o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, março 8

SUPHAN BURI

BANGKOK - SHUPAN BURI -

AS BOAS VINDAS À CIDADE DE SUPHAN BURI
PLACA DO HOTEL ONDE FICÁMOS


FOLHETO DO HOTEL

UM DOS GUARDIÕES DO HOTEL
Havendo dois dias de feriados seguidos de sábado e domingo, aproveitando que as filhas, as mais novas não terem aulas e a mais velha poder usuferir deste feriados, seguimos na manhã do dia 17, para a cidade de Suphan Buri, conosoco seguiu uma vizinha nossa, natural daquela cidade, que ao saber que nós para lá seguiamos, nos pediu uma boleia.

A cidade de Suphan Buri dista de Bangkok cerca de 169 quilómetros e fica situada nas margens do rio Tha Chin.

Esta importante cidade, foi fundada no perido Dvaravati, no ano Gregoriano de 877, sendo o seu primitivo nome de Mueang Thawarawadi Si Suphannaphumi, , tendo seu nome sido mudado para U-Thong antigo principe e fundador do renio de Ayutthaya, passando o seu actual nome dado pelo rei Khun Luang Pha Ngua.

SUPHAN nome original da lingua Sanskrit designando Suvama (Devanagari) que siginifica OURO.

BURI, igualmente provoniente da língua Sanskrit significa CIDADE. Como tal e literalmente lida entende-se como CIDADE DO OURO.



Foi nesta viatura que fizémos a viagem que decorreu maravilhosamente, embora o tráfego fosse imenso na saída de Bangkok.

Esta bela cidade de Suphan Buri tem uma cultura muita rica e seus templos são muito afamados é deles que me irei referir nos capítulos seguintes.

Ao chegarmos à cidade a nossa vizinha ainda nos acompanhou ao hotel, avendo as belas instalações onde ficámos alojados, num quarto VIP com ligação ao quartos das filhas e como uma bela sala de estar, o preço da estada por dia ficou em 3 mil baths, 59 euros, pelos quartos duploes incluindo um pequeno almoço buffet, mas depois não quis ir conosco almo;ar tomando um dos autocarros locais para se deslocar a sua casa e nós seguimos para um restaurante sito a uma margem do rio e ali descansadamente almoçamos, eu porém tive que fazer uma abestinência forçada pois bebidas alcoólicas era proibido a sua venda e como tal o seu consumo devido a ser feriado religioso, bem isto só na Tailândia.
========================================================




Nos dias 17 e 18 de Julho de 2008 e conforme o canlendário lunar tailandês, estes dias foram feriados nacional, conhecidos por KHAO PHANSA ou BUDDHIST LENT, que significa o começo do período em que os bonzos, (monjes) budistas tailândeses se recolhem nos seus mosteiros durante a época das chuvas que vai até ao mês de Outubro.

KHAO PHANSA, feriado budista também conhecido por ASALABUCHA, dia este em que comemorado o primeiro sermão do Buda aos seus priemiros cinco discipulos. Este é um dia sagrado em virtude dos acordos efectuados com o Buda, Dharma e Sangha.

A cidade de Bangkok nestes dias, que este ano coincidram numa quinta sexta-feira, seguindo-se sábado e domingo, prolongando-se assim o feriado por quatro dias , ficando a cidade de bangkok quase deserta.

Não fugindo à regra, eu e familia fomos para a cidade de Suphan Buri e arredores visitar a cidade e orar-mos em templos budista que a seguir mais promonorizadamente irei descrever.

Durante este periodo não é permitido aos bozos dormirem fora dos seus mosteiros.



É nestes dias que os fiéis, povo tailândes compram e ofertam aos templos enormes velas, lindamente trabalhadas.

O ALTAR DO MOSTEIRO


CENTENAS DE TARTARUGAS NUM TANQUE QUE CHEIRAVA BEM MAL


IMENSOS MACACOS DE VÁRIAS RAÇAS EM CATIVEIRO




IMAGEM DE UM POBRE PEDINDO PERDÃO PELAS SUAS FALTAS



UM IDOSO DORMINDO NUMA ARVORE FUGINDO DOS LOBOS QUE O PERSEGUIAM






O ARTICULISTA JUNTO A UMA ESTÁTUA DE ELEFANTE COM GUERREIROS AO LADO





UMA BONZA FLUTUANDO, NA POSIÇÃO QUE O LORDE BUDA USAVA PARA DORMIR, OS TAILANDESES ACHAM QUE ESTA FORMA DE FLUTUAR É UM DOM DIVINO E COMO TAL VENERAVEL.








A MESMA BONZA FLUTUANDO DEITADA E UM FIEL LANÇANDO MOEDAS PARA A PISCINA







A BONZA FLUTUANDO E ORANDO, OS CRENTES VEM NESTAS ÁGUAS MILAGROSAS UM DOM DADO PELO BUDA, E COMO TAL QUE NEM SE LAVAR AS SUAS DORES CORPORAIS DEIXAM DE EXISTIR, BEM, EU PASSEI UM POUCO DE ÁGUA PELA PERNA DIREITA QUE ME DOIA E NA ALTURA PASSOU, MAS DEPOIS ESSA MESMA DOR CONTINUA A PRESISTIR.




A BONZA ORANDO ANTES DE SE LANÇAR NA PISCINA

-------------------------------------------------


COMO SE PODE DEDUZIR A CRENÇA DO POVO TAILANDÊS OU A SUPERTIÇÃO É IMENSA, POIS CREI EM TUDO QUE SEJA INVULGAR E VÊ NISSO CASOS MILAGROSOS E COMO TAL A QUEM DEVEM ADORAR.


======================================================



SUPHAN BURI - WAT PALAYLAI

O ARTICULISTA JUNTO A UMA IMAGEM ENORME DE UMA VESPA
IMAGEM DE UM DEUS DA SORTE NO MOSTEIRO VISITADO


PLACAS DOURADAS ONDE SE ESCREVE O NOME DA PESSOA SOLICITANDO AS GRAÇAS DOS DEUSES


UM FOLHETO POSTADO NUMA ARVORE COM A FOTO DE UM POLITICO LOCAL FAZENDO PROPAGANDA A ESTE MOSTEIRO



UMA ÁRVORE ENVOLVIDA EM PANOS, SIGNIFICANDO SER UMA ÁRVORE SAGRADA E COMO TAL NÃO PODE SER ABATIDA.
-----------------------------------------------------------------
TEMPLO BUDISTA CUJO NOME É WAT PALAYLAI, TRAZENDO COMIGO OS FOLHETOS MESMO MAS ESCRITOS EM TAILÂNDES.
ESTE MOSTEIRO COMPOSTO POR VÁRIOS TEMPOS TEM UMA PARTICULARIDADE, AS SUAS PAREDES SERVEM DE NINHOS DE VESPAS, QUE PARA OS TAILANDESES É UMA FACTO SAGRADO E COMO TAL AS VEPAS SÃO ADORADAS, COMO SE PODE VER NA FOTO ACIMA INSERIDA, A ESTATUA DE UMA VESPA ENORME ONDE OS FIÉIS VÃO VENERAR E PARA DAR SORTE PASSAM TRÊS VEZES POR DEBAIXO DA BARRIGA DA MESMA.
=========================================================

SUPHAN BURI - MOSTEIRO

NUM MOSTEIRO BUDISTA TAILANDES, CUJO NOME NÃO TOMEI NOTA, O ARTICULISTA ORANDO, DEITANDO ÁGUA SAGRADA, DA GARRAFA PARA UM COPO, LANÇANDO-A DEPOIS JUNTO DE UMA ARVORE DO MOSTEIRO.

O ARTICULISTA FAZENDO UMA OFERTA AO BONZO E ORANDO POR ALMA DE SEU IRMÃO AMIS NOVO QUE FALECEU NO DIA 25 DE JUNHO DE 2008
O ARTICULISTA JUNTO DA IMAGEM DO BUDA NO MOSTEIRO VISITADO



UM CHEDI NO MOSTEIRO VISITADO, O TOPO DO MESMO É EM ESTILO KHMER.
=================================================



SUPHAN BURI- PAGODE CHINÊS

À ENTRADA PRINCIPAL DO PAGODE CHINÊS
OUTRO PAGODE AO LADO DO PAGODE PRINCIPAL


UM INCENERADOR DO PAGODE


UM DRAGÃO ENORME DEFRONTE DO PAGODE, CUJAS OBRAS AINDA NÃO ESTÃO CONCLUINDAS


INDICAÇÃO NA PORTA DE ENTRADA DE UM DOS PAGODES, ONDE SE ENCONTRAM AS IMAGENS DOS DOIS PROTECTORES DA CIDADE.





NA ALTURA NA MINHA VISITA PODE VERIFICAR UM CASAL TAILANDÊS FAZENDO OFERTA DESTA CABEÇA DE PORCO AOS DEUSES.





PILARES NO INTERIOR DE UM DOS PADODES
---------------------------------------------------------------------------
COMO JÁ FIZ REFERÊNCIA NESTE BLOG AS DIVERSAS RELIGIÕES NA TAILÂNDIA VIVE DE MÃOS DADAS, EM PAZ E PERFEITA HARMONIA.
======================================================

SUPHAN BURI - MOSTEIROS








.


NA MANHÃ DO DIA 19 E APÓS TER-MOS TOMADO O PEQUENO ALMOÇO NO HOTEL E FEITO O CHEK-OUT, FOMOS VISITAR AINDA VÁRIOS MOSTEIROS, E AO PASSARMOS POR UMA ARTÉRIA PEDI A MINHA ESPOSA PARA PARAR A VIATURA E TIRAR ALGUMAS FOTOS DO MONUMENTO DEDICADO AO REI NARESUAN, QUE ADORAVA AVES.

AS PESSOAS QUE TEM O REI COMO UM SANTO, LHE PRESTAM HOMENAGEM OFERTANDO REPLICAS DE GALINHAS E GALOS DE TODOS OS TAMNHOS E FEITIOS, COMO PODEM VER NAS IMAGENS.

JÁ TINHA VERIFICADO NA CIDADE DE AYUTHAYA O MESMO ESPECTÁCULO LINDISSIMO E BEM MAIS VASTO, POIS ESSA ÁERA BEM COMO O JARDINS ADJACENTES ESTAVAM REPELTOS DESSES GALINÁCEOS.

MAIS UMA DAS TRADIÇÕES E DE FÉ DOS TAILANDESES.
===================================================

SUPHAN BURI - MERCADO DOS 100 ANOS SAM CHUK

NA PRACETA D MERCADO SAM CHUK TAMBÉM CONHECIDO COMO O MERCADO DOS 100 ANOS SITO NA VILA DE SAM CHUK.
UM TRANSPORTE TÍPICO DAQUELA LOCALIDADE, O QUAL USÁMOS PARA IR-MOS NÓS OS CINCO ATÉ A NOSSA VIATURA QUE TINHA FICADO PARCADA AINDA BEM DISTANTE DO LOCAL.


UM CARRO IGUALMENTE TÍPICO DAQUELA ZONA, PUXADO POR UM BÚFALO.


O ARTICULISTA DE VISITA À CASA DA COCA-COLA
---------------------------------------------------------------------
DEPOIS DE BEM ALMOÁDOS NO RESTAURANTE RUANTHAI, SEGUIMOS PARA A VILA DE SAM CHUK QUE DISTAVA AINDA CERCA DE 45 QUILÓMETROS DA CIDADE DE SUPHAN BURI, O TEMPO ESTAVA ÓPTIMO, TINHA CHOVIDO A NOITE ANTERIOR TODA A NOITE E ASSIM A VIAGEM SE TORNOU MAIS AGRADAVÉL.

CHEGADOS À VILA TIVÉMOS QUE PARCAR A VIATURA JUNTO AO RIO, VISTO NÃO HAVER PARQUES VAGOS NA ZONA JUTNO AO MERCADO.

A PÉ PERCORREMOS A DISTÂNCIA ATÉ AO MERCADO QUE ESTAVA SUPER CONCORRIDO, HAVENDO MILHARES DE PESSOAS PERCORRENDO E FAZENDO COMPRAS NAS RUAS QUE COMPUNHA O VELHO MERCADO.

ALI SE PODIA ENCONTRAR DE TUDO, O NOSSO OBJECTIVO PRINCIPAL FOI VISITARMOS A COCA HOUSE, OU SEJA A CASA DA COCA-COLA, PRÓPRIEDADE DE UM SENHOR COMERCIANTE QUE TINHA UMA VASTA E LINDA COLECÇÃO DE GARRAFAS E DE ARTIGOS RELACIONADOS COM OS PRODUTOS DA COCA-COLA.
PARA VISITARMOS A CASA TIVEMOS QUE PAGAR 5 BTHAS PELA ENTRADA, OU SEJA MENOS DE 1 CENTIMO DO EURO, VALEU A PENA VER AQUELA VASTA COLECÇÃO QUE COMPUNHA A VELHA CASA EM ESTILO CHINÊS, ONDE À SAÍDA COMPREI UMA GARRAFA DE COCA-COLA PARA MEU FILHO MAIS NOVO QUE É COLECIONADOR.

MAS HAVIA OUTRAS CASAS TAMBÉM TI[ICAS E ARTIGOS ANTIGOS, UMA DELAS QUE TIRAVA FOTOS A PRETO E BRANCO A VONTADE DO CLIENTE E OUTRA QUE FAZIA MOLDURAS COM O NOME EM CHINÊS E TAILANDÊS, TENHO EU EFECTUADO A COMPRA DE UMA COM OS CARATERES EM CHINÊS E EM THAI, SENDO KAM EM CHINÊS E TONG EM TAILANDÊS QUE EM PORTUGUÊS SIGINIFICA OURO.

PERCORRENDO A MAIORIA DAS ART]ERIAS QUE COMPUNHAM O MERCADO AS FILHAS ESSAS FARTARAM-SE DE EFECTUAR COMPRAS E DEPOIS A ESPOSA NÃO DEIXOU DE FAZER ALGUMAS COMPRAS ADOCICADAS PARA OFERTAR ÀS VIZINHAS AMIGAS.

DALI SAIMOS JÁ ERA TARDE E MUITAS DAS LOJAS COMEÇAM JÁ A ENCERRAR AS SUAS PORTAS.

A CHUVA MIUDINHA COMEÇOU A CAIR MAS A VIAGEM ESSA FOI FEITA COM TRANQUILIDADE.

CHEGADOS À CIDADE FOMOS PROCURAR O CENTRO COMERCIAL CENTRAL, ONDE LÁ COMPRÁMOS NO PIZZA COMPANY UMA PIZZA AWAINA E ALGUNS PEDAÇOS DE GALINHA DE NEW ORLEÃS, BEM SABOROSAS E UM POUCO PICANTE, SÓ NÃO ME FOI PERMITIDO COMOPRAR CERVEJA DEVIDO ÀS RESTRIÇÕES IMPOSTAS, MAS O FIZ LOGO À SAÍDA NUMA LOJA VULGAR.
O JANTAR ESSE FOI TOMADO NAS CALMAS E NO CONFORTO DO QUARTO DO HOTEL.
====================================================


SUPHAN BURI - ALMOÇO RESTAURANTE RUANTHAI

ENTRADA PARA O RESTAURANTE JARDIM RUANTHAI
UM MACACO PENDURADO NUM GALHO DE ARVORE NO JARDIM DO RESTUARANTE

CAFÉ NORMAL À MODA TAILANDESA



UMA SOBREMESSA DE FRUTA TIPICA TAILÂNDESA



UM PRATO DE PEIXE SUPER SABOROSO COM MOLHO PICANTE




CARNE DE VACA SECA AO SOL E DEPOIS FRUTA ALGO DE BELO





CARIL COM GALINDA E CONDIMENTOS PICANTES TAILANDESES





UMA SALADA DE CARNE DE PORCO SUPER PICANTE








CAMARÕES FRITOS COM ALHO E ALGO PICANTE



CAMARÕES CRUS COM IMENSO PICANTE E HORTELÃ


O PRINCIPE JAPONÊS HISAHITO QUE VEIO VÁRIAS VEZES COMER A ESTE FAMOSO RESTAURANTE.
-------------------------------------------------------------

ADOREI O LOCAL RICAMENTE DECORADO COMPOSTO POR UMA VASTO E LUXURIANTE JARDIM, NO PRIMEIRO DIA QUE LÁ ALMOÇAMOS FICÁMOS NUMA SALA INTERIOR COM AR CONDICIONADO O QUE NOS DEU A SENSAÇÃO DE SERMOS MEMBROS DA FAMILIA.

TODA A SALA ESTAVA RECHEADA DE UMA VASTA E LINDA COLEÇÃO DE BRINQUEDOS, PROPRIEDADE DO DONO.

A COMIDA ESSA FOI ÓPTIMA, E IGUALMENTE AQUI NÃO FIZERAM RESTRIÇÕES NA VENDA DE BEBIDADAS ALCÓOLICAS TENDO EU BEBIDO UMA CERVEJA DE 0.75 Dcl., POR TUDO ISTO QUE PODERAM VER NAS FOTOS, TENDO SIDO CONSUMIDOS DOIS PRATOS DA CARNE DE VACA ASSADA E BEBIDO ALÉM DA CERVEJA, ÁGUAS E COCA-COLA, TUDO PELO PREÇO DE SOMENTE 21 EUROS.
==========================================================

SUPHAN BURI - TORRE E PARQUE CHALERMPHATARA RACHINEE

A TORRE PANORÂNCIA INSERIDA NO PARQUE CHALEMPHATARA RACHINEE, QUE POSSUE SOMENTE 72 METROS DE ALTURA MAS CUJAS VISTAS QUE DE LÁ DO TOPO SE PODEM DISFRUTAR SÃO MARAVILHOSAS. A ENTRADA PARA A TORRE COM ACESSO AO PARQUE É DE SOMENTE 20 BATHS, INDEFERENTEMENTE DE SE SER NATURAL DA TAILÂNDIA OU ESTRANGEIRO.
O ARTICULISTA NO TOPO DA TORRE


A TORRE VISTA DO QUARTO DO HOTEL ONDE FICÁMOS HOSPEDADOS

O ARTICULISTA NUM PAGODE CHINÊS PERTO DA TORRE




AQUI O ARTICULISTA NUMA ÁREA DO PARQUE ONDE SE PODE VER ESTA ORIGINAL FONTE.
------------------------------------------------
GOSTEI DE TER VISITADO ESTA TORRE CUJA PANORÂNCIA VISTA DE LÁ É LINDA, PODENDO-SE VER TODA A CIDADE E MUITOS DOS MOSTEIROS QUE DEPOIS FOMOS AINDA VISITAR NO DIA SEGUINTE.
=========================================================

SUPHAN BURI - MOSTEIRO PASUPHANG

O ARTICULISTA NO TEMPLO PRINCIPAL DO MOSTEIRO PODENDO VER-SE A IMAGEM NO LOR BUDA MAIS FAMOSO E RESPEITADO NA CIDAADE DE SUPHAN BURI. WAT (MOSTEIRO) PASUPHANG.
AMULETOS COM A IMAGEM DO BUDA, CUJAS VIRTUDES, SEGUNDO DIZEM OS FIÉIS É IMENSA, AJUDANDO EM TUDO OU QUASE TUDO O QUE LHE É SOLICITADO. AMULETOS ESTES QUE SE PODEM VER NA IMAGEM CUJOS PREÇOS VARIAM ENTRE OS 6 MIL E 3 MIL BATHS, OU SEJA, ENTRE 1 200 A 600 EUROS.

MAIS AMULETOS COM A IMAGEM DO BUDA DESTE MOSTEIRO, NO QUAL O BARRO USADO PARA O FABRICO DOS MESMO LEVAVA SANGUE DE BONZO QUE FERINDO O NARIZ DEITAVA SANGUE PELA BOCA, SANGUE ESSE USADO NA COFECÇÃO DESTES AMULETOS.

A MINHA COMPANHEIRA PEDIU EMPRESTADO UM, NÃO SE PODE USAR O TERMO COMPRAR, MAS SIM EMPRESTAR E PARA TAL PAGOU A MÓDICA QUANTIA DE 300 BATHS ( 6 EUROS).



AQUI O ARTICULISTA E COMO MANDAM AS REGRAS BATENDO EM CADA SINO, TRÊS VEZES SOLICITANDO SORTE.

















JUNTO À PARTE CENTRAL DA ENTRADA DO REFERIDO MOSTEIRO


AQUI UMA PEQUENA ÁVORE COM FOLHAS DE BANANEIRA NA QUAL SÃO COLOCADAS NOTAS EM OFERTA AO TEMPLO.






TIGELAS NAS QUAIS OS FIÉIS DEPOSITAM MOEDAS, INDO ORANDO E PEDINDO GRAÇAS A CADA MOEDA COLOCADA.



OS FIÉIS RETIRAM ESTAS TAÇAS COM MOEDAS E DEPOIS DEPOSITAM NUNCA CAIXA A OFERTA QUE PRETENDEM DAR, DEPOIS VÃO DEITANDO ESSAS MOEDAS NAS TAÇAS AZUIS ACIMA REPRODUZIDAS, SOLICITANDO SORTE.










NESTA IMAGEM SE PODEM VER ALGUNS FIÉIS POSTADOS AOS PÉS DE UM BONZO (MONJE) RECEBENDO AS SUAS GRAÇAS, PARA TAL ENTREGAM LEMBRANÇAS, VELAS, BALDES COM ALIMENTOS E ARTIGOS PARA USO PESSOAL DOS BONZOS E ALGUM DINHEIRO.



ESTE FAMOSO TEMPLO ESTAVA A ABARROTAR DE FIÉIS, VISTO SER O DIA DO BUDA.
--------------------------------
QUANDO A ESPOSA DO ARTICULISTA SE ENCONTRAVA VENDO ALGUNS AMULETOS, O ARTICULISTA DEDICOU PARTE DO SEU TEMPO VENDO UM VIDEO QUE OS BONZOS PASSAVAM. ESSE VIDEO MOSTRAVA IMAGENS DE UM BONZO USANDO UM MACHADO, QUE PASSADA SOBRE UMA FOLHA DE PAPEL COM INSCRIÇÕES SAGRADAS E DEPOIS O USAVA, PASSANDO OU CORTANDO COM ELE NAS COSTAS DOS FIÉIS E DEPOIS LHE DAVA UMA FORTE MACHADA NA COLUNA VERTEBRAL, SEM NADA ACONTECER À PESSOA QUE SE SUBMETIA, ISTO SE REPEDIA VÁRIAS VEZES HAVENDO ATÉ UMA ENORME FILA DE FIÉIS PARA SEREM SUBMETIDOS A ESTA PRATICA, QUE SEGUNDO ELES FICARIMA INUMES. SEU CORPO FICARIA ASSIM FORTE E NENHUM ISTRUMENTO CORTANTE LHE FARIA MAL EM TODA A SUA VIDA.

OS TAILÂNDESES SÃO POR NATUREZA IMENSA RELIGIOSOS E SUPERTISIOSOS.
ACREDITE QUEM QUISER, EU, UMA VEZ NO NORTE DA TAILÂNDIA NA ALDEIA DE BAN MEA LONG, HAVIA UM FAMILIAR, JÁ IDOSO, QUE TINHA O CORPO QUASE PARCILAMENTE COBERTO COM TATUAGENS RELIGIOSAS, E DIZIA ELE QUE NENHUM INSTRUMENTO CORTANTE LHE PREFURARIA O CORPO, E ME DEU UMA PUNHAL PARA EU USAR E ASSIM TESTEMUNHAR QUE ESTAVA FALANDO VERDADE. ENFIM CRENÇAS QUE ACREDITE-SE OU NÃO SÃO PRATICA CORRENTE NA TAILÂNDIA.
=============================================

SUPHAN BURI - BUNG CHAWAK PARK

FOMOS , DEPOIS DE TERMOS ESTADO NA VILA DO BUFALO, VISITAR O ENORME PARK BUNG CHAWAK, O QUAL É ENORME E LINDISSIMO, COMPODO-SE POR VÁRIOS SECTORES, ENTRE ELES UM ENORME E BEM ARRANJADO JARDIM ZOOLÓLOGICO, UM ENORME LAGO ONDE SE PODE FAZER CANOAGEM, TENDO NAS SUAS MARGENS ELEGANTES RESORTES.

NÓS FOMOS VISITAR SOMENTE O ENORME AQUÁRIO ONDE PRESENTE ESTÃO INUMERAS ESPÉCIES DE PEIXES ASIÁTICOS.
OS CAMPOS DE ARROZ SE ESPANHAM POR TODA A TAILÂNDIA ESTE É UM DELES NO CAMINHO PARA O REFERIDO PARK.

O ARTICULISTA NO DITO PARK JUNTO A UMA DOURADA ÂNCORA QUE ME FEZ RECORDAR OS TEMPOS QUE PASSEI NAS LIDES DO MAR.



NESTA FOTO SE PODE VER O ARTICULISTA JUNTO A UM DOS AQUÁRIOS COM UMA ESPÉCIE DE PEIXES.


NOUTRO AQUÁRIO ONDE SE PODE VER UMA ESPÉCIE DE PEIXE ASIÁTICO DE ENORME TAMANHO.
DURANTE O PERCURSO DA VILA DO BUFALO PARA O PARK EM REFERÊNCIA, CAIU UMA ENORME TROMBA DE ÁGUA, QUE NOS TIROU A VISIBILIDADE DE CONDUÇÃO, PELO QUE TIVÉMOS QUE PARAR NUMA ESTAÇÃO DE SERVIÇOS ATÉ A MESMA TER PASSADO. NA FOTO ABAIXO REPRUDIZA SE PODE VER UMA ÁRVORE, QUE DEVIDO A FORTE CHUVA E AO VENDAVAL, CAIU.



A ENTRADA PARA O PARK O PREÇO PRATICADO ERA IGUAL TANTO PARA OS CIDADÃOS TAILANDESES COMO PARA OS ESTRAGEIROS, O VALOR ERA SOMENTE DE 25 BATHS POR PESSOA, OU SEJA MENOS DE 50 CENTIMOS DO EURO.

O LOCAL ERA SUPER APREZIVEL E A COMPANHIA DO PARQUE TINHA TUDO BEM PENSADO E ARTICULADO, PODENDO-SE VER VÁRIAS CADEIRAS DE RODAS QUE PODIAM SER USADAS, GRATUITAMENTE, POR TODOS AQUELES QUE TIVESSEM DIFICULDADES EM SE MOVIMENTAR.

HAVIA TAMBÉM CARROS ELECTRICOS PARA SE PODER DAR UM PASSEIO A TODO O LOCAL, MAS ESSES ERAM PAGOS, VARIANDO O SEU PREÇO NO TEMPO UTILIZADO.

ADOREI VISITAR O AQUÁRIO NO QUAL TIREI IMENSAS FOTOS DAS ESPÉCIES DE PEIXES, QUE EM OUTRO ARTIGO ABORDAREI O TEMA.


O ARTICULISTA JUNTO A PEIXE EMORNE E LINDO PEIXE, PERTO DA ENTRADA DO AQUÁRIO.

ERA JÁ TARDE QUANDO REGRESSAMOS À CIDADE, QUE AINDA DISTAVA UNS BONS 40 QUILÓMETROS, DIRIGIMONOS ENTÃO PARA O CENTRO COMERCIAL LOTUS ONDE JANTÁMOS.

NADA HAVIA DE ESPECIAL E AINDA ESTAVA CHEIO DO ALMOÇO, AS FILHAS ESSAS COMPRARAM ALGO NO KFC E NUMA DAS MUITAS LOJAS COMPRARAM ARROZ COM GALINHA FRITA À MODA TAILANDESA, FICANDO EU POR UM PACOTTE DE FAVAS FRITAS E UMA CERVEJA CHAN DE 0.75 Dcl, AQUI NÃO HAVIA PROIBIÇÃO NA VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS.

DE SEGUIDA REGRESSÁMOS AO HOTEL ONDE PASSEI UMA NOITE SUPER REPOUSADA.
=======================================================







Depois de almoço seguimos indo visitar esta aldeia do bufalo, famosa por possuir um bufalo de cor de ouro. Muita gente vi por lá na sua totalidade tailândeses.

A minha filha foi indagar o preço da entrada, visto haver um espectáculo interessante, segundo a opiníão de minha companheira, porém quando soube que os preços de entrada para os tailandeses era de 25 baths, não chegando a 50 céntimos do euro e para estrangeiros de 150 baths, um pouco mais de 3 euros, nunca gostando da politica que algumas empresas fazem e esta era uma delas, de driscriminação, fiquei-me somente pela entrada, tirando ainda algumas fotos antes que começasse a chover torrencialmente.

Não entrei no recinto do espectáculo mas nada perdi, o governo tailandes devia por cobro a estas situações nada agradaveis e que além de não serem toleráveis cria uma mau estar e um desentendimento nada agradavel. Aconselho a todos aqueles que visitarem a Tailândia tenha cuidado com este tipo de situações que a única que ainda tolero é a visita ao Grand Palacio, onde os naturais nada pagam, agora ver dois preços isso nunca é justificavel.

==========================================================



SUPHAN BURI - ALMOÇO RESTAURANTE SOU PAN KU MIO



VENDO A EMENTA, POIS ESTA ESTAVA ESCRITA SOMENTE EM THAI
GALINHA COM CAJU, UM POUCO PICANTE




CARNE DE VACA SECA AO SOL E DEPOIS FRITA







PEIXE FRITO, PICANTE, MUITO SABOROSO




SOPA DE MARISCOS BEM PICANTE PASTEIS DE CAMARÃO MUITO SABOROSOS
















SALADA DE FRUTAS PICANTE


Depois de termos descansado um pouco e deixarmos as malas no hotel seguimos para um famoso restaurante situado nas margens do rio Tachin, a nossa vizinha por vergonha, não aceitou o meu convite para almoçar conosco, como tal a deixamos num local junto de autocarros citadinos para ali apanhar um e seguir para casa, nós continuamos a viagem e desembarcamos num local aprevível junto ao rio, em cuja margem estava intslado o restaurante num enorme e bonito batelão.

Ali, naquela típica ementa que estive lendo mas que nada escolhi, o fazendo sim a minha companheira, escolhemos os pratos cujas fotos acviam postei ficando-nos pelas águas e coca-colas nas bebidas.

Com a barriga já bem confortada seguimos para a aldeia dois bufalos, cuja crónica narro no periodo seguinte.
==============================================


BANGKOK - SHUPAN BURI -

AS BOAS VINDAS À CIDADE DE SUPHAN BURI
PLACA DO HOTEL ONDE FICÁMOS


FOLHETO DO HOTEL

UM DOS GUARDIÕES DO HOTEL
Havendo dois dias de feriados seguidos de sábado e domingo, aproveitando que as filhas, as mais novas não terem aulas e a mais velha poder usuferir deste feriados, seguimos na manhã do dia 17, para a cidade de Suphan Buri, conosoco seguiu uma vizinha nossa, natural daquela cidade, que ao saber que nós para lá seguiamos, nos pediu uma boleia.

A cidade de Suphan Buri dista de Bangkok cerca de 169 quilómetros e fica situada nas margens do rio Tha Chin.

Esta importante cidade, foi fundada no perido Dvaravati, no ano Gregoriano de 877, sendo o seu primitivo nome de Mueang Thawarawadi Si Suphannaphumi, , tendo seu nome sido mudado para U-Thong antigo principe e fundador do renio de Ayutthaya, passando o seu actual nome dado pelo rei Khun Luang Pha Ngua.

SUPHAN nome original da lingua Sanskrit designando Suvama (Devanagari) que siginifica OURO.

BURI, igualmente provoniente da língua Sanskrit significa CIDADE. Como tal e literalmente lida entende-se como CIDADE DO OURO.



Foi nesta viatura que fizémos a viagem que decorreu maravilhosamente, embora o tráfego fosse imenso na saída de Bangkok.

Esta bela cidade de Suphan Buri tem uma cultura muita rica e seus templos são muito afamados é deles que me irei referir nos capítulos seguintes.

Ao chegarmos à cidade a nossa vizinha ainda nos acompanhou ao hotel, avendo as belas instalações onde ficámos alojados, num quarto VIP com ligação ao quartos das filhas e como uma bela sala de estar, o preço da estada por dia ficou em 3 mil baths, 59 euros, pelos quartos duploes incluindo um pequeno almoço buffet, mas depois não quis ir conosco almo;ar tomando um dos autocarros locais para se deslocar a sua casa e nós seguimos para um restaurante sito a uma margem do rio e ali descansadamente almoçamos, eu porém tive que fazer uma abestinência forçada pois bebidas alcoólicas era proibido a sua venda e como tal o seu consumo devido a ser feriado religioso, bem isto só na Tailândia.
========================================================




Nos dias 17 e 18 de Julho de 2008 e conforme o canlendário lunar tailandês, estes dias foram feriados nacional, conhecidos por KHAO PHANSA ou BUDDHIST LENT, que significa o começo do período em que os bonzos, (monjes) budistas tailândeses se recolhem nos seus mosteiros durante a época das chuvas que vai até ao mês de Outubro.

KHAO PHANSA, feriado budista também conhecido por ASALABUCHA, dia este em que comemorado o primeiro sermão do Buda aos seus priemiros cinco discipulos. Este é um dia sagrado em virtude dos acordos efectuados com o Buda, Dharma e Sangha.

A cidade de Bangkok nestes dias, que este ano coincidram numa quinta sexta-feira, seguindo-se sábado e domingo, prolongando-se assim o feriado por quatro dias , ficando a cidade de bangkok quase deserta.

Não fugindo à regra, eu e familia fomos para a cidade de Suphan Buri e arredores visitar a cidade e orar-mos em templos budista que a seguir mais promonorizadamente irei descrever.

Durante este periodo não é permitido aos bozos dormirem fora dos seus mosteiros.



É nestes dias que os fiéis, povo tailândes compram e ofertam aos templos enormes velas, lindamente trabalhadas.

Nenhum comentário: