o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, maio 10

DEUSA TIN HAU

Imagem da Deusa TIN HAU, no alto da Colina de Coloane.

China - dia 10 de Maio

Mitologia Chinesa: dia de Tin Han, deusa que protege os pescadores e navegantes


A mitologia chinesa é o conjunto de histórias, lendas e ritos passados de geração para geração de forma oral ou escrita. Há diversos temas na mitologia chinesa, incluindo mitos envolvendo a fundação da cultura chinesa e do Estado chinês. Como em muitas mitologias, acredita-se que ela seja uma forma de rememoração de fatos passados.

Os historiadores supõem que a mitologia chinesa tem início por volta de 1100 a.C. Os mitos e lendas foram passados de forma oral durante aproximadamente mil anos antes de serem escritos nos primeiros livros como o Shui Jing Zhu e o Shan Hai Jing. Outros mitos continuaram a ser passados através de tradições orais tais como o teatro e canções, antes de serem escritos em livros como no Fengshen Yanyi.
Matsu (妈祖) — Matsu deusa do Oceano, também conhecida como Rainha do Paraíso (天后). De acordo com a lenda, ela nasceu em 960 (durante a Dinastia Sung) como a sétima filha de Lîm Goān (林愿) na Ilha Meizhou, Fujian. Há muitas lendas envolvendo ela e o mar. Ainda que tenha começado a nadar tarde, com 15 anos, logo virou uma ótima nadadora. Usava um vestido vermelho para guiar os barcos de pescadores para a costa, mesmo durante tempestades. Há pelo menos duas versões envolvendo sua morte.
Em uma delas, ela morreu em 987 com 28 anos, quando escalou uma montanha, subiu aos céus e tornou-se uma deusa. Outra versão da lenda diz que ela morreu de cansaço após nadar muito em busca de seu pai aos 16 anos. Após sua morte, as famílias de muitos pescadores e marinheiros começaram a rezar em honra de seus atos de bravura tentando salvar aqueles ao mar. Sua adoração espalhou-se rapidamente. É representada normalmente usando um vestido vermelho e sentada em um trono
Nomes como também é conhecida

Mazu (媽祖, literally "Mother-Ancestor"), or Mazu-po (媽祖婆, "Elder Lady Mazu"), transcribed as Matsu in Wade-Giles

Tian Hou or Tianhou (天后, literally "Heavenly Empress" or "Heavenly Queen") or Tin Hau in Cantonese

Tian Fei (天妃, literally "Heavenly Princess Consort"), pronounced as Tenpi in Japanese
A-Ma or A-Po (阿媽, 阿婆, "Grandmother")

Tianshang Shengmu orTianhou Shengmu (天上聖母, 天后聖母, both meaning "Heavenly Holy Mother").
Most Northern Chinese use the first title, whereas most persons from Southern China use the second title.

Thiên Hậu Thánh Mẫu or bà Thiên Hậu in Vietnamese
Existem 1 500 Templos em sua honra. expalhados por 26 países.



Porta de entrada para o Templo da Deusa Tin Hau, sito em Sec Pai Van - Coloane

O templo na colina de Coloane.




Templo de A-Ma

O nome de Macau deriva de A-Ma-Gau ou Baía de A-Ma, datando este templo dedicado à deusa dos navegantes dos princípios do séc. XVI. conforme a lenda, os proprietários dos juncos recusaram a A-Ma, uma rapariga pobre, passagem para Cantão, tendo sido levada a bordo por um pobre pescador. Rebentou uma tempestade, tendo naufragado todos os barcos excepto o que transportava a rapariga. Ao chegar a Macau, a rapariga desapareceu para reaparecer como deusa, no lugar em que os pescadores construíram o Templo.

Este é constituído por recintos de oração, pavilhões e pátios espalhados pelos rochedos da encosta e pequenos jardins. À entrada existe uma grande rocha em que está gravado um junco à vela tradicional. Noutros rochedos vêem-se gravações de caracteres vermelhos com invocação aos deuses ou orações.

Três dos quatro pavihões estão dedicados a A-Ma, neles havendo algumas belas estátuas da deusa juntamente com um modelo de um junco com canhões, barcos de cobre e capelas a deuses budistas e taoístas. O altar principal é em honra de Kun Iam.
Este templo ostenta lindíssimos telhados tradicionais, oferecendo vistas panorâmicas espectaculares a partir dos jardins superiores.

O festival de A-Ma realiza-se no 23º dia do 3º mês lunar (Abril ou Maio).

No pátio da entrada são queimados panchões para afastar os espíritos maus e saudar os grupos de visitantes. Durante o fim-de-semana realizam-se também Danças dos Leões.



«Durante o reino de Tou Kuang (1821-1850), da dinastia Cheng, no ano de 1833, a Taipa era um coito de piratas, que infestavam as ilhas vizinhas.Para pôr termo às suas depredações, o imperador enviou uma esquadra, à qual se juntaram algumas lorchas de marítimos e pescadores.A luta durou vários anos, com muitas mortes de parte a parte; entre os mortos achavam-se 200 voluntários dos juncos governamentais, que foram agraciados com medalhas de mérito, recebendo as suas famílias uma pensão de uma só vez.
Com esse dinheiro e outras dádivas de 48 ricos da vila, os barqueiros levantaram um pagode em honra de T'in Hau, ou Rainha do Céu, protectora dos marítimos.Os nomes desses 200 voluntários ficaram lá gravados ad perpetuam rei memoriam.»(Padre Manuel Teixeira, in Pagodes de Macau).
A acreditar na informação do Padre Teixeira, o templo só poderá ter sido construído depois de 1833, entre 1840 e 1845, com o tal dinheiro das pensões e dádivas, e não em 1785 como afirma Leonel Barros (em Templos, Lendas e Rituais - Macau).O templo situa-se na Rua do Governador Tamagnini Barbosa, na Taipa. Era composto, inicialmente, por três pavilhões, todos ao mesmo nível. Actualmente, apenas funciona como espaço de culto o pavilhão central. Os outros dois foram alugados a um restaurante.
Rede do Património Cultural de Macau: Templo de Tin Hau



Templo de Tin Hau, nas Rua dos Pescadores.
É um pequeno Tempo dedicado à Deusa Tin Hau, a Deusa do Céu, situado na Rua dos Pescadores, no topo de uma colina junto ao reservatéio de água de Cacilhas.
Construído em 1865 e recontruído em 1987, o Templo possui um pequeno pavilhão que alberga a imagem da Deusa do Céu.





Nenhum comentário: