o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, abril 23

REINO DE AYUTTHAYA SUA FUNDAÇÃO



O REI NARESUAN






MAPA DE AYUTTHAYA QUE NA ALTURA QUANDO ATINGIU O SEU EXPONTE MÁXIMO A CIDADE, ERA CONSIDERADO UMA DAS MAIORES CIDADES DO MUNDO ULTRAPASSANDO DE LONGE A CIDADE DE PARIS.





RUÍNAS EM AYUTTHAYA CONSIDERADAS PATROMONIO MUNDIAL DA HUMANIDADE UNESCO

O povo thai, originário da China ocidental, chegou a Yunnan nos séculos I a.C e II a.Cs. No século III d.C, fundaram o reino de Nanchao, que perdurou até a conquista do Império Mongol em meados do século XIII. No fim do primeiro milênio da era cristã, os tais migraram em direção ao sul e se fixaram em diversas regiões que mais tarde constituiriam o Vietname, o Laos, Myanmar (antiga Birmânia) e a Tailândia. No século XIII, surgiram dois reinos tais, cujas capitais situavam-se no norte da atual Tailândia: o reino Sukhotai e o de Chiang Mai.

Nos finais do século XIII, o reino de Sukhotai expandiu-se pela planície central da Tailândia. Os tais já haviam assimilado vários elementos étnicos e culturais de outros povos habitantes da região, como a religião budista, que inspirava seu sistema de governo, ou a escrita derivada do sistema empregado pelos cambojanos que foi absorvido pelo novo Estado.

O império de Ayutthaya empregou novas técnicas de centralização do poder e herdou do Estado Khmer a visão do governante como um rei Em 1350, Rama Tibodi fundou um novo reino thai, nas planícies do curso inferior do Rio Chao Phraya, com capital em Ayutthya.

Em poucos decênios, o reino de Ayutthaya se expandiu consideravelmente, à custa do decadente império khmer do Cambodja e do reino de Sukhotai, divinizado. O reino desenvolveu um extenso aparato burocrático, e a sociedade se hierarquizou rigidamente.

As guerras foram frequentes e o território dominado a partir de Ayutthaya alcançou limites próximos ao da actual Tailândia. No entanto, as fronteiras com os Estados vizinhos, devido às contínuas guerras e aos planos separatistas das províncias distantes, modificaram-se constantemente. Em 1569, os birmaneses transformaram Ayutthaya num Estado dependente. Quinze anos mais tarde, a independência do Sião foi restabelecida pelo príncipe Naresuan, considerado desde então um herói nacional na Tailândia.

Pouco depois de tomar posse de Malaca, no início do século XVI, Portugal, entrou em contato com o império de Ayutthaya. Os comerciantes e missionários portugueses não exerceram, no entanto, grande influência sobre o país. O maior grupo de portugueses na Tailândia era formado por aventureiros que se puseram a serviço dos exércitos reais como mercenários e que foram responsáveis pela adoção de algumas técnicas militares ocidentais nas operações militares tailandesas.

No século XVII, comerciantes holandeses e britânicos começaram a fundar centros comerciais junto à capital e na península de Malaca. Mais tarde, chegaram os franceses, que se impuseram aos outros europeus. A chegada de uma expedição francesa composta de 600 homens armados, em 1687, despertou receios. No ano seguinte, um golpe dado por líderes tais anti-ocidentais levou à expulsão de todos os franceses. Teve início então uma etapa de relativo isolamento do Sião com relação ao Ocidente, uma política que durou 150 anos.

Um comentário:

Daniel Teixeira disse...

Aproveito para lhe desejar aqui que tudo corra bem na sua operação e que a sua recuperação seja rápida para poder continuar a dar-nos o prazer de ler os seus excelentes textos e outros. Todos eles são boas escolhas...

Abraço

Daniel Teixeira - Raizonline