o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, novembro 15

ÉVORA - CIDADE DO AUTOMÓVEL CLÁSSICO E ANTIGO







Évora, cidade do automóvel clássico e antigo está de volta para a terceira edição que se realiza já no próximo fim-de-semana com um programa diverso e recheado de surpresas para todos os visitantes e participantes.
A concentração considerada a maior da Península Ibérica têm como mote os clássicos do mundo automóvel e pretende reunir cerca de 200 exemplares num fim-de-semana para toda a família onde nem o divertimento foi esquecido. Inserido neste evento decorrerão dois espectáculos musicais na Arena d’Évora, na sexta -feira, uma homenagem a Amália Rodrigues, de nome Estranha forma de vida, onde serão cantados fados da artista pela voz de artistas da região, e no sábado terá lugar o espectáculo Música no coração, dedicado à música ligeira portuguesa e ao fado. Paulo Piçarra Director de Informação do Diário do Sul fala acerca do evento do qual é organizador e de todas as particularidades e novidades do evento que faz de Évora a cidade do automóvel clássico e antigo.

Diário do Sul (DS) Como surgiu a ideia de organizar a maior concentração de automóveis antigos da Península Ibérica?Paulo Piçarra (PP) Este evento foi uma ideia que nos surgiu à três anos atrás, sentimos que havia falta na nossa região de um evento que se demarca-se pela qualidade, um evento diferente daqueles que já existiam e que pudesse ser um acontecimento que tivesse a ver com a cidade de Évora.

(DS) Que tipo de actividades estão programadas para este fim-de-semana dedicado aos clássicos automóveis?(PP) Vamos ter várias actividades entre as quais, uma prova só para senhoras, o circuito das muralhas repetido pela terceira vez embora este ano não se trate de uma prova de regularidade mas sim um passeio e por fim vários passeios pela cidade, pedestres e com automóveis.

(DS) Quais as novidades da 3ª edição do evento Évora, cidade do Automóvel Clássico e Antigo? (PP) Em termos de novidades realçamos a parte da restauração, este ano as refeições serão servidas no restaurante panorâmico, Arena d’Évora. A concentração de carros antigos e clássicos apresenta uma nova prova para senhoras nos automóveis antigos, uma novidade creio que até em termos nacionais, é um circuito exclusivo para senhoras. O evento contará com a particularidade dos expositores de miniaturas e de outras áreas envolventes do automóvel clássico e espaços de venda de automóveis antigos para recuperação, estas são as novidades da terceira edição.

(DS) Esta concentração considerada a maior da Península Ibérica, tem registado recordes de participantes, quais são as suas previsões para a edição deste ano?(PP) É considerada até agora a maior concentração da Península Ibérica com 220 carros que estiveram concentrados há três anos em Évora. O ano passado tivemos um total de 189 viaturas entre automóveis e motos, este ano muito provavelmente iremos andar muito perto da edição anterior mas não excendendo esse número, entre automóveis, motos e camiões.

(DS) Quais as principais dificuldades em organizar uma concentração de automóveis antigos desta dimensão? (PP) São todas as dificuldades inerentes à organização de grandes eventos, é necessário disponibilizar muita gente para que uma organização realmente funcione e seja atractiva para os participantes.

(DS) Para terminar peço-lhe que envie um convite especial a todos os admiradores de automóveis antigos.

(PP) O convite, é um convite formulado a toda a população da cidade de Évora e a todo o Alentejo, porque irão ter a oportunidade de durante dois dias apreciarem automóveis que muito raramente estarão ao disponíveis ao público em geral, em Portugal só mesmo em algum museu da especialidade é que poderão apreciar automóveis desta qualidade e tão antigos quanto estes. Este ano o carro mais antigo presente no evento é de 1909, um carro com 100 anos. Penso que irá ser um evento muito interessante e um desafio à cidade de Évora para que no futuro possa criar melhores condições para receber estes automóveis.



Fonte - Jornal do Sul, com a devida vénia.

Nenhum comentário: