o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, abril 17

LAMPHUN - TAILÂNDIA

BEM VINDO A LAMPHUN, uma coisa gira na Tailândia é que têm estas placas dando as boas vindas, em todas as províncias do país, e nel exibindo as três mais importantes da província.

Quando me desloco ao norte e fico na aldeia de Ban Mea Long - Lampang, existem sempre três locais que visito, um deles é a cidade de Lamphun que dista da cidade de Lampang 86 quilómetros.

Em Lamphun nubca deixo de visitar o ex-libris da cidade que é o Mosteiro Wat Pharathad Hariphoonchai e ali orar, a cidad em si é pquena e pouco tem para ver, a não ser o seu belo jardim junto ao rio, este ano não foi excepção e dia 14 lá fui de novo, tendo jantado na cidade e regressado á aldeia eram já 22 horas.

Vi a cidade desta vez por um prisma bem diferente, devido aos festejos do Songkrang, todas as ruas junto ao rio estavam repeltas de pessoas lançando água para as viaturas e as pessoas que passavam, dentro do rio centenas de pessoas festejavam igualmente, o centro da cidade onde fica localizado o jardim público não o pude visitar devido às centenas de vaituras e milhares de pessoas que por lá se encontravam, não havendo espaço algum onde pudesse parcar a viatura, e também não queria entrar naquela euforia dos banhos de águas, como tal fomos até ao centro comercial Big C onde jantámos seguindo depois para a aldeia.




O articulista junto à placa indicativa de Lamphun e de Chiang Mai, pois esta cidade dista somente 29 quilómetros de Lamphun.




O famoso mosteiro ex-libris da cidade com seu Chedi com 46 metros de altura.

Quatro fotos representativas dos locais mais importantes da cidade.
Uma imagem do Buda deitado. Junto a esta imagem o articulista cada que visita o local tira uma foto a mais antiga remonta ao ano de 1980.

A entrada principal para o mosteiro.



O articulista junto â imagem do Lord Buda deitado.









No interior do templo principal a sagrada imagem do Lord Buda.






O articulista junto a uma placa do templo que está localizada no lado esquerdo da sua entrada.






O Chedi do templo encontrando-se em reparações.







O articulista junto a um outro pequeno templo dentro do mosteiro.






No recinto central do templo.






O articulista junto à entrada do templo



Província de Lamphun

Lamphun
ลำพูน
Statistics
Capital: Lamphun
Área: 4,505.9 km²
49th
habitantes: 413,299 (2000)
60th
Pop. density: 92 inh./km²
48th
ISO 3166-2: TH-51
Governador: Direk Konklip
(desde 2008)
Mapa
Map of Thailand highlighting Lamphun Province}

Lamphun (Thai: ลำพูน) é uma das províncias (changwat) do norte da Tailândia. Tem como províncias vizinhas Chiang Mai, Lampang e Tak.


Geografia

Lamphun encontra-se localizada no vale do Rio Ping, rodeadas por inúmeras montanhas.

Dista de bangkok 670 quilometros e somente 26 quilómetros de Chiang Mai, a capital do norte.


História

Sobre o antigo nome de Haripunchai, Lamphun era a cidade mais a norte controlada pelo reino de Mon no período de Dvaravati, e o último reino a cair para o reino Thai. Nos últimos 12 séculos esteve sobre o controle dos Khmer. No ano de 1281 o rei Mengrai de Lannathai conquistou a cidade que passou a fazer parte de reino. Depois da espanção dos birmaneses no século 16, Lamphun ficou debaixo das suas leis durante dois séculos.

Durante o século 12 até ao século 18 com a pressão efectuadas pelas tropas de Thonburi e Bangkok contras as forças birmanesas, os lideres locais vindos de Lampang conseguiram por fim ficarem livres do jubo birmanês, passando a ser administrada pelos lideres de Lampang e ganho o estutado de vassalo por parte de Bangkok. Depois das reformas administrativas efectuadas pelo governo em Bangkok, nos finais do século 19, Lamphun passou considerada uma província do Sião mais tarde Reino da Tailândia.

Símbolos

O selo provincial apresenta o Templo, Wat Phra That Haripunchai, que era já no período Mon o principal Templo da cidade. O seu Chedi está revestido a ouro e contém as relíquias do Lord Buda.

A flor representativa da província é a Flame da Floresta, (Butea monosperma), e a árvore é a Rain Tree, ou seja a árvore da chuva (Samanea saman).

Divisão Administrativa

Map of Amphoe

A província está dividida em 8 distritos (amphoe). Que se subdividem em 51 subdistritos (tambon) e 551 aldeias (muban).

  1. Mueang Lamphun
  2. Mae Tha
  3. Ban Hong
  4. Li
  1. Thung Hua Chang
  2. Pa Sang
  3. Ban Thi
  4. Wiang Nong Long

Turismo

Locais de interesse

Wat Phra That Hariphunchai (วัดพระธาตุหริภุญชัย) O Ex-libris da cidade, este antiquissimo templo com um Chedi dourado de 46 metros de altura, resultado da sua restauração no ano de 1443 pelo rei de Chiang Mai.

Hariphunchai Museu Nacional (พิพิธภัณฑสถานแห่งชาติหริภุญชัย), Localizado perto Wat Phra That Hariphunchai. Exibi a história e o desenvolvimento da região bem como o seu património arqueológico. Tem igualmente expostos utensílios antigos, gravuras trabalhas na madeira usados e feitos pelo indigenas Lanna.

Estátua Phra Nang Chamthewi (อนุสาวรีย์พระนางจามเทวี) Localziada no Jardim público Nong Dok, comemorando as primeiras leis de Hariphunchai.

Estátua de Suthewa Ruesi (อนุสาวรีย์สุเทวฤาษี) - A legenda da Rusi a actual fundadora de Hariphunchai.

Wat Chamthewi or Wat Ku Kut (วัดจามเทวี หรือ วัดกู่กุด)

Wat Mahawan (วัดมหาวัน)

Wat Phra Yuen (วัดพระยืน)

The Ku Chang-Ku Mah Chedi (กู่ช้าง-กู่ม้า)

The Ban Nong Chang Khun (บ้านหนองช้างคืน)

Wat Phra Phutthabat Tak Pha (วัดพระพุทธบาทตากผ้า)

Ban Hong (บ้านโฮ่ง)

Tham Luang Pha Wiang (ถ้ำหลวงผาเวียง),

Wat Phra Bat Huai Tom (วัดพระบาทห้วยต้ม)

Chedi Ha Duang (เจดีย์ห้าดวง).

Mae Ping National Park (อุทยานแห่งชาติแม่ปิง)

Produtos locais

O Pha Mai Yok Dok (ผ้าไหมยกดอก) é elaborado com material de seda e trabalhado pelos métodos tradicionais. É famosa a sua seda que já vem deste o reinado do Rei Rama VI. Outros dos seus produtos artesanais são feitos em rota e com desenhos muito próprios daquela região.

Fabrico de roupas em algodão manualmente (ผ้าฝ้ายทอมือ) - A preços bem acessíveis com desenhos e cores bem elegantes sáo trabalhados manualmente pelos seus residentes seguindo as velhas tradições. Geralmemente os artefatos produzidos são toalhas de mesa, guardanapos e outros apetrechos de uso doméstico.

Produtos trabalhados em madeira (งานไม้แกะสลัก) trabalhados com madeiras macias fazem figuram de animais, bonecas e utensílios decorativos, a textura natural da madeira é bem visivel nos belos e lindos produtos trabalhados.

Cultura

Festivais

Um dos mais famosos festivais em Lamphun é realizado no Song Nam Phra That Hariphunchai (งานสรงน้ำพระธาตุหริภุญชัย), que data de tempos antigos. É aqui que tem lugar as maiores celebrações relogiosas que tem lugar no mês de Maio.

Outro evento importante é a feira do Longan (งานเทศกาลลำไย) que se realiza todos os anos pelo mês de Agosto, promovendo este maravilhoso fruto da região. São igualmente efectuadas paradas com carros alegóricos decorados a perceito com este belo fruto, dando lugar também a um concurso.

Nenhum comentário: