o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, fevereiro 2

ISAN - TAILÂNDIA


Isan (Isan/Thai: อีสาน; também se escreve Isaan, Isarn, Issan ou Esarn, IPA: [ɪːsǎːn], Sanskrit: ईशान्य īśānya "nordeste") é uma região do Nordeste da Tailândia. Encontra-se localizada no Planalto de Korat, fazendo fronteira pelo Rio Mekong ao longo da fronteira com o Laos, na parte Norte e Este, com o Cambodja a Sudoeste.
No início do século XX a região do Nordeste da Tailândia era oficialmente chamada como Isan, termo este adoptado do Sanskrit, Ishan, que significa direcção Norte Este.
A língua mais falada nesta região é o Lao, que é maioritariamente oriunda do Laos, eles se distinguem não somente Lao do Laos, mas adicionalmente, também Thai, chamando-se a si próprios, mais tarde, como sendo Khon Isan ou Thai Isan.
Os Khmers e os Kuy (Suai) vivem na parte sodoeste, da zona nordeste da região da Tailândia, e se comunicam em várias línguas seguindo os costumes que são similares ao do povo Cambodjano, assim sendo este povos, tailandeses e laotianos, assimilaram essa cultura cambodjana.
Agricultura é a actividade principal dos povos desta região, o seu clima é quente e seco, a região de Isan é a mais pobre da Tailândia.



A língua mais falada na região é o Isan, que é muito similar com o laoteano. É considerada por alguns entendidos ser um dialecto laotiano, mas escrito no alfabeto tailândes. O isan está ligado as línguas Chiang Seng e ao Lao-Phutai, linguas estas derivadas da lingua Tai da família de Kradai. A língua tailandesa e igualmente falada, com sotaque regional. O Khmer, língua cambodjana, é muita usada nas regiões perto da fronteira com o Cambodja, Buriram, Surin e Sisaket.
A maioria da população de Isan tem origem Lao, mas esta região incorporou com bastante sucesso a moderna língua tailandesa.
Os aspectos mais prodominantes da cultura Isan, inclui a música foclorica chamada mor lam (Thai: หมอลำ), o Muay Thai (Thai: มวยไทย) boxing, luta de galos,e celebrações religiosas (Thai: กระบวน).
A comida Isan ,é baseada no arroz glutinado (Thai: ข้าวเหนียว, khao niao) e os picantes são predominantes, o que distingue, totalmente, da cozinha tailandesa.

O arroz glutinado é o espelho da cozinha do Nordeste que acompanha sempre todas as refeições.
Isan fez parte importante na Idade do Bronze, podendo ver-se ainda nos dias de hoje, muitas pinturas rupestres, artefactos, havendo provas evidentes que já se cultivava o arroz naquela época. Instrumentos de ferro e bronze, foram encontrados em Ban Chiang, muitos deles similares ao da Mesopotania.


A região mais tarde esteve, primeiro, sobre a influência da cultura Dvaravat e depois do Império Khmer, que deixaram dezenas de santuários em toda a região de Isan, os mais expressivos os de Phimai e Phanom Rung, mosteiros estes que o articulista já visitou e impressionado ficou com o rigor das medidas e da direcção dos mesmos para o famoso Angkor War.
Após o declínio do Império Khmer no século XIII, a zona de Isan foi dominada pelo reino de Lao Lan Xang, que foi estabelecido por Fa Ngum. Esta região começou a ser mais habitada pelos laoteanos e migrantes Thais.
O reino do Sião dominou a região desde o século XVII e realizou transferências formadas de populações do Laos para a zona de Isan, nos séculos XVIII e XIX. Os tratados franco-siameses de 1893 e 1904, facultou e originou as actuais fronterias entre o Reino do Sião e a Indochina francesa.
Somente no século XX com a nova política de unificação é que a zona de Isan passou a fazer integrante da Tailândia.

.



A zona de Isan cobre uma área de 160,000 km², o que a torna quatro vezes maior que a Suiça, duas vezes maior que a Austria e quase duas vezes maiores que a área ocupada por Portugal continental que é de 89.015 km2. Tendo uma população estimada em 22 milhões de habitantes, 40% dessa população esta concentrada nas províncias de Korat, Ubon Ratchathani, Udon Thani e Khon Kaen, províncias estas todas elas bem conhecidas do articulista.
Foi de novo esta zona que o articulista andou a percorrer neste dias, e que em artigos seguintes irá descrever mais promenorizadamente, local a local por onde passou, foram num total de 6 províncias.


.


PROVÍNCIAS DO NORDESTE

Amnat Charoen (อำนาจเจริญ)
Buri Ram (บุรีรัมย์)
Chaiyaphum (ชัยภูมิ)
Kalasin (กาฬสินธุ์)
Khon Kaen (ขอนแก่น)
Loei (เลย)
Maha Sarakham (มหาสารคาม)
Mukdahan (มุกดาหาร)
Nakhon Phanom (นครพนม)
Nakhon Ratchasima (นครราชสีมา)
Nong Bua Lamphu (หนองบัวลำภู)
Nong Khai (หนองคาย)
Roi Et (ร้อยเอ็ด)
Sakon Nakhon (สกลนคร)
Si Sa Ket (ศรีสะเกษ)
Surin (สุรินทร์)
Ubon Ratchathani (อุบลราชธานี)
Udon Thani (อุดรธานี)
Yasothon (ยโสธร)

Nenhum comentário: