o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, dezembro 26

TULIPAS EM MACAU


Muitas pessoas pensam que as Tulipas são originárias da Holanda, mas é um erro total, visto que as Tulipas são oriundas da Turquia, Irão, Iraque e do Afeganistão.





A tulipa L. é um gênero de plantas angiospermas (plantas com flores) da família das liláceas.

Com cerca de cem espécies, as tulipas têm folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.

O bulbo contém alcalóides termoestáveis e cristais de oxalado de cálcio. Manipulados liberam um pó que pode provocar conjuntivites, rinites e até crises de asma.






Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Liliales

Família: Liliaceae

Género: Tulipa









História

As tulipas são originárias da Ásia Central e não dos Países Baixos, como o senso comum leva a imaginar. Foram levadas para os Países Baixos em 1560 pelo botânico Conrad Von Gesner. O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada para tulipe, que originalmente significa turbante, considerando a forma da flor invertida. Algumas referências defendem que as tulipas seriam originárias da China, de onde foram levadas para as montanhas do Cáucaso e para a Pérsia.

Chinesas ou turcas, o facto é que elas se transformaram numa paixão para os holandeses e essa paixão foi tanta que gerou até uma especulação financeira envolvendo os bulbos desta planta, chegando a ser a quarta maior fonte de renda do país, no que ficou conhecido como mania das tulipas (ou tulipamania). A área mais antiga de cultivo de tulipas nesse país é a que circunda a cidade de Lisse. Hoje, é a flor nacional da Turquia (é nativa lá) e do Irã.






















O articulista, sempre atento ao que se passa em seu redor, não derde uma, e como tal lá esteve para as bandas da Igreja do Carmo, na Ilha da Taipa, onde de 23 a 31 do corrente mês de Dezembro, estão expostas uma imensa variedade de tulipas.







Na hora em que o articulista visitou o local, eram imensos os visitantes e todos eles munidos das suas máquinas fotograficas, não perdendo tulipa alguma!...









Estas fotos em que o articulista junto das tulipas está, a sua flor, esposa, não tendo nada de fotografa, ainda conseguiu estas belas imagens, cá deste Malmequer !....








Por vezes cansado já estava e ficar parado a olhar para a câmara, mas enfim.























A máquina custava a disparar, e a pose no articulista nem sempre era a melhor.




























Conseguir viver
com sua ausência
é uma operação mais complicada que
pacificar o Iraque
Coração reclama
a falta do banho revitalizador
de tulipas vermelhas
que sentia ao pulsar
sob seus melífluos,
cuidados & carinhos

Davi Carter Alves





























Flores e ornamentos bem lindos, sou a flor encasacada essa, está precisando de ser regada!...















Esta flor, de pé, alentejana, junto das belas tulipas.














































































Nesta foto, a focagem não foi das melhores, e lá se foram os dedos!...












































Além das rosas, as tulipas são flores obrigatórias no Dia dos Namorados. Na antiguidade, os iranianos utilizavam tulipas, em vez de rosas, para pedir em casamento a pessoa amada.
Existem tulipas, em várias cores nomeadamente: encarnadas, amarelas, laranja, brancas, lilás, pretas, cores mistas com contornos e às riscas, sendo uma flor ideal para transmitir sentimentos.

























Tulipa real
Carne opulenta, majestosa, fina,
Do sol gerada nos febris carinhos,
Há músicas, há cânticos, há vinhos
Na tua estranha boca sulferina.

A forma delicada e alabastrina
Do teu corpo de límpidos arminhos
Tem a frescura virginal dos linhos
E da neve polar e cristalina.

Deslumbramento de luxúria e gozo,
Vem dessa carne o travo aciduloso
De um fruto aberto aos tropicais mormaços.

Teu coração lembra a orgia dos triclínios...
E os reis dormem bizarros e sangüíneos
Na seda branca e pulcra dos teus braços.


Drikka

2 comentários:

O mar me encanta completamente... disse...

Hoje não vim comentar querido amigo, embora não tem como não faze-lo, sempre emocionante te ler...As tulipas tbm me encantam e me inspiraram, vou escrever um soneto sobre elas e te mando ta? Vim agradecer seu carinho, sua presença sempre tão benfazeja... Sua amizade, que me é tão importante... Que a virada do ano, não seja apenas mais uma data, Mas um momento para repensarmos... Abra seu coração para as alegrias do Novo Ano... Tempo de compartilhar com a família, os amigos, E estarmos com eles, o ano inteiro, a cada momento... Que o abraço aconchegante e o sorriso sincero, seja constante. Sonhe muito... Os sonhos fazem o espírito renascer nos envolvendo com um laço de esperança e renovando a força e a coragem para buscarmos os nossos verdadeiros ideais... No próximo ano, que os seus sonhos lhe sirvam de inspiração para realizar e sentir que a vida é um presente de Deus. Que todos os dias do Ano Novo sejam especiais para você! Beijo Glória Salles

poesias e girassóis disse...

Um blog mui belo, imagens memoraveis, este poema esta divino. Parabéns.

Davi Cartes Alves