o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, abril 2

COMIDA TAILANDESA


Culinária Tailandesa

A cozinha tailandesa é leve e tradicionalmente temperada com pimenta e ervas aromáticas. Pode ser tão apimentada como a comida indiana ou temperada com a suavidade da comida chinesa.

O charme e sucesso desse tipo de comida é o equilíbrio delicado entre os temperos e os ingredientes básicos. A mistura dos temperos é que transforma um frango frito em um exótico frango tailandês.
Quem quer se aventurar na cozinha e preparar um prato tailandês vai precisar ter em mãos os temperos mais usados nesta culinária.

Diferente do que se pode imaginar, a maioria são ingredientes usados no dia-a-dia e fáceis de se encontrar em qualquer supermercado, como o leite de coco, alho, coentro, raspas de limão, folha de limão kafir, pimenta do reino e açúcar mascavo.

"As pessoas só precisam ter cuidado no manuseio e uso das pimentas, lavar sempre muito bem as mãos e utilizar com parcimónia", sugere Marcos Sodré, chef do restaurante tailandês Sawasdee.

Entre os temperos menos conhecidos pelos brasileiros está o nam pla, um molho de peixe fermentado, de forte aroma, que tem por finalidade salgar o alimento. "É como o shoyu para o japonês", compara Sodré.

Este tempero é resultado do cozimento de peixes e temperos diversos. Apesar de ser industrializado, no Oriente é costume prepará-lo segundo receitas próprias, variando, assim, de acordo com o gosto e a intensidade do tempero empregado.

O chili ou chilii, planta tropical da família do pimentão, conhecida por pimenteira-cumari ou peperoncino, é essencial em pratos da culinária tailandesa. De sabor picante, é encontrado ao natural ou seco, inteiro ou em pó, na forma de pasta e de molho pronto com tomates. Tome cuidado na manipulação para evitar queimaduras nos olhos e na pele.

Outra especiaria é o curry ou caril, mistura de vários ingredientes que formam uma pasta, utilizada no preparo de ensopados de carne, frango, peixe, porco ou camarão.

No entanto, "o curry tailandes não tem a menor semelhança com o pó amarelo indiano que todos nós conhecemos. Ele pode ser verde, com sabor cítrico picante; vermelho, muito picante; ou amarelo, picante com perfume de especiarias", explica Sodré.

Divergências de receitas à parte, os ingredientes mais frequentes na elaboração do curry tailandês são: pimenta, alho, chalota, galangal, raízes de coentros e krachai (uma pequena laranja acastanhada) e raízes naturais do país.

Estas especiarias geralmente são pilados num almofariz ou amassados entre duas pedras chatas, onde junta-se pimenta fresca e se obtém a pasta, que é cozida no leite de coco antes de se acrescentar carne ou vegetais. Este tipo de curry só é encontrado em lojas de produtos orientais.

"O forte da cozinha tailandesa são os frutos do mar, mas o consumo de carne de porco, frango e pato também é muito grande". E, para quem gosta de misturas exóticas, "o porco com camarão é muito comum", conta o chef.

Uma refeição clássica tailandesa é composta por peixe no vapor, sopa, peixe frito, molho picante, salada, curry de frango ou porco e de sobremesa frutas. Mas a estrela do menu é o tradicional arroz jasmin. De origem tailandesa, este arroz é conhecido pelo aroma de jasmim, que tem o poder de abrir o apetite. A textura é macia e úmida, e os grãos são alongados e finos.

O público vem se rendendo cada vez mais à culinária tailandesa, mas os ajustes são inevitáveis e bem vindos pelos brasileiros. "Parte do sucesso é devido a adaptação que faço para o paladar do brasileiro, que consume uma quantidade de pimenta muito menor que o tailandês", afirma Sodré. "A presença da pimenta é fundamental, mas é preciso saber dosar bem para poder agradar a todos; o equilíbrio é o segredo", completa.

Fonte: www.br.inter.net

CULINÁRIA Tailandesa

Sawasdee

Disseminou-se no Ocidente a ideia de que a cozinha tailandesa é muito picante e condimentada. Também é, mas é muito mais do que isso. Há gradações de condimentação e, numa refeição tradicional da Tailândia, composta de vários pratos, e não apenas de um, como é normal entre nós, podemos ir do doce, ao salgado, passando pelo picante com toda a naturalidade.

Além das especiarias, as ervas aromáticas frescas, bem como os legumes, flores e frutas, desempenham um papel muito importante na cozinha tailandesa. Guisa-se, assa-se no forno e grelha-se muito quer legumes, peixes e mariscos frescos e carnes, com destaque para o porco e o frango.

O arroz é igualmente elemento essencial na culinária tailandesa, que é variada, muito colorida, aromática e saborosa. Infl uenciada pelos hábitos chineses, a cozinha tailandesa recolheu, a partir do século XVII, influências portuguesas, holandesas, francesas e japonesas. Foram missionários portugueses que levaram, no início do século XVII, para a Tailândia, as pimentas/malaguetas, que se tornaram um dos ingredientes mais importantes desta cozinha. Tudo isto, e outras coisas, como a presença do coco em muitos dos pratos ou os vegetais esculpidos, pode ser observado e provado num restaurante de Cascais, o Sawasdee, obra de um casal português (ele)/tailandês (ela).

Não é difícil encontrar o Sawasdee, porque, geralmente, à entrada do Beco do Esconso, elegante no seu colorido traje nacional, uma jovem e linda tailandesa sorridente espera os clientes para lhes indicar o caminho. Cinco entradas, duas saladas, duas sopas, cinco caris, cinco pratos principais, quatro especialidades, seis sobremesas doces, frutas tropicais frescas e gelados constituem a parte fixa da ementa, que no dia-a-dia inclui ainda sugestões variáveis. Uma refeição feita recentemente no Sawasdee, servida por um casal de empregados gentis e bons profissionais, constou de uma entrada feita com carne de porco picada ligada em bola com camarão e ovos, previamente marinados, que é frita e servida numa carapaça de caranguejo com um molho agridoce, muito agradável (pu-já, que será uma entrada tradicional); seguiu-se um prato vegetariano de legumes frescos, ligeiramente salteados e servidos com molho de ostras, delicado, aromático e saboroso (pad pak ru am mit); também se provou lula salteada temperada com especiarias tailandesas e molho de pimentas/malaguetas, pungente mas muito agradável (pla-meuk lui fi re); e a parte salgada da refeição encerrou com um prato de massa de ovo, coberta com molho picante de caril de frango (khao soi gai, oriundo do Norte da Tailândia).

À sobremesa, encontrou-se o foi thong, doce de ovos inspirado numa receita muito antiga, muito próximo dos nossos conventuais fios de ovos.

(ARTIGO EXTRAÍDO DE UMA SITE BRASILEIRO SOBRE COMIDA THAI)

Nenhum comentário: