o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, setembro 6

LAGOA DO CAMBETA - CIDADE CONCEIÇÃO DA FEIRA

CARACTERÍSTICAS

Conceição da Feira (Cidade Ternura) é uma cidade pequena, de clima agradável, fica localizada no Recôncavo Baiano a poucos quilômetros de Feira de Santana. Possui uma serra onde se pratica o Vôo Livre. Suas ruas são planas, largas e arborizadas.

Destaca-se ainda a produção de aves ( é conhecida na Bahia como a Capital do Frango), fonte principal de trabalho e de renda, e a criação de gado bovino.

Comporta um colégio estadual de grande porte, o Colégio Estadual Yêda Barradas Carneiro, algumas escolas públicas e particulares de primeiro grau.

Apesar de ser uma cidade pequena, é de lá que sai a distribuição de abastecimento de água para muitas cidades do recôncavo, incluindo a capital do estado - Salvador. Pois temos dentro dos limites da cidade uma adutora de tratamento de água e também uma barragem muito conhecida, A Pedra do Cavalo.

Clima

Temperatura Média 24,3ºC



COMO CHEGAR

Localização

Centro Norte Baiano

Limites

São Gonçalo dos Campos, Cachoeira, Governador Mangabeira, Santo Amaro da Purificação, Antônio Cardoso e Cabaceiras do paraguaçu.

Acesso Rodoviário



Distâncias
119 Km por rodovia







História

O município foi criado no dia 23 de julho de 1926, por força de Lei Estadual e com território desmembrado de Cachoeira, recebendo a denominação de Conceição da Feira.

Em 23 de junho de1931, o município foi extinto e novamente anexado a Cachoeira, sendo restaurado em 16 de setembro de 1931, por Decreto Estadual.

Em 1943 foi mais uma vez extinto, sendo retomado por Decreto Estadual no dia 1º de junho de1944, com o mesmo território e a mesma denominação.


A sede, formada freguesia com o topônimo de Nossa Senhora da Conceição Nova da Feira em 1847, foi elevada à condição de cidade no dia 30 de março de1938, por Decreto Estadual.

Características

A cidade de Conceição da Feira fica localizada a 119 km de Salvador, tendo uma população de 17.514 habitantes. Sua extensão territorial é de 160 km².

O município é o 18º produtor baiano de limão. Na pecuária, destaque para os rebanhos de bubalinos, asininos e muares.

Entre as atrações naturais, destaque para a Lagoa do Cambeta - área caracterizada por uma grande variedade na fauna e na flora - e o Lago da Pedra do Cavalo, principal área de lazer local, utilizada principalmente para a pesca e o fornecimento de água à comunidade.






















Nenhum comentário: