o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, julho 13

MAGOSTÃO











Garcinia mangostona





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mangostão

Classificação científica

Garcinia mangostona

Mangostão ou mangustin (Garcinia mangostana L.; Clusiaceae ou Gutiferae ou Hypericaceae)
Sinonímia: King-of-fruits, Maggistan, Mangosteen, Manggis, Mangostan, Mangostin, Manggusta, Men-gu Árvore de até 10m de altura com copa cônica, da mesma família das árvores brasileiras Bacuri e Guanandi. Folhas grandes, duras, de coloração verde-escura e brilhante. Flores grandes de coloração vermelho-escura.

O fruto é: Esférico, vermelho a castanho-escuro, manchado de amarelo. Polpa mole, suculenta, de sabor delicado e muito característico que envolve sementes oleaginosas.

Nativo da região tropical do sudeste asiático, abrangendo também a maioria das ilhas da Indonésia, o mangostão é considerado pelos habitantes desses lugares como a fruta mais saborosa do mundo: "a rainha das frutas tropicais". Verdadeiro "manjar dos deuses", o mangostão foi comparado, por alguns, ao néctar e à ambrosia, alimentos do Olimpo grego.

Apesar da árvore que dá o mangostão demorar vários anos para começar a frutificar - cerca de 10 anos quando plantada sem enxertia, ou 4 com enxertia - o cultivo da mais "saborosa fruta do mundo" passou a atrair vários migrantes de origem japonesa. Vem sendo plantado no litoral brasileiro com muito sucesso.

O Mangostão tem sido produzido no Brasil no litoral da Bahia e agora temos um produtor no oeste do estado de São Paulo .













O SUMO DE MANGOSTÃO

  • A literatura acerca do mangostão indica que a casca do mesmo não é comestível, apesar de que é aqui que está o seu valor correspondente às inúmeras xantonas.
  • O objectivo da XanGo LLC não foi criar um simples sumo de fruta tal como os sumos do normal comércio alimentar, mas antes sim um sumo excepcional em que o seu consumo possa melhorar o bem-estar e saúde.

  • Esta empresa foi a 1ª no mundo a trazer ao mercado uma bebida à base do mangostão completo. Continua a liderar numa classe de suplementos em que foi pioneira e que tem por base este maravilhoso e completo fruto.
  • O sumo de mangostão XanGo™ foi criado principalmente com o fruto inteiro do mangostaneiro, ao qual se juntou concentrado de sumo de: uva, pêra, maçã, puré de pêra, mirtilos, morango, framboesa, arando, cereja, bem como ácido cítrico, pectina e a goma de xanthana.
  • Servem estes outros sumos complementares quer para enriquecer nutritivamente o sumo, quer para dissimular o sabor adstringente da casca do mangostão, tornando-o agradável.É 100% natural e não contém aromas ou corantes artificiais, nem açúcares de síntese.É graças a esta receita totalmente única e inovadora que faz com que a XanGo™ possa oferecer este sumo totalmente maravilhoso e completo, permitindo-se dizer que é divino ao sabor e incomparável na nossa saúde.
  • Há dezenas de razões para degustar todos os dias um cálice de XanGoTM. Para além das vitaminas, os sais minerais, o sumo de mangostão possui igualmente os polifenois e as xantonas. As xantonas são fenóis activos de origem biológica que se encontram apenas num pequeno número de plantas tropicais.

  • Há cerca de 200 xantonas na natureza, e para já os cientistas descobriram cerca de 40 no mangostão.

  • BENEFICIOS DO MANGOSTÃO – MEDICINA CHINESA

  • A medicina chinesa remonta à 6000 anos e é fruto de uma amálgama de teorias e práticas, não só na China, mas também na Coreia, Japão, Vietname e outros países asiáticos.A medicina tradicional Chinesa é holistica, o que significa que cada indivíduo ou parte dele com qualquer patologia não pode ser tratado senão dentro do seu historial e como um todo.A medicina ocidental foca-se na causa específica de cada maleita, e quando a origem ou o agente malévolo é isolado, ela trata de o controlar ou eliminar.

  • A medicina Chinesa interessa-se igualmente pela causa, mas não mais com as reacções fisiológicas e psicológicas que a doença provoque no paciente.
  • Ela visa portanto tanto manter a harmonia da energia no interior do corpo, como entre o corpo e os elementos exteriores. A saúde é a capacidade do organismo manter a dinâmica necessária para fazer face às agressões. Em contrapartida a doença instala-se quando um organismo perdeu a sua capacidade de adaptação.
  • Cada pessoa possui uma constituição particular na qual os elementos interagem segundo um equilíbrio próprio. Um mesmo sintoma em diferentes pessoas, não revela a priori uma mesma causa, mas sim antes um desequilíbrio particular de cada indivíduo. A medicina moderna é uma medicina “anti”, enquanto que a medicina Chinesa é “pró”.
  • As xantonas contidas no sumo do mangostão, participam muito activamente na manutenção do equilíbrio do sistema imunitário, do sistema cardiovascular, do sistema nervoso, do sistema gastrointestinal, do sistema músculo-esquelético, da pele, do sistema metabólico, do sistema urinário, e na saúde emocional.









  • Pelo que se pode deduzir o sumo deste fruto é óptimo, segundo dizem quem o comercializa ele contém xantonas que cura tudo ou quase tudo, porém, cientistas americanos, em seu site NUTRA, dizem que é uma óptima oportunida de as companhias se enriquecerem, já que o produto, vendido em sumo, em cápsulas e mesmo em pó, é caro, e suas qualidades ficam muito abaixo de um sumo de romã.


  • É bem verdade, que hoje em dia a propaganda é um meio bastante forte que leva aos consumidores a ficaram atónicos com tantos benificios que apregoam, mas é sempre bom estar-mos de pé a trás não se vá comer gato por lebre!...






2 comentários:

LuisAmaral disse...

Caros leitores...
Caro articulista...
Tenho sinceramente boas notícias para todos vós.
Sou o modesto "tradutor" do vídeo que ilustra este post e terei o maior prazer em dar toda a informação relativa ao sumo de Mangostão.
Passe a imodéstia, duvido que alguma pessoa que fale Português, possa vos dar mais informação, testemunhos e provas da validade de XanGo. Os pós, pastilhas, extractos de mangostão assim como os clones de Xango do sumo original de Mangostão (fórmula patenteada), são o que são e sobre eles não me posso pronunciar com veracidade, pois apenas sei que são o que são: "sucedâneos".

Quanto a XanGo, que há 2 anos consumo diariamente, apenas posso dizer que, não sendo rico e tendo rendimentos modestos, considero que o sumo é "absolutamente gratuito", face a uma honesta analise custo/benefício.

Terei todo o prazer em prestar-vos mais esclarecimentos e informação, bem como a proporcionar-vos os contactos para cesso imediato ao sumo (que tem uma garantia de 30 dias de Satisfação/Devolução).

Sugiro que, caso estejam interessados em acompanhar a mais recente informação sobre XanGo, testemunhos e as várias notícias sobre a evolução dos mercados mundiais da bebida, e o seu lançamento no Brasil, previsto ainda para este ano (2010), acompanhem o meu blog: http://xangoportugalbrasil.wordpress.com.

Um abraço forte ao ilustre articulista deste post e a recomendação de que, se ainda não o fez, experimente quanto antes os benefícios da toma continuada de XanGo.

Anônimo disse...

Boa note. Meu nome eh Bruno e, venho lendo alguns artigos sobre o Mangostao. Tenno grande interesse em plantar essa fruta tao incantadora, mas tenho uma duvida. Quantos anos precisei esperar para que essa arvore comece a dar
Obrigado.