o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, maio 5

DEUSES E DEUSAS


BUDA SAKYAMUNI


BUDA AMITABHA
KWAN TAI



UM PEQUENO ALTAR NUMA CASA









OS TRÊS DEUSES - FOK - LUK - SAO




O ARTICULISTA NUM MOSTEIRO BUDISTA DEDICADO À DEUSA KUN IAN EM BANGKOK.





A figura central do budismo é Sakyamuni que atingiu o nirvana através da meditação. É frequentemente venerado como um dos Três Budas Preciosos, juntamente com Amitabha, Senhor do Paraíso Ocidental e o Buda que Cura. Outras dinvidades são Bodhisatva ou Pusa que alcançou a nirvana mas optou por servir a humanidade. A mais reverenciada é a Deusa da Misericórdia, Kun Iam.

O Taoísmo tem deuses para todas as ocasiões e necessidades possíveis. A maioria foi deificada pelas suas grandes virtudes ou poderes milagreiros enquanto viveram na terra. Em Macau, a Deusa dos Navegantes, Tin Hau ou A-Ma, como também é chamada, é a mais popular.

Conta-se que ela era uma rapariga pobre de Fukien com poder para salvar pescadores de tempestades.

Outro deus favorito é Kwan Tai, também conhecido por Kwan Kung ou Mo, um erudito e guerreiro que se tornou Deus da Riqueza, da Literatura, da Guerra e dos Penhoristas. Em muitas esquadras policiais há um altar dedicado a este deus. Outras divindades são veneradas por raparigas em busca de marido, mulheres que desejam ter filhos, estudantes em época de exames, jogadores, inválidos, etc.

Em muitos templos há duas grandes estátuas de cada lado do altar principal. São os guardas lendário: um, transportando um machado, que consegue ver até ao infinito (Olhar de Lince), o outro empunhando uma maçã, que consegue ouvir tudo ( Ouvido do vento Favorável). Muitos templos têm também prateleiras com os 60 "Tai Soi", deuses têm a seu cargo cada ano do calendário chinês. O devoto faz ofertas ao deuses do ano que nasceu.

Espalhados por Macau há altares pequenos com caracteres do nome do deus em casas, restaurantes e lojas, havendo nas esquinas de muitas ruas pedras com inscrições a deuses locais.

Nenhum comentário: