o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, dezembro 7

ROYAL FLORA RATCHAPHRUCK 2009






The Royal Flora Ratchaphruek foi um festival de flores que se realizou no dia 1 de Novembro de 2006, a 31 de Janeiro de 2007, na cidade tailandesa de Chiang Mai, que atraiu 3.781.624 visitantes. Foi uma das grandes celebrações do país, sendo organizada pelo Governo Real da Tailândia em homenagem ao rei Bhumibol, monarca reinante há mais tempo no mundo.

O Ratchaphruek (Cassia fistula L.) ou Golden Shower Tree é a flor nacional da Tailândia.

É também chamado "Khun" ou "Chaiyaphruek". A razão que o Ratchaphruek é usado para simbolizar a nação está na sua cor: suas flores amarelas coincidem com o amarelo do budismo, além disso, o povo tailandês adora a cor amarela e de cor amrela é a bandeira de Sua Majestade. Além disso, todos golden shower árvores florescem ao mesmo tempo, esta unidade na floração é sentida de modo a reflectir a unidade e a identidade dos tailandeses.

O evento ocupou uma área de 80 hectares de terra no Royal Agricultural Research Center, em Mae Hia sub-distrito, Mueang distrito, província de Chiang Mai, Norte da Tailândia.

Durante os 92 dias da Expo podeveram ver-se 30 jardins de cariz internacional, reflectindo as nações como o Japão, Coreia do Sul, Bélgica, Holanda, África do Sul e Canadá e muitos mais.

2,5 milhões de árvores e 2.200 espécies de plantas e flores tropicais foram apresentados ao mundo nesta exposição .
A AIPH, Associação Internacional de Produtores Hortícolas, deu a esta expo um alto contributo, dando-lhe um nível bem elevado, uma exposição desta envergadura ocorre somente uma vez por ano em todo o mundo. Além disso, um país de acolhimento só pode realizar uma exposição, como desta envergadura uma vez por década.
O articulista, encontrava-se em Bangkok na altura da realização deste magnífico evento e a Chiang mai se deslocou, e, durante três dias pode contemplar toda aquela maravilha e encantado ficou com tudo o que viu.



De novo, este ano se realiza em Chiang Mai mais uma Royal Flora, cuja abertura teve início no dia 30 de Novembro e findará a 10 de Dezembro.

Mais de 200.000 visitantes são esperados para participar neste grande festival concebido para celebrar e honrar Sua Majestade o Rei, que comemorou seu 82 aniversário no 5 de Dezembro de 2009.

Organizada pela Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT), Ministério da Agricultura e Cooperativas, e Chiang Mai Administração Provincial, o festival deverá atrair milhares de tailandeses, expatriados residentes na Tailândia, e visitantes internacionais para a região norte da Tailândia.
A Sra. Juthaporn Rerngronasa, Vice-Presidente do TAT para a Comunicação e Marketing, disse que o "TAT está muito orgulhoso por realizar um evento tão magnífico para o nosso amado Rei. O evento é destinado em honra de Sua Majestade o Rei e a divulgar e promover o turismo no norte da Tailândia, especialmente o "Ratchaphruek 2006" Jardim.
Ele se encaixa perfeitamente com os nossos planos para diversificar nosso leque de destinos, e atraír mais visitantes, e elevar os rendimentos económicos da população rural. "

O festival vai ajudar a impulsionar o turismo interno, aumentar a ocupações de hotéis em Chiang Mai, e dar ampla mostra do potêncial cultural e histórico que o norte da Tailândia possue, projectando desta forma uma ponte para o futuro da Tailândia nos planos de desenvolvimento econômico e vínculos com a região do Grande Mekong.

A cerimônia de abertura oficial foi a 30 de Novembro de 2009, com um desfile de boas-vindas por parte dos representantes, vestidos com seus trajes típicos, de todas as regiões da Tailândia.
O Primeiro-Ministro discursou durante a abertura e depois se juntou aos visitantes que lançaram para os céus 999 Kom Loi (Balão do Céu). Seguido-se as danças clássicas tailandesas, sendo cada grupo formado por 99 artistas.

O número nove é considerado de sorte para o povo tailandês. Uma ligeira variação da sua pronúncia também significa "progresso" ou "avanço" em tailandês.

A grandiosa parte do festival se realizou no dia do aniversário de Sua Majestade, a 5 de Dezembro, com a iluminação de milhares de velas, oferecimento de orações e bênçãos, e cantadas canções de congratulações, seguido de uma magnífica exibição de fogos de artifício e um show de luzes e som.

Durante todo o festival, os visitantes poderão desfrutar de uma maravilhosa exposição de horticultura de flores, árvores e frutas, e as vendas e as competições de agro-produtos, artesanato e lembranças feitas por aldeões. Os amantes das Orquídeas encontrarão neste festival um prazer especial.

O Jardim Ratchaphruek foi originalmente construído para a Royal Flora Ratchaphruek de 2006, uma exposição internacional de horticultura, realizada na cidade tailandesa de Chiang Mai, fazendo parte das celebrações em comemoração do 60 º aniversário do reinado de Sua Majestade. Cerca de 2,5 milhões de plantas e flores, incluindo algumas espécies raras de orquídeas, estiveram em exibição na exposição que recebeu mais de dois milhões de visitantes.
Chiang Mai é o centro turístico do norte da Tailândia. Nos últimos anos, tem tido um desenvolvimento económico considerável, mas ainda mantém o seu património histórico. É também cada vez mais bem conhecida como um centro de massagem tailandesa tradicional, meditação, spas, saúde e bem-estar.

Hoje, Chiang Mai é servido por várias companhias aéreas tailandesas e internacionais, Bangkok Airways, Nok Air, AirAsia, Silk Air, Lao Airlines, China Airlines, Air Korea.




Desfile de grupos representativos das várias regiões do país e a largada dos balões.


Orquideas lindas, em 2006 o articulista teve o prazer de ficar a conhecer uma variedade enorme desta belas flores, entre elas uma orquidia tipo Âncora.




Um aspecto da Royal Flora, podendo ver-se ao centro o Pavilhão Real.




O articulista este ano não poderá deslocar-se a Chiang Mai para poder disfrutar de tanta beleza, e com imensa pena fica, mas a vida é assim, no entanto, sabe de tudo o que se está passando e até já entrou na Royal Flora, mas desta vez virtualmente.








Nenhum comentário: