre Macau e o vizinho porto britânico.



Este hidroplandor, que recebeu o nome de "COLOANE", tem as seguintes características: comprimento - 69; máquinas com 1 330 H.P.; velocidade - 32,4 nós. Dispõe de 65 lugares (assentos almofadados, semelhantes aos dos aviões).



Após umas viagens exprerimentais, fará brevemente as anunciadas carreiras, entre os dois portos vizinhos, sendo a viagem de uma hora apenas.



Carreiras rápidas, confortáveis e acessíveis, pois que as passagens custarão apenas $15,00 e $20,oo (patacas).



Fonte - Jornal Notícias de Macau - dia 18 de Fevereiro de 1964.

=================================================



Hidroplanadores para as carreiras entre Macau e Hong-Kong



O hidroplanador "COLOANE", recentemente chegado a Hong-Kong, procedente de Messina, Itália, já fez duas viagens experimentais no vizinho porto britânico.



Esta moderna unidade, adquirida pela "Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, "S.A.R.L" , como se sabe, destina-se às carreiras entre os portos vizinhos e será explorada pela Companhia de Navegação "Son Tak", de que é proprietário o sr. Henry Fock, um dos sócios-directores da "S.T.D.M".



Espera-se que inície as anunciadas viagens nos principios do próximo mês de Março (1964).



Para a sua atracação, utilizar-se-á a nova ponte, em construção, no Porto Exterior, cuja obra está sendo adaptada para esse fim.



Fonte - Jornal Notícias de Macau - 29 de Fevereiro de 1964.

Nenhum comentário: