o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, outubro 29

CHON BURI - TAILÂNDIA - CORRIDA DE BÚFALOS




O signatário tem percorrido toda a Tailândia, porém nos locais em que são praticados dois preços, um para os naturais e outros para estrangeiros, o signatário nunca os visita, ficando-se pelos arredores, foi o caso, Vila dos Búfalos, nos arredores de Shupan Buri, ficou-se simplesmente pelas fotos com os búfalos.

Na Tailândia, quando alguém está agindo como um idiota, é chamado de búfalo "ou Kwai em tailandês
e como tal, não querendo que agem comigo dessa forma ficou-me à porta.
Em Macau os chineses têm ainda o costume de chamar Kuais Lous aos estrangeiros, o que significa Diabos Velhos, pronuncia-se igualmente Kwai, mas não é búfalo!... 




No passado dia 4 de Outubro, realizou-se na cidade de Chun Buri - Pattaya a tradicional corrida de búfalos, encontrava-se o articulista em Bangkok e tinha programado uma viagem até esta cidade afim de assistir às ditas corridas, porém a chuva torrencial que caiu em Bangkok, fez alterar os palnos do articulista e como tal não foi ver as corridas.



. De todos os festivais na Tailândia,  a Corrida de búfalos é o mais surpreendente, bem isto na minha parca análise.  Tudo começou à mais de cem anos, quando dois agricultures, se encontravam reunidos na aldeia, discutindo sobre as capacidades de seus búfalos, e, ambos diziam que os seus eram os melhores e mais rápidos da região.
Para provarem que seus búfalos eram rápidos decidiram fazer uma corrida e desse modo se tornou uma tradição. 



O búfalo continua a ser para os agricultures tailândeses de uma enorme ajuda.

Houve tempos em que o articulista comprou cerca de 28 búfalos e solicitou ao avô de sua esposa, para tomar conta deles, isto na aldeia de Ban Mea Long, lá no norte da Tailândia.
Depois, quando o familiar devido à sua idade, deixou de trabalhar no campo, foi vendo os búfalos, e benificiando de uma percentagem da venda.
Eram animais de trabalho, dóceis e até pareciam que sabiam falar, adorei os búfalos que tive.

O articulista na Vila dos Búfalos nas próximidades de Suphan Buri, o local é bem giro, só o preço cobrado é que não condiz, mas enfim!...

A atracção principal era um espectáculo com um búfalo de cor branca, o que é raro, pois os búfalos tem uma cor preta aconzentada.


Nenhum comentário: