o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, setembro 9

HOT DOG - CACHORRO QUENTE

Cachorro-quente é uma comida típica dos Estados Unidos, em que se coloca uma salsicha ou mais dentro de um longo pão sovado.

Nos EUA, o preparo típico do cachorro-quente é com o molho agri-doce picles, à base de pepino (em inglês: relish), mostarda e ketchup. Também são bastante utilizados o chucrute (repolho azedo) e o chili, espécie de massa de feijão com carne moída picante.
No Brasil, a forma de se fazer o cachorro quente depende da região do país, sendo o picles não tão populares. No estado de São Paulo, por exemplo, se come com purê de batatas e no Rio de Janeiro com ovos de codorna. Em geral acompanha-se o cachorro-quente com maionese, ketchup, mostarda, molhos à base de tomates (quentes ou frio), Pimentão e cebola ou ainda outros ingredientes como batata palha, ervilha, milho, purê de batata, bacon, requeijão, farofa, entre outros.


História

Um cachorro-quente.Existem três teorias sobre o surgimento desse peculiar sanduíche:

A mais conhecida é a de um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha. Em 1852, ele resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro bassê.

Um imigrante alemão, Charles Feltman, levou esse tipo de salsicha para os Estados Unidos em 1880. Lá, criou um sanduíche quente com pão, salsicha e molhos.

Em 1904, na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, um vendedor de salsichas quentes criou uma maneira de seus fregueses não queimarem as mãos. A quem comprasse suas salsichas, ele oferecia luvas de algodão limpíssimas. Só que os clientes esqueciam de devolve-las e ele acabava tendo prejuízo. Seu cunhado, que era padeiro, sugeriu que o salsicheiro pusesse as luvas de lado e começasse a usar pães.



Quando eu era jovem nunca perdia uma feira de S.João em Évora, minha cidade natal, para além dos divertimentos, uma coisa que adora comer, para além do polvo assado, era comer uns cachorros quentes e beber umas imperais. Esse belo sabor ficou entranhado em meu cérebro.
De Portugal sai, e, volvidos muitos anos de visita foi a Portugal, fui várias vezes, muitas delas no periodo das festas de S. João, em Évora, e para recordar tempos idos, comi cachorro quente e bebi uma imperial, isto o fiz por várias vezes e em bancas diferentes, porém, o sabor era outro bem diferente daquele que tinha gravado em minha mente.
Em Bangkok ainda se comem belos cachorros quentes, em Portugal já os esqueci.





Nenhum comentário: