o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, maio 7

7 DE MAIO DE 1946 FUNDADA A SONY




A Sony Corporation é uma multinacional japonesa. Ela fabrica uma infinidade de produtos eletrônicos, tais como aparelhos de televisão, som, DVDs, CDs, home theaters, câmeras digitais, computadores, video games etc. Também atua na indústria do entretenimento sendo proprietária dos estúdios de cinema Columbia Tri-Star Pictures, Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) e das gravadoras Sony Music e BMG, além dos canais de TV por assinatura Sony Entertainment Television e AXN. Recentemente formou com a sueca Ericsson uma holding para a produção de telefones celulares com o nome Sony Ericsson.



História


A Sony foi fundada em 1946 por Masaru Ibuka e Akio Morita com o nome de Tokyo Tsushin Kogyo K.K. essa empresa foi a primeira a fabricar um gravador de fita cassete no Japão. Após saber que a Bell Labs tinha inventado o transistor, Morita licenciou a tecnologia para fabricar novos eletrônicos baseados nela.





Em Agosto de 1955 lançam o primeiro rádio com transistores do Japão, o Sony TR-55. A companhia então passou a se chamar Sony devido ao sucesso comercial de seu rádio. A Sony começou então a miniaturizar esses rádios, para torná-los portáteis. Lançou então o Walkman tocava fitas em K7 e tinha rádio AM/FM. O Walkman teve imenso sucesso e popularidade, sendo um fenômeno de consumo nos Estados Unidos. Isso fez a companhia crescer se tornando a maior fabricantes de eletrônicos do mundo, produzindo desde televisores até câmeras de vídeo para uso profissional.





Nos anos 80 e 90 comprou várias empresas na indústria do entretenimento, se tornando um império no setor com a gravadora Sony Music e o estúdio Columbia Tri-Star Pictures. Em 1995 lançou o videogame PlayStation que foi sucesso absoluto no mercado. Recentemente enfrenta forte concorrência com empresas coreanas como Samsung e LG.



Tecnologias



Produtos notáveis, tecnologias e formatos proprietários da Sony em um breve resumo.



1969 U-matic VCR (Video Cassete Recorder) profissional.



1970 Introdução dos cartões, para ajudar a guardar informação.



1975 Betamax VCR doméstico.



1979 Walkman, um K7 player, foi o primeiro tocador de músicas portátil.



1982 floppy disk 3.5-inch, disquete flexível de 3.5".



1982 CD (Compact Disc) e o CD-ROM em (1985), junto com a Philips.



1985 Video8 1988 Hi8 e em 1999 Digital8, fitas cassetes compactas de 8mm usadas para filmadoras (Camcorder).



1987 DAT (Digital Audio Tape), um K7 com alta qualidade sonora pouco aceito por usuários domésticos, mas muito usado por profissionais.



1992 MD (MiniDisc) Disco óptico-magnético, gravável tinha capacidade inicial de 350 MB, era usado inicialmente só para audio, conseguia reproduzir 80 minutos de audio com qualidade semelhante a CD, para isso usava o algoritmo de compreensão ATRAC em 292 Kbit/s, atualmente já existe o Hi-MD de 1GB que pode tanto armazenar dados como audio MP3 e ATRAc3plus que com 64Kbit/s consegue a mesma qualidade que o MP3 em 128 Kbit/s. O MD foi largamente usado, por várias marcas por meio de licenciamento, para players portáteis principalmente no Japão pois ele não pulava tanto quanto o CD. Mas ele não teve tanta influência no resto do mundo.



1994 PlayStation:Primeiro console de video-game da Sony, um verdadeiro sucesso.



1996 DV e MiniDV (Digital Video) e HighDV (2004), embora sejam fita cassete ela é digital e tem alta qualidade e é usada até hoje em câmeras filmadoras portáteis e até em profissionais também portátil. Agora existe também o MicroDV mais compacto.



1997 DVD (Digital Versatile Disc) em 1993 uma fusão entre dois formatos iniciais, um o MMCD (MultiMedia Compact Disc) apoiada pela Sony e Philips, e o outro o SD (Super Density disc) apoiado pela Toshiba, Time Warner, Matsushita Eletric, Hitachi, Mitsubishi Eletric, Pioneer, Thomson e JVC. Após os dois grupos se juntarem foi criado o DVD Consortium que posteriormente em 1997 passou a se chamar DVD Forum e foi aberto para todas as outras companhias.



1998 Memory Stick, cartão de memória flash.



1999 PlayStation 2 e a segunda geração do PlayStation



2005 PSP e o UMD (Universal Media Disc) embora com um nome um tanto ambicioso ficou restrito a jogos para o console do PlayStation Portable.



2006 Blu-ray Disc a nova geração do DVD concorrente do HD DVD, liderada pela Sony, Panasonic, Pioneer e Philips, e conta com o apoio da Apple, Dell, Hitachi, LG, Samsung, Sharp e Thomson. Conta também com alianças de exclusividade dos grandes estúdios de cinema, Sony Pictures e MGM (São da Sony),Warner Bros., Disney, 20th Century Fox, New Line Cinema e Lionsgate.



2006 PlayStation 3 (a terceira geração do PlayStation)



2006 Sony DSLR-Alpha 100, sua primeira câmera DSLR, com 10,2 Megapixel.



Significado do Nome



O nome vem da junção da palavra latina sonus (som, sônico) com o termo inglês sonny-boy (Rapaz bonito e inteligente) formando assim o nome Sony - So("SO"nus, que significa som)e Ny (Son"ny" que significa bonito e inteligente)

Fonte - enciclopedia livre

Nenhum comentário: