o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, novembro 16

ALFAZEMA - LAVANDA - LÁP SÁP CHOU




Um dia deste, quando fazia algumas compras na farmácia Chin Cheong, em Macau, reparei que na montra se encontrava exposta uma embalagem de um produto que me chamou à atenção.
Primeiro, porque apresentava uma caravela portuguesa, tal como se pode ver na imagem do rótulo, a seguir exposta, segundo, porque nos caracteres chineses se pode ler, TAI SAI ION LÁP SAP CHOU IAO, o que levou o articulista a comprar uma embalagem, tratava-se de um óleo, tal como se pode ve na foto acima inserida, de cor verde, que, segundo o farmaceutico era óptimo para tirar as dores reumáticas.




Em tempos, o articulista tinha comprado numa farmácia chinesa uma embalagem de LÁP SÁP CHOU, sabia que era um produto português e na altura ficou a saber que planta era, mas no momento que comprou o frasquinho do liquído, já não se lembrava de que planta se tratava e como tal foi investigar.
Para uma melhor compreensão irei traduzir a frase TAI SAI ION, em Macau o Banco Nacional Ultramarino é desta forma conhecido pelos chineses e nas notas deste banco assim o descreve. TAI SAI ION, traduzido literalmente quer dizer TAI = GRANDE,  SAI = OESTE, IONG = OCEANO.  Tai Sai Ion Oceano Atlântico. LÁP SÁP CHOU = Láp Sáp = sujidade, Chou = erva, o que na realidade se trata de Alfazema ou Lavanda, que é importada de Portugal, e o frasco o simboliza através da caravela,  em Macau comercializada como medicamento.

ALFAZEMA - (Lavandula officinalis)




A erva do sistema nervoso





USO MEDICINAL



A alfazema é usada para restabelecer o fluxo menstrual. É calmante e alivia as dores de cabeça. É ótima para quem tem enxaquecas, se usada em tratamento constante. Alivia o coração , é boa para hipocondria e tonturas decorrentes de abalos nervosos.

USO ENERGÉTICO:

A alfazema é perfeita para quem vive perseguindo seus ideais e não consegue concretizá-los. A pessoa tem um sentimento constante de fracasso e julga que nada que faz dá certo. É a erva dos deprimidos e tristes, que não se acreditam, e por isso mesmo deixam que qualquer impecilho frustre seus ideais. Pode ser usada também para ajudar pessoas imaturas, infantis, e que sempre estão vendo a vida por seu próprio prisma.

OUTROS USOS:

- A Alfazema deve ser usada em adolescentes, que se acham feios e têm complexo de inferioridade.

- Na forma de banhos, facilita o parto, pois fortalece e dá auto confiança.

- O maior uso conhecido da Alfazema é na cosmética e perfumaria. Os chás feitos com Alfazema acalmam as peles sensíveis e delicadas, além de agirem como ótimos limpantes para pele com acne

- A Alfazema é muito conhecida como Erva do Amor. Seus banhos são conhecidos por atraírem o amor para a vida da pessoa que os usa.

- Os saches com galhinhos de alfazema seca, além de perfumarem a roupa, eliminam traças e insetos de dentro do armário.




(Lavandula spica, L.). A alfazema ou lavândula é uma planta aromática da família das Labiadas, que cresce principalmente nas regiões quentes. Suas flores são azuis e suas folhas verde-cinzentos, alongadas e finas. A alfazema existe em estado silvestre em sua forma pura, porém é mais comum em sua forma híbrida. Os experimentos científicos sobre a alfazea tornaram possível obter a planta em estado puro, com as suas propriedades aperfeiçoadas. Assim, a alfazema cultivada contém mais essência que a silvestre. Pela destilação dela se obtém uma essência de fragrância suave que na medicina antiga se empregava como tônico do sistema nervoso e antis-pasmódico. Em dose terapêutica pode ser usada como narcótico, diminuindo a sensibilidade e o potencial da excitação motora; porém, torna-se excitante se usada em dose tóxica.


Suas propriedades foram estudadas c confirmadas pela medicina moderna, revelando recentes análises que ela contém cumarina, linalol, que é um álcool terpênico, que se encontra também nas essências da laranjeira, da lima etc, com cheiro de rosa e usado no preparo da essência sintética de rosa; o geraniol, e um acetato. Seu emprego é indicado como calmante. Para fumigação recomenda-se a seguinte mistura: essência de alfazema, 27g; essência de pinho, 3g; tintura de tolu (bálsamo), lOg; tintura de amieiro (álamo preto), 15g; alcoolatura de diplotaxc, 20g. Usar uma colherinha de café dessa mistura numa tijcla de água fervente, respirando o vapor durante 5 minutos, 3 ou 4 vezes por dia. Este tratamento modifica as secreções dos brônquios pela sua ação antisséptica. Sua essência é igualmente útil como parasiticida. Esfregada no couro cabeludo, deixando-a aí durante uma noite, livra a cabeça de hóspedes indesejáveis. A infusão das flores da alfazema é dotada de virtudes diuréticas. Nas moléstias infecciosas emprega-se a infusão conhecida como infusão de cinco flores, e que contém lOg de flores de alfazema e 5g de cada uma das flores das seguintes plantas: maravilha bastarda, bourrache, gisteiro ou giesta, amor-perfeito, usando-se uma colherada de sopa da mistura numa xícara de água fervente. Deixar em infusão durante quinze minutos e tomar 3 a 4 xícaras por dia.


Um comentário:

O mar me encanta completamente... disse...

Te visitar é sempre tão gostoso,
e é uma aula de tudo né?
Até de saúde,,rs
Sempre ouvi falar dos bens da alfazema..
Que Papai do Céu esteja ao teu lado de modo muito especial e
q Ele te dê muita sabedoria na caminhada dessa vida!


Beijos

Glória