o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, dezembro 8

8 DE DEZEMBRO DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO



Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Reino.

Nas cortes celebradas em Lisboa no ano de 1646 declarou el-rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe em seu nome, e dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados de ouro.
Ordenou o mesmo soberano que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Não foi D. João IV o primeiro monarca português que colocou o reino sob a protecção. da Virgem, apenas tornou permanente uma devoção, a que os nossos reis se acolheram algumas vezes em momentos críticos para a pátria.
D. João I punha nas portas da capital a inscrição louvando a Virgem, e erigia o convento da Batalha a Nossa Senhora, como o seu esforçado companheiro D. Nuno Alvares Pereira levantava a Santa Maria o convento do Carmo. Foi por provisão de 25 de Março do referido ano de 1646 que se mandou tomar por padroeira do reino Nossa Senhora da Conceição.
Comemorando este facto cunharam-se umas medalhas de ouro de 22 quilates, com o peso de 12 oitavas, e outras semelhantes mas de prata, com o peso de uma onça, as quais foram depois admitidas por lei como moedas correntes, as de ouro por 12$000 réis e as de prata por 600 réis. Segundo diz Lopes Fernandes, na sua Memoria das medalhas, etc., consta do registo da Casa da Moeda de Lisboa, liv. 1, pag. 256, v. que António Routier foi mandado vir de França, trazendo um engenho para lavrar as ditas medalhas, as quais se tornaram excessivamente raras, e as que aquele autor numismata viu cunhadas foram as reproduzidas na mesma Casa da Moeda no tempo de D. Pedro II.
Acham-se também estampadas na Historia Genealógica, tomo IV, tábua EE.
A descrição é a seguinte: JOANNES IIII, D. G. PORTUGALIAE ET ALGARBIAE REX – Cruz da ordem de Cristo, e no centro as armas portuguesas. Reverso: TUTELARIS RE¬GNI – Imagem de Nossa Senhora da Conceição sobre o globo e a meia lua, com a data de 1648, e; nos lados o sol, o espelho, o horto, a casa de ouro, a fonte selada e arca do santuário.
O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo papa Pio IX em 8 de Dezembro de 1854, pela bula Ineffabilis. A instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por D. João VI sintetiza o culto que em Portugal sempre teve essa crença antes de ser dogma.
Em 8 de Dezembro de 1904 lançou-se em Lisboa solenemente a primeira pedra para um monumento comemorativo do cinquentenário da definição do dogma. Ao acto, a que assistiram as pessoas reais, patriarca e autoridades, estiveram também representadas muitas irmandades de Nossa Senhora da Conceição, de Lisboa e do país, sendo a mais antiga a da actual freguesia dos Anjos, que foi instituída em 1589.

Transcrito por Manuel Amaral






Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa.


O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa é também conhecido por Solar da Padroeira, por nele se encontrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição (manifestação), padroeira de Portugal.
A igreja, que é simultaneamente Matriz de Vila Viçosa, fica situada dentro dos muros medievais do castelo da vila, não se podendo porém precisar a data exacta da sua fundação, sendo que a existência da matriz é já assinalada na época medieval.
O edifício actual resulta da reforma levada a cabo em 1569, reinando D.Sebastião, sendo um amplo templo de três naves, onde o mármore regional predomina como material utilizado na construção. Segundo a tradição, a imagem da padroeira terá sido oferecida pelo Condestável do Reino, D.Nuno Álvares Pereira, que a terá adquirido em Inglaterra. A mesma imagem teve a honra de, por provisão régia de D.João IV, referendada em cortes gerais, ter sido proclamada Padroeira de Portugal, em 25 de Março de 1646.

A partir de então não mais os monarcas portuguesas da Dinastia de Bragança voltaram a colocar a coroa real na cabeça. A notável imagem, em pedra de ançã, encontra-se no altar-mor da igreja, estando tradicionalmente coberta por ricas vestimentas (muitas delas oferecidas pelas Rainhas e demais damas da Casa Real). Ainda em 6 de Fevereiro de 1818 o Rei D.João VI concedeu nova benesse ao Santuário, erigindo-o cabeça da nova Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, agradecendo à Padroeira a resistência nacional às invasões francesas. Neste Santuário nacional estão sediadas as antigas Confrarias de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e dos Escravos de Nossa Senhora da Conceição.


O Papa João Paulo II visitou este Santuário durante a sua primeira visita a Portugal, em 14 de Maio de 1982. A grande peregrinação anual ao Santuário de Vila Viçosa celebra-se a 8 de Dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira Principal de Portugal. Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa foi também declarada padroeira da Arquidiocese de Évora. É actualmente reitor deste Santuário o Padre Mário Tavares de Oliveira.





Nossa Senhora da Conceição é uma invocação de Maria, mãe de Jesus.

Vários lugares foram nomeados em homenagem a esta invocação:

Nossa Senhora da Conceição - freguesia no concelho do Alandroal, Portugal, a minha mãe santa mãe foi baptizada na igreja pertencente a Nossa Senhora da Conceição na Vila do Alandroal.

Nossa Senhora da Conceição - Vila Viçosa, Portugal, e estou bem recordado das histórias que minha estimada mãe me comtava sobre a imagem desta Santa.

Dizia-se que a Santa estava ornada com muito fios de ouros e jóias,é era uma verdade, eu própria vi a imagem, na Capela do Castelo onde se encontra, mas nunca ninguém conseguiu roubar esse tesouro.

Constava-se igualmente, que durante a noite a Santa desaparecia, e que regressava na manhã seguinte para o seu altar. A minha mâe me contava que muitas pessoas lá foram durante a noite e no local onde deveria estar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, havia apenas uns grãos de areia.

Nossa Senhora da Conceição - freguesia no concelho de Angra do Heroísmo, Portugal

Nossa Senhora da Conceição - freguesia no concelho de Vila Real, Portugal

Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa - Santuário da Padroeira de Portugal

Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa - Ordem Dinástica (uma das categorias das Ordens Honoríficas) de Portugal

Nossa Senhora da Conceição - freguesia no concelho de São Filipe, Cabo Verde





No ano de 1994, no dia de hoje,em Bangkok, nasceu a minha filha mais nova, festeja hoje o seu 15 aniversário, quis por-lhe o nome de Conceição, porém os serviços de registo de nascimentos da Tailândia o não autorizou alegando ser o nome muito comprido, como tal lhe foi posto o nome de CATALYA CAMBETA, Catalya é a rainha das Orquídeas, mas para mim será sempre Conceição.




Nenhum comentário: