o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, maio 5

MOSTEIRO DE SHAOLIN

O FAMOSO TEMPLO DE SHAOLIN
UM MONGE PRATICANDO KUNG FU

MOSTEIRO DE SHAOLIN






OS MONGES DANÇANDO NO ESPECTÁCULO APRESENTADO EM MACAU


O mosterio de Shaolin (chinês: 少林寺, pinyin: Shàolínsì; cantonês: Siulam; significa "O mosterio do bosque jovem e novo") é um budista, situado na provincia chinesa de Henan e famoso por sua relação com o budismo Chán (zen) e a suposta conexão com as artes marciais. É provavelmente, um dos mosteiros budistas mais conhecido no Ocidente.


Mitos


Existem numerosos estilos de Wushu, mas o mais importante em termos de organização, métodos de entretimento e moralidade foram abertos no mosteiro budista de Shaolin. Estas características fundamentais que se aprendem no Templo de Shaolin se convertem num símbolo de respeito e de dignidade.

Diz-se que Bodhidharma deu início a mais de 100 movimentos de artes marciais Shaolin, como antídoto para a letargia que se produzia nos monges em sua metidações.

Ao longo dos séculos se abriram escolas de artes marciais, mais requintadas. A primeira, a escola do norte, dá mais importância aos pés, e enquanto a outra no sul, se concentra no movimento das mãos.

O termo Kung Fu significa prática e habilidade, que se adquir com o tempo, e tem os seus principais expoentes no templo de Shaolin, na província de Honan, na parte norte da China central. No ano de 519 d.C., O Maestro Ta Mo, proveniente do estado de Liang, ensinou aos sacertodes a arte de defesa pessoal. O treinamento no templo era duro e foram adaptadas regras para assegurar que as praticas não seriam para usar de qualquer forma. Como tal foram criadas regras para todos os praticantes. A desobediência era era castigada com a expulsão do templo, a vida era dura para fortalecer o corpo e também o espírito, os graduados deviam deviam ajudar as pessoas, não podendo transgredir a lei, entre outras.

As artes marciais chinesas tem um passado muito rico, porém em muitos casos mal entendidas talvez por desconhecimento de suas verdadeiras raízes ou como consequência de uma visão errada da verdadeira evolução histórica das técnicas para assim poder atraír a atenção.




Practica Marcial



Existem numerosas referências que demonstram a existência da prática de artes marcias na China, antes da fundação do mosteiro Shaolin (495 d.C) entre elas estão: A História de Wei, "Wei Shou". A qual menciona que durante incursões realizadas pelo Imperador Wei do Norte no ano de 446 dC, nos mosteiros dos arredores de Changan (Xian), foram descobertas e confiscadas uma grande número de armas, o que indica que a pratica de artes marciais era algo comum na época.
“O Templo Shaolin foi construído em 495 d. C. pelo Imperador Xiao Wen, que o ofertou ao monge Chan, Ba Tuo de Tian Zhu, este monges diz-se que praticavam Jiao Li como entretimento, o que contardiz a crença popular que dizia que os monges da época não eram conhecedores das artes de luta e que não praticavam nenhuma actividade física até que Bodhidharma lhes ensinou. Jiao Li foi considerado como uma antecessor do que é hoje em dia se conhece por Shuai Jiao.

A conexão entre Bodhidharma e as artes marciais chinesas provêm da novela Viagens de Lao Tsan publicada em 1907. As circunstâncias que ajudaram a criar a fama do Templo Shaolin são entre outras: o monte Song, considerado como um dos cinco montes sagradas da China; a próximidade do Templo com a cidade de Luoyang a qual serviu como capital em várias dinastias chinesas; a ajuda de alguns membros do templo que tomaram parte no início da Dinastia Tang, Li Shimin (Imperador Taizong), e a participação das milícias durante a campanha na dinastia Ming contra os piratas chineses e japoneses da época. A inscrição que aparece em Estela de Shaolin, menciona a participação dde 13 monges ne campanha militar que deu início à Dinastia Tang.

Uma das razões da partcicipação dos monges na campanha militar na Dinastia Tang, fui um resentimento dos mesmo contra Wang Schichong que se havia apropriado de algumas de suas terras, mas havia igualmente uma razão política, os monges apoiaram e consideravam que não tinham possibilidades para ganhar a guerra, e neste caso Li Shimin, esta informação foi estudada e analizada pelo Professor Meir Shahar que estudou exaustivamente Shaolin Si bei, entre outras fontes.Esta decisão garantiu a prosperidade do templo nos séculos seguintes. Logo após a vitória de Li Shimin, o Templo vivia uma época de segurançae esplendor devido às suas actividades na campanha contra Wang, apesar da perseguição que lhes era feita por Li Shimin que chegou a encerrar alguns templos budistas, decretando até que todas as cerimónias religiosas deviam ser realizadas por monges Taoistas, a única excepção a estas lei foi o templo Shaolin.



===============================================================




Monges do templo Shaolin unem kunfu à dança


Criado pelo famoso coreógrafo Sidi Larbi Cherkaoui, o espectáculo de dança contemporânea "Sutra" procura oferecer ao espectador um pouco de experiência espiritual que o artista viveu durante vários meses no Templo budista de Shaolin, na China.

Estas danças tiveram a participação de 17 monges budista do Templo de Shaolin, com idades comprendidas entre os 12 e os 26 anos. dos monges se realizaram em Macau nos dias 2 e 3 de Maio de 2009, no grande auditório do Centro Cultural de Macau, tendo tido um enorme sucesso.


















Nenhum comentário: