o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, novembro 16

BOLOTA - BOLETA




A bolota (do árabe ballūta, encina) é um fruto produzido pela azinheira, pelo carvalho e pelo sobreiro, árvores da família do carvalho (género Quercus). O sobreiro e a azinheira existem em Portugal, em maior abundância no Alentejo.

Os porcos criados na região de Portugal onde existem sobreiros e azinheiras alimentam-se dessas bolotas que dão à sua carne um sabor especial. Esses porcos, de tamanho pequeno e patas de cor escura, são utilizados para fazer um presunto muito apreciado em todo o mundo, uma verdadeira iguaria.

Os lusitanos e outros povos prerromanos da Península Ibérica obtinham farinha das bolotas com que faziam pão, e actualmente as bolotas também são usadas em algumas preparações culinárias típicas de Portugal




Bolota Negra é útil nos casos de insónia e excitação nervosa, histerismo, estados ansiosos e distúrbios nervosos ligados à menopausa.


Propriedades: insónias; calmante; crianças excitadas; para o alivio do stress; anti-espasmódica, histerismo.

a bolota já foi um dos alimentos principais na dieta de alguns povos como os Lusitanos. Os Lusitanos para contornarem a escassez de cereais no Inverno, Colhiam as bolotas no Outono, transformavam-nas em farinha para produzir pão. Esta farinha uma vez seca, pode ser conservada durante todo o Inverno.

“Na quarta parte do ano não se mantêm senão de bolotas, que secas e trituradas, se moem para fazer pão, o qual pode guardar-se por muito tempo” Estrabão

A bolota apesar de conter taninos o que lhe confere um gosto um pouco amargo, é um fruto que continua a ser consumido e apreciado por algumas pessoas da região do Alentejo, em especial do Baixo-Alentejo.

Infelizmente o uso tradicional culinário da bolota tem-se vindo a perder com o passar dos anos e é quase impossível conseguir bolotas nos grandes centros urbanos mas, aqui ficam algumas receitas que não caíram no esquecimento e continuam a ser confeccionadas pelas gentes do sul de Portugal.

Para quem nunca teve a oportunidade de consumir bolotas aconselhamos vivamente que o façam pois para além de serem uma parte importante da nossa cultura gastronómica é um alimento saboroso e óptimo com vários nutrientes, vitaminas e proteínas.



A bolota tem sido, nos últimos anos utilizada para fins medicinais, e igualmente para o fabrico de licor, licor este com um extraordinário sabor, servindo de digestivo, depois de uma farto almoço.




Nome científico: Quercus suber L.

Nome comum: Sobreiro

Árvore de porte mediano que pode atingir 20 m de altura com copa ampla e pouco densa. O tronco tortuoso é ramificado em grossas pernadas e revestido por casca acinzentada, algo enegrecida, espessa e fendida: a cortiça. As folhas são persistentes, normalmente denticuladas; com 2 a 10cm de comprimento, verde-escuras. Floração de Abril a Junho e parcialmente no Outono.

As flores masculinas no extremo dos raminhos do ano anterior e as femininas na parte superior do raminho do ano, ambos em amentilhos verde-amarelado. A bolota, oval comprido com ponta coberta de veludilho, atinge a maturação no Outono. Frutifica desde os primeiros anos.

CASCA: Ritidoma suberoso grosso e gretado - Cortiça - tornando-se liso e amarelado ou avermelhado nos troncos descortiçados.

É chamada uma "árvore de plena luz". Tolera climas com períodos estivais secos e pluviosidade baixa, aprecia no entanto um teor médio de humidade do ar e do húmus, suportando mal as geadas; desenvolve-se bem em todos os solos de textura leve a média e pH ácido ou neutro, mas evita os calcáreos. Não vai além dos 500 m de altitude. Vive cerca de 300 anos.

DISTRIBUIÇÃO: Originária do Oeste da Região Mediterrânica: Portugal, Espanha, França, Itália, Argélia e Marrocos. É uma árvore comum em todo o País, com grande frequência a sul do Tejo onde surge na forma de montados, e esporádica no Norte.

Ocupa extensos povoamentos, na parte Oeste do Alentejo, bacia do Tejo e Terra-Quente de Trás-os-Montes. Está frequentemente associada à azinheira e ao carvalho cerquinho.

UTILIZAÇÃO: Muito importante pelo valor comercial da cortiça. Oferece uma boa protecção dos solos e é um precioso aliado na luta contra os incêndios, devido à sua fraca cobertura sub-arbustiva.

OBSERVAÇÕES Em termos ecológicos a cortiça apresenta uma importância muito grande, já que por um lado protege a árvore do fogo e por outro serve de abrigo a inúmeros animais, sobretudo insectos e plantas: musgos, líquenes e até algas microscópicas. Para além da cortiça, os montados de sobro têm um grande valor económico: a glande, alimento do gado suíno, a madeira e a lenha, para queimar directamente ou fazer carvão, por fim, o entrecasco de onde se extraem os taninos.


DOCE DE BOLOTA

Ingredientes


Bolota: q.b.

Açúcar: q/b.

Água: q/b

Chocolate: 1 colher de sopa

Coco: 125 g

Preparação

Cozem-se as bolotas e depois retira-se a casca e a pele. São moídas e acrescenta-se a mesma quantidade de açúcar. Leva-se ao lume o açúcar, as bolotas e um pouco de água, junta-se a seguir o chocolate e o coco, deixa-se ferver uns minutos até secar. Serve-se em taças.





Fonte - Enciclopédia livre e várias pesquisas na net



Um comentário:

Anônimo disse...

Diga donde tirou os textos e as imagens.

Por outras palavras cite as fontes!