o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, novembro 21

DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão . O televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

História



Em 1923 Vladimir Zworykin regista a patente do tubo iconoscópico para camaras de televisão, o que tornou possivel a televisão electrónica. O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925. Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por John Logie Baird, Philo Farnsworth e Philo Taylor Farnsworth em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de maio de 1928.


Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra e à renda adicional disponível (televisores na década de 1930 custavam o equivalente a 7000 dólares atuais (2001) e havia pouca programação disponível).



A televisão em cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC. Um ano antes o governo dos Estados Unidos da América aprovou o sistema de transmissão em cores proposto pela rede CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.


Em 1960 a japonesa SONY introduz no mercado os receptores de televisão con transistores. O satélite Telstar transmite sinais de televisão através do Oceano Atlantico em 1962. A miniaturização chegou em 1979 quando a Matsushita registou a patente da televisão de bolso con ecrã plano.


Tipos de televisores


A televisão em sua forma original e até hoje mais popular, envolve a transmissão de som e imagens em movimento por ondas de radiofrequência (RF), que são captadas por um receptor (o televisor). Neste sentido, é uma extensão do rádio.


Tendo início na década de 1920, a televisão moderna se divide em três tendências distintas:
Aparelhos de televisões somente.


Sistemas integrados com aparelhos de DVD e/ou vídeo-game montados no próprio televisor (geralmente modelos menores com telas até 17 polegadas, pois a idéia é ter um sistema portátil completo);


Sistemas independentes com tela grande (monitor de vídeo, rádio, sistema de som) para o usuário montar as peças como um home theater. Este sistema interessa aos videófilos e cinéfilos que preferem componentes que podem ser trocados separadamente.


Há vários tipos de monitores ou ecrãs de vídeo usados em equipamentos de televisão modernos. O mais comum são os CRTs para até 40 polegadas diagonais. A maior parte das televisões de tela grande ou ecrã grande (até mais de 100 polegadas) usa tecnologia de projeção. Três tipos de sistemas de projeção são usados em televisão : Tubos de raios catódicos (CRT), LCD (cristal líquido) e circuitos integrados (chips ) de imagem refletida. Avanços recentes trouxeram telas planas ou ecrãs planos aos televisores que usam tecnologia de cristal líquido LCD de matriz ativa ou displays de plasma. Televisores de tela ou ecrã grande e plano têm apenas 4 polegadas de espessura e podem ser pendurados na parede como um quadro. Os televisores de LCD e Plasma de hoje possuem em média 7,5cm de expessura e telas que variam de 3,5 a 65 polegadas. Em 2008 foi lançada a DTV Portátil, com tela de 3,5 polegadas e sintonizador de TV Digital. Muitas marcas atualmente já implantaram decodificador digital nas TVs e utilizam de resoluções Full HD.


Modelo TV ECCO da Lumines.


Novas tecnologias estão aparecendo, algumas delas são:
LED TV, da Samsung - Televisores com 3cm de espessura e ecologicamente corretas.
USB In, da Philips - Televisores com entrada USB para filmes, músicas e fotos sem precisar de DVD Player.
DTV BuiltIn, da LG - Conversor digital integrado na TV.
Scarlet Series, da LG (Black piano e Vermelho em diversas combinações)
Pixel Plus, da Philips (Aumenta o número de pixels na tela.)
Touch of Color, da Samsung (Bordas coloridas para envolver.)
Ambilight, da Philips (Lâmpadas atrás da televisão que aumenta o campo de visão da tela.)
Invisible Screen, da Lumines (TV em que a tela só aparece depois de ligada.)
Design Collection, da Philips (Acabamento em acrílico nas bordas.)
Touch Interface, da Lumines (TV com todas as partes sensíveis ao toque.)
Bravia Engine, da SONY (Imagens mais realistas, pricipalmente em movimento.)
Full HD 1080p (1920 x 1080 linhas progressivas), a mais alta resolução disponível em TVs, (Normalmente LCD ou plasma.)
Entradas HDMI e DVI (Para conexão de equipamentos de vídeo de alta definição.)





UM DOS PRIMEIROS APARELHOS DE TELEVISÃO NO ANO DE 1958



História da Radiotelevisão Portuguesa

Centro de Produção da RTP em Chelas, inaugurado em 2007.Por iniciativa do Governo, a constituição da RTP - Radiotelevisão Portuguesa, SARL é feita a 15 de Dezembro de 1955. Tratava-se, portanto de uma sociedade anónima, com capital tripartido entre o Estado, emissoras de radiodifusão privadas e particulares.

As emissões experimentais da RTP (posteriormente, conhecida como RTP1) iniciaram-se em 1956, a partir da Feira popular, em Lisboa.

No entanto, as emissões regulares, só se iniciariam a partir de 7 de Março de 1957.

No dia 20 de Outubro de 1959, a RTP tornou-se membro da UER - União Europeia de Radiodifusão - e em meados dos anos 60 do século XX passou a ser transmitida para todo o país.

No dia 25 de Dezembro de 1968 comemorou-se o Natal com a criação de um segundo canal, a RTP2.

Mais tarde, dois canais regionais iniciaram a sua actividade nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, na década de 70:

RTP Madeira, em 6 de Agosto de 1972;
RTP Açores, em 10 de Agosto de 1975.
Após o 25 de Abril de 1974, o estatuto da empresa concessionária da radiotelevisão foi alterado. Em 1975, a RTP foi nacionalizada, transformando-se na empresa pública Radiotelevisão Portuguesa, pelo Decreto-Lei n.º 674-D/75, de 2 de Dezembro.

Em 1976 a RTP inaugura novas instalações situadas na Avenida 05 de Outubro, em Lisboa.

A RTP iniciou as emissões regulares a cores no 7 de Março de 1980, depois de algumas experiências técnicas, contudo grande parte da população ainda não dispunha de equipamentos a cores.

No dia 10 de Junho de 1992, iniciaram-se as transmissões da RTP Internacional.

Em 14 de Agosto de 1992, a RTP transformou-se em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos - a Radiotelevisão Portuguesa, S.A..

No dia 7 de Janeiro de 1998, iniciaram-se as emissões regulares da RTP África, destinada aos habitantes dos lusófonos, como: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O 11 de Maio de 2000, a RTP - juntamente com a Radiodifusão Portuguesa (RDP) e a Agência LUSA - passa a fazer parte da sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos denominada Portugal Global, SGPS, S.A..

A Portugal Global foi extinta em 22 de Agosto de 2003, tendo sido feita a reestruturação do sector empresarial do Estado na área do audiovisual. Entre outras alterações,transformou-se a antiga Radiotelevisão Portuguesa, S. A., sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, numa nova sociedade gestora de participações sociais, denominada Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, S. A.. Foi ainda criada uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos designada Radiotelevisão Portuguesa - Serviço Público de Televisão, S. A..

Em 5 de Janeiro de 2004, a RTP2 deu lugar a um novo canal denominado 2:.

Em 2007, a RTP comemora os seus 50 anos de emissões em Portugal.

O novo Complexo de estúdios de Chelas possui meios técnicos actuais e modernos prontos para o arranque da emissão da TDT (Televisão Digital Terrestre) e também um enorme carro de exteriores totalmente equipado para emissão em HDTV High Devinition Television (Televisão de Alta Definição). Este complexo tem 4 estúdios de 800, 400, 200 e 100 metros quadrados devidamente equipados.

No dia 19 de Março de 2007, a 2: retomou a designação original, RTP2, com nova identidade.

Primeira emissão da RTP em alta definição no canal RTP HD durante os jogos Olímpicos de Pequim.

Canais de televisão


RTP1, o canal principal, fundado a 7 de Março de 1957.
RTP2, o canal dedicado à cultura, ao conhecimento, aos conteúdos europeus e à programação para crianças.
RTP Memória, o canal dedicado a programas antigos.
RTP Madeira, o canal generalista da Madeira.
RTP Açores, o canal generalista dos Açores.
RTP Internacional, o canal dedicado às comunidades portuguesas fora de Portugal.
RTP África, o canal dedicado às comunidades africanas.l dedicado às comunidades africanas.
RTP Mobile, o canal especifico da RTP para os telemóveis.
RTPN, o canal de informação e de magazines.
RTP HD, o canal da RTP em alta definição que acompanhou o jogos Olimpicos de Pequim.





A RTP i, só é possível sintonizala em Macau através de tv cabo, o que para além de ser muito dispondioso, pouco se justifiva ver os seus programas, visto não estarem direcionados para o estrangeiro, nem apresentar programas que valha a pena verem-se, isto na sua maioria, pois ^tem alguns, tais como o Portugal no Coração e outros que ainda vale a pena perder algum tempo defronte do televisor.


Foi em tempos um telespectador assiduo da RTPi, quando em Bangkok se encontrava, tendo para tal comprado uma antena parabolica e um recepctor, que ainda custou um bom dinheiro. Por essa altura a RTPi transmitia em sistema analogico, mas, passado uns meses do articulista ter adquirido oaparelho de recepção, eis que a RTPi, passa a transmitir em sistema digital, ficando assim o articulista impossibilitado de sintonizar a estação portuguesa, que muito gostava de ver,mas enfim!..

A partir dessa data não mais comprou aparelhagem nem assinou qualquer tv cabo com a finalidade de sintonizar a RTPi, e nem precisa, fazia-o por amor a seu país e dar a conhecer a sua família o nosso belo Portugal, na Ásia onde vive o articulista, estações de tv é o que não faltam e com programas excelentes, como tal e como diz o velho ditado, ser viveres em Roma ser Romano, e é esse ditado que o articulista vai usando, sem contudo descurar a 100% a RTPi.




A CNN é um dos canais preferidos do articulista, visto ser um canal televisivo com as notícias mundiais sempre actualizadas.






Depois da CNN o articulista vê igualmente alguns programas da BBC, na parte noticiosa, assim, vendo este dois canais internacionais, ficam sabendo o que se passa no mundo, quase em simultâneo com os acontecimentos.






Television Broadcasts Limited (normalmente conhecida como TVB) foi a primeira estação de televisão aberta comercial de Hong Kong. Fundada em 19 de novembro de 1967 com em torno de duzentos funcionários, actualmente rivaliza com a única outra estação aberta de Hong Kong, a ATV.

Quanto a TVB começou a transmitir, para distingui-la da emissora de televisão a cabo Rediffusion Television, foi chamada "Televisão Sem Fio". Apesar de atualmente existir outra emissora sem fio (a ATV, sucessora da Rediffusion Television), ainda hoje a TVB é conhecida como "Televisão Sem Fio". A emissora é atualmente a maior produtora chinesa de programas comerciais do mundo, com cerca de 4,5 mil funcionários, incluindo artistas contratados e funcionários em outros países em empresas subsidiárias.


Esta belissima estação de televisão o articulista a viu nascer, e até trabalhou em seus estudios, durante o campeonato do mundo de futebol realizado no México.


Fez este ano 42 anos de existência e, ao longo deste longos anos tem apresentado e continua a apresentar programas televisivos do agrado das populações de Hong Kong, Macau e Sul da China, sempre em cima dos acontecimentos mundiais, cujas notícias são transmitidas em cima da hora. Assim sim, profissionais de alto nível que se dedicam a 100% à sua profissão dando o melhor de si.


A TVB tem vários canais, mais os mais populares sãos os dois canais normais, um transmitindo na língua inglesa e outro no dialecto cantonese.






Esta estação de Hong Kong é a seguidora de outros canais de televisão que tiveram o seu início nos anos 60'. Transmitide em dois canais, um em língua inglesa e outro no dialecto cantonense, e rivaliza com a TVB.








Teledifusão de Macau S.A.R.L. (TDM) é a companhia responsável pela prestação do serviço público de radiodifusão sonora e televisiva em sinal aberto na Região Administrativa Especial de Macau. Foi fundada no dia 1 de Janeiro de 1982 com o nome de Companhia de Televisão e Radiodifusão de Macau e era uma empresa estatal portuguesa com administração independente. Porém, em Agosto de 1988, após de ter transferido 49,5% das suas acções a um grupo privado, passou a ser uma empresa pública de economia mista e a chamar-se de Teledifusão de Macau. Actualmente trata-se de uma empresa privada de capitais públicos.


A TDM é a única empresa responsável pela prestação do serviço público de radiodifusão sonora e televisiva, gerando canais em línguas chinesa e portuguesa de TV e rádio em sinal aberto na RAEM. Mas, os residentes de Macau recebem também difusões electrónicas de outras empresas, nomeadamente as de Hong-Kong e as da China. Por isso, a TDM sofre grande competição, pedindo por isso anualmente ajuda, principalmente subsídios, ao Governo da RAEM para continuar com o seu grau de qualidade. Em 2007, estes subsídios atingiram o valor de 73 milhões de patacas, enquanto que as receitas da TDM foram valorizados aproximadamente em 36 milhões de patacas. As despesas da empresa é grande, por isso a TDM apresentou em 2007 somente um resultado positivo de 45 mil patacas. No final de 2007, esta empresa de Macau contava com 371 trabalhadores .


Após a transição de Macau para a China (1999), a grande maioria dos seus veículos de comunicação são produzidos em Cantonês e Mandarim. Actualmente, a TDM subordina a "Televisão de Macau" (fundado em Maio de 1984) e a "Rádio Macau" (fundado em 1930).


Apenas um canal de TV (Canal 1) do grupo TDM exibe programas em português oriundas da retransmissão da RTP Internacional, acrescido de alguns telejornais locais diários cuja duração é normalmente de 15 minutos, da transmissão em directo da missa dominical que se realiza na Igreja da Sé e de algumas reuniões da Assembleia Legislativa.


A TDM também mantém um canal de rádio em português, a "Rádio Macau", com uma emissão de produção própria das 7h às 20h. A partir dessa hora, a Rádio transmite em cadeia a programação da RDP-Antena 1. A Rádio Macau emite doze noticiários locais, além de ter programas de música e de informação ao longo das 13 horas de emissão própria.


Em 2008, foi confirmada que a TDM irá transmitir em directo os Jogos Olímpicos de Pequim e irá apostar mais na produção própria .


Sem dúvida alguma que a TDM veio contribuir em muito na divulgação da língua e cultura portuguesa em Macau. Óptimos profissionais de Portugal já trabalham na TDM e deram uma imagem excelente, embora tenham sido muitas as dificultades para poderem apresentar programas de alto nível.


Nos dias de hoje,talvez por falta de técnicos ou de verbas, o canal 1 da TDM, é um canal pouco visto, nada atraente, transmitindo pouco ou quase nada do interesse do grande público. Os cortes nos programas são já uma rotina, as ligações à RTPi é outra das questões, cujos programas quase sempre são cortados, as telenovelas portuguesas e brasileiras ocupam horas de antena e penso que terão pouco audiência.


Os jogos de futebol italianos esses tem prioridade, os jogos da loiga Sagres passam, mas como o fuso horário de 8 horas njo inverno e 7 durante a época de verão, ninguém vai ficar acordado até às 03 horas da manhã para assistir a esses jogos, pois que no dia seguinte é dia de trabalho, mas os senhores da TDM, passam em deferido no dia seguinte esses mesmo jogos, mas a horas pouco adequadas, mas tudo bem, eles é sabem!...


O articulista já teve imensos aborrecimentos com a programação da TDM o que o levou a escrever para o programa do Preço Certo e para os responsáveis da TDM, no Preço Certo o ilustre locutor Fernando Mendes leu a mensagem enviado pelo articulista.


Em Macau a resposta que teve do responsável do canal 1, foi que a culpa era da RTPi, pois a TDM cumpria a rigor os horários, bem eles é que sabedm, eu como telespectador é que não concordo em nada com a situação, e para não se aborrecer o articulista deixou de sintonizar o canal 1 da TDM, em virtude de os telespectadores nunca terem razão, mas sim eles que fazedm e defazem a seu belo prazer. É pena, pois possuem alguns óptimos profissionais.


Quanto à rádio é bem diferente, com óptimos programas e ligações à Antena 1, a esses óptimos profissionais votos faço para que continuem nesse rumo de profissionalismo e dedicação, tento sempre em mente que os programas são direcionados à populaçãoportuguesa residente no território de Macau.









Um aparelho de televisão, Plasma.












Um aparelho de televisão super fino de LCD.









Nenhum comentário: