o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, abril 2

CULINÁRIA TAILANDESA - PARTE 1

Culinária Tailandesa

Tailândia é um paraíso para os amantes da boa cozinha. Todo o país é um território de aromas e sabores que cativam aos mais exigente dos goumerts. A riqueza de ingredientes, a criatividade gastronômica, delicadeza na apresentação e a boa qualidade dos adereços. Fazem da cozinha tailandesa uma das mais exóticas e ricas de todo o oriente.

A base da gastronomia são os molhos preparados com vários ingredientes, como pimentas, massa de caranguejo, alho e espécies. Alguns desempenham um papel específico, como por exemplo, o molho de peixe (nam pla), que em muitos pratos substitui o sal. Outros se utilizam para ressaltar sabores, como o molho de ostras fermentadas ou para equilibrar os sabores, como a que incorpora o leite de coco.

O arroz é um dos pratos que nunca faltam na comida. Preparar-se de diversas formas: fervido, frito ou na sopa. Na zona do norte o arroz é mais gelatinoso e se conhece como o "arroz pegajoso".

O café da manhã tipicamente thai, conhecido como khowtom de clara influência chinesa, é muito consistente. Geralmente se compõe de arroz com frango, porco, camarões e alho, acompanhado de um ovo frito e pepinos em conserva. Com este desjejum o café não é necessário para despertar o corpo. Mas não é motivo para alarmar-se já que na maioria dos hotéis se costuma servir o desjejum ao estilo americano. A hora de almoçar a comida é mais leve e geralmente consiste em só um prato de arroz frito, talharins, algum sanduíche frio ou verdura.

A refeição mais importante do dia é o jantar. Nela concentram-se em quantidade, variedade e sabor dos melhores pratos tailandeses. Se compõe de arroz, sopa, peixe ou frango, preparado de diversas formas, saladas, hortaliças, molho, sobremesa ou fruta. É muito abundante. Prove o Khao Mangal, um frango cozido ao vapor acompanhado de gengibre. Recomendamos o sukijakithai, uma especialidade thai a base de diversas classes de carne e peixe, empanado em ovo e acompanhados de verduras e massa feita com farinha de arroz. Todos os ingrediente se preparam e cozinham numa panela a vista dos comensais. Se prefere algo mais picante o Neuayum, uma mescla condimentada de carne moída com salada. Geralmente é acompanhada de Pad Thai, macarrão cabelo de anjo fritos com brotos de sementes.

Para pratos preparados com curry existem para todos os paladares, tente o Kaeng Kari Kai; um prato de frango com curry muito suave ao estilo indiano ou, o Kaeng Kainaw Kai, preparado com bambu. Para bocas mais forte o Kaeng Phet Kai; um curry thai muito picante com frango. Nos numerosos portos de rua poderá degustar o Salapau, pãezinhos de levedura recheados de carne de porco ou o Khanon Djieb recheados de lagosta. Este últimos se molham num molho de soja antes de levá-los a boca. Na região do norte preparam o Larp, um prato muito característico feito a base de fígado, porco ou pato e hortaliças. Os pratos desta zona costumam ser preparados de maneira mais suave e menos elaborada, enquanto que a cozinha da região sul, tem sua base nos peixes e nos frutos do mar, é mais picante.

Para terminar, uma boa sobremesa o Kanon. Prove o Kluay Buat Chii, banana com leite de coco, o Sangka yaa, natilhas de coco ou o Maw Kaeng, natilhas preparadas a base de ovo. E se ainda pode, uma boa fruta. Não Terá nenhum problema para escolher já que tem todas as classes.

Ademais dos ricos sabores, surpreenderá a delicadeza e a arte com que apresentam a maioria dos pratos. Nunca faltaria os arranjos florais na mesa, nem as frutas ou verduras moldadas baixo caprichosas formas. Quando um vai ao comedor, abre-se um arco-íris de cores e sabores que cativam ao mais exigente.

Em Tailândia encontrará comida de outros países. A mais comum é a comida china, mas também existem restaurantes que servem comida própria de Filipinas, Índia, Coréia, Malásia e também ocidental.

Bebidas

Quanto a bebidas o mais comum são os sucos de frutas, que pode-se degustar nos diversos lugares que se encontram. Não deixe de provar o de manga, coco verde, cana de açúcar, guánabano, goiaba ou papaia. Por outro lado, nos restaurante é muito freqüente o café gelado. Quanto a água, o melhor é beber água mineral. Em Tailândia encontrará a maioria de licores e bebidas espirituosas. Quanto a cerveja as mais conhecidas são a Shinga e a Kloster.

Restaurantes em Bangkok

*Seafood Market Restautante, 388 Sukhumvit Road. O lugar é um verdadeiro espetáculo. Aqui cada um compra o peixe ou o fruto do mar, paga no caixa e entra no restaurante onde preparam ao gosto. No final paga-se o serviço e a preparação.

*Yok Yor, Um restaurante flutuante sobre o rio Chao Phraya. Aqui encontrará comida thais, japonesa, china e ocidental.

*Tumpnakthai, O restaurante maior do mundo. Os garçons utilizam patins para servir e para mover de um lugar a outro. Se surpreenderá da boa maneira.

*Golden Dragon, para comida china, o Charlys, para comidas ocidentais é o Royal Índia.

Restaurantes em Chiang Mai

*Si Phen, perto do Wat Phra Singh. Especialmente thais. Aberto somente de 9 as 17 h.

*Riverside Bar, Charoenrat Road No, 200. Excelente comida, ademais de contar com uma atmosfera muito especial. Na hora do jantar tem música ao vivo.

*Si Donchai Phochana, em Si Donchai Road. É famoso pela habilidade de seus cozinheiros para preparar qualquer prato tailandês ou chino.

Restaurante em Phuket

*Raan Jee Nguat, cozinha regional é a especialidade da região.

*Mae Porn, com um ambiente simples e acolhedor. Aqui pode-se desfrutar dos sucos mais saborosos de Tailândia e de uma boa comida regional e ocidental.

Fonte: www.rumbo.com.br

CULINÁRIA Tailandesa

Ora picante, ora doce e suave, a cozinha tailandesa proporciona uma harmoniosa seleção de sabores e aromas, resultando em pratos multicoloridos. A abundância de hortaliças, legumes, condimentos, frutas tropicais e flores produzidas naquele país possibilitam uma ampla e criativa variedade de pratos. As receitas caracterizam-se, particularmente, pelo uso de condimentos frescos, como pimenta, raiz de cidró, folha de limão, alho, gengibre, coentro, manjericão doce e outros.

Para reproduzir a gastronomia autêntica da Tailândia aqui no Brasil é um pouco difícil. Alguns dos ingredientes encontrados em supermercados, mas lojas especializadas em produtos importados podem fornecê-los.

Fonte: culinaria.terra.com.br

CULINÁRIA Tailandesa

A cozinha tailandesa é leve, fresca e tradicionalmente temperada com pimenta e ervas aromáticas, um encanto gastronômico para os que conhecem e amam a boa comida. Também tem um temperamento, pode ser tão apimentada como a fogosa comida indiana ou temperada tão suavemente quanto à comida dunesa. Felizmente a cozinha tailandesa é um contraste agradável entra as duas comidas e você que decide.O agrado da cozinha tailandesa é manter um equilíbrio delicado entre os temperos e os ingredientes básicos para que com prática e com a degustação é a chave do sucesso.

Os contrastes de cor e textura também são importantes a cozinha tailandesa é incrivelmente, versátil um prato pode ter sete ou mais variações, embora seja mais freqüentemente usado carne, frango, porco e frutos do mar, os pratos vegetarianos são igualmente populares, que ótimos desafio para cozinheiros criativos! Condimentos tailandeses podem parecer complexos. Eles não são muitos cotidianos favoritos...

Alho, cebola, manjericão, coentro, gengibre menta, pimenta, corri... Mais para os tailandeses: erva cidreira, berinjela, folha de loro kaffir... É a mistura, o equilíbrio que contem... A magia que transforma o frango frito em frango feito tailandês, exótico! Sofisticada! Deliciosa!

  • Arroz Frito com Siri
  • Camarão com Caril
  • Camarão Tailandês Frito com Alho
  • Carne de Vaca com Brócolis
  • Massa Frita à Tailandesa
  • Peito de Frango com Castanha de Caju
  • Peito de Frango com Gengibre
  • Salada Tailandesa de Manga

Fonte: mundooriental.vilabol.uol.com.br

CULINÁRIA TAILANDESA

Muitas pessoas já devem estar acostumadas com as delícias da culinária tailandesa, através de restaurantes típicos espalhados pelo mundo. Experimentar a comida local será, certamente, uma das grandes atrações de sua viagem à Tailândia! A culinária típica foi muito influenciada pela cozinha chinesa, com ingredientes vindos também da Índia, do Laos e da Malásia. A essência da culinária tailandesa combina erva cidreira, leite de coco, gengibre, tamarindo, manjericão e alho, além de mais de 40 variedades de outra especiarias. Os alimentos normalmente são cozidos numa panela wok, junto com ingredientes frescos vindo direto do mercado.

É importante ressaltar que nem toda comida tailandesa é picante. Muitos dos pratos fritos e das massas são servidas com temperos à parte, como molho de peixe, pimenta seca, açúcar, amendoim e molho de soja, para que cada viajante possa ajustar a refeição ao seu gosto pessoal. De qualquer maneira, não deixe de experimentar pratos que são considerados muito apimentados só por causa de seu paladar sensível: a expressão my phet (sem pimenta) é a dica para que sua refeição venha com uma porção muito mais comedida do temido tempero.

Tão variada quanto a própria culinária são os lugares onde você pode apreciar os sabores tailandeses. Barracas nas ruas e mercados noturnos são ótimos lugares para se experimentar desde Pad Thai (macarrão frito) até vermes do bambu (!!!). Os tailandeses adoram comidinhas rápidas, por isso as ruas são repletas de opções.

Muitos restaurantes terão menus em inglês, entretanto, vale a pena se não aprender, decorar os nomes dos seus pratos favoritos para ajudar você a escolher suas primeiras refeições. Não se acanhe em pronunciar do seu jeito "gringo": os vendedores adoram e se mostrarão muito prestativos! Mais tarde, quando seu organismo já estiver mais aclimatado, aí sim você deve arriscar, pedindo, por exemplo, o prato com o maior número de consoantes do cardápio: pode ser muito divertido!

Nos lugares mais conhecidos pelos turistas, você encontrará pequenos Cafés que servem pratos ocidentais, cuja qualidade varia bastante. Alguns viajantes preferem tomar seu café da manhã nestes lugares, que servem panquecas, cereais matinais, ovos e torradas. Não se esqueça, portanto, que a comida nestes restaurantes pode não ter a mesma qualidade daquela servida em casa, e por isso às vezes vale mais a pena experimentar o café da manhã tailandês, que inclui khao Tom (sopa de arroz), khao khai dow (arroz na chapa com ovos fritos) ou khao man ghai (arroz com frango desfiado).

Vegetarianos não terão seu cardápio tão restrito quanto em outras partes da Ásia: molhos vegetarianos e pratos com macarrão são vendidos em qualquer lugar, e há também a opção de frituras. Vegetariano, em tailandês, fala-se khon je.

Fonte: www.africadosul.org

CULINÁRIA Tailandesa

A Tailândia oferece vários encantos aos olhos. Templos cheios de detalhes em ouro, antigas ruínas, a beleza das cidades rurais, das praias, e um povo alegre, com roupas coloridas e muitos adornos. Mas estas não são as únicas qualidades que atraem turistas do mundo inteiro. Eles também se encantam com as novidades gastronômicas da região. O exotismo, a harmonia dos aromas e apresentação delicada da cozinha tailandesa conquistam gourmets de diversos países e ganham espaço nas mesas ocidentais.

A culinária thai teve influência dos chineses, indianos e europeus, graças ao contato comercial entre essas nações. As especiarias, por exemplo, chegaram das Índias; as pimentas foram introduzidas pelos portugueses e, da China, vieram as técnicas de fritura com óleo e a harmonia dos 5 sentidos do paladar: amargo, salgado, azedo, picante e doce.

As especiarias e pimentas são abundantes nesta culinária, e suas quantidades nos pratos varia de região para região e de acordo com as estações do ano. Por isso, é possível encontrar tanto criações picantes como suaves. Gengibre, alho, erva-cidreira, chillies e outras ervas enriquecem pratos como sopas, peixes e carnes, acompanhados do tradicional arroz — que é a base da cozinha tailandesa e aparece na forma de noodles, e no vapor, por exemplo.

Quem não segue a tradição budista (vegetariana) alimenta-se das carnes, que são cortadas e misturadas aos temperos, legumes e vegetais. Como os ingredientes já são picados, os tailandeses não utilizam facas — somente garfo e colher. Também degustam porções pequenas, pois boca cheia é vista com horror pelos comensais do país.



Mercado flutuante em Bangcoc

Numa refeição tradicional, os convivas partilham várias iguarias, servidas ao mesmo tempo. Petiscos, saladas, molhos, sopas, curries e pratos principais estão espalhados harmoniosamente sobre a mesa. Além do frescor e das técnicas aprimoradas de preparo, a comida precisa ter uma apresentação impecável. O visual caprichado já era importante desde a época da Corte Real, em que mulheres transformavam tomates, papaias, cebolas e outros alimentos em objetos de decoração para os banquetes reais. Hoje se tornou um complemento popular nas refeições thai.

Para saber mais sobre a cozinha tradicional tailandesa, conversamos com Marina Pipatpan, proprietária do restaurante paulistano Mestiço.

Petiscos

"Há uma variedade imensa, e os tailandeses adoram. Há os conhecidos dips, que são salgadinhos, legumes crus ou até frutas para acompanhar diferentes molhos e pastas. Entre os molhos, o mais famoso é o nam prik, feito de camarão seco, alho, chilli, suco de limão e caldo de peixe"

Saladas

"São bem diferentes das que conhecemos, pois são poucas as que levam folhas. Eles usam 2 tipos de tempero: um deles feito com molho de peixe, suco de limão, açúcar e pimenta ou o de tamarindo com leite de coco, molho de peixe e açúcar. Estes molhos regam carnes, frutos do mar, peixes ou frutas, como manga e mamão verde"

Sopas

"Aparecem em todas as refeições, inclusive no café da manhã. É mais um caldo do que propriamente uma sopa, para abrir o apetite. Pode ser de camarão ou frango com erva-cidreira e pimenta. A tradicional tom yum koong: caldo de camarão com suco de limão, erva-cidreira, galanga, pedaços de camarão, pimenta e outras especiarias"

Pratos principais

"Um ingrediente importante nos pratos principais é o curry. Os curry indianos (em pó) são bem diferentes dos tailandeses (em pasta). O thai leva ingredientes frescos e especiarias, colocados no pilão. A pasta é cozida com carnes, aves, peixes, bambu ou outros vegetais, e transforma-se num um rico ensopado. O arroz de jasmim é outro acompanhamento tradicional. Quando é cozido com água, um cheiro de jasmim contagia o ambiente (o mais interessante é que não leva a flor e nenhum outro condimento). Mas os pratos principais são infindáveis e, dependendo do número de pessoas à mesa, a variedade aumenta ainda mais".

Sobremesas

"A maioria leva leite de coco e muitas frutas tropicais". Quem não tiver tempo para praticar este ritual gastronômico na Tailândia pode degustar os pratos rápidos, vendidos por inúmeros vendedores ambulantes em Bangcoc. Com pouco dinheiro pode-se adquirir um bowl de noodles, alguns camarões fritos e uma refrescante salada da papaia verde (som tam).

Fonte: basilico.uol.com.br

Nenhum comentário: