o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, março 23

BELÉM DO PARÁ - BRASIL


Município de Belém
Baía do Guajará
"Cidade das mangueiras"

"Metrópole da Amazônia""

Brasão de Belém
Bandeira de Belém
Brasão Bandeira

Aniversário 12 de janeiro
Fundação 12 de janeiro de 1616
Gentílico belenense ou belemense
Lema "Os estados do norte estão conosco e nos seguem"


Localização
Localização de Belém
01° 27' 21" S 48° 30' 14" O01° 27' 21" S 48° 30' 14" O
Unidade federativa Pará
Mesorregião Metropolitana de Belém IBGE/2008 [1]
Microrregião Belém IBGE/2008 [1]
Região metropolitana Belém
Municípios limítrofes Ananindeua (Leste)
Distância até a capital 2.140 quilômetros
Características geográficas
Área 1.065 km²
População 1.424.124 hab. est. IBGE/2008 [2]
Densidade 1.337,2 hab./km²
Altitude 10 metros
Clima equatorial Am
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,806 elevado PNUD/2000 [3]
PIB R$ 11.277.415 mil (BR: 23º) - IBGE/2005 [4]
PIB per capita R$ 8.022,00 IBGE/2005 [4]

Belém é um município brasileiro, capital do estado do pará. É a segunda cidade mais populosa da região Nort , é conhecida como "Metrópole da Amazônia".

Cidade com cerca de 1.424.124 habitantes, é popularmente chamada de "Cidade das Mangueiras" pela abundância de exemplares dessa árvore em suas ruas e também é denominada “Cidade Morena”, característica herdade da miscigenação do povo português com osíndios Tupinambás índios , nativos habitantes da região à época da fundação.

Por se assemelhar a uma península e ser limitada por áreas militares e de proteção ambiental, a cidade teve pouco espaço para expansão, ocasionando uma conurbação que deu origem a Região Metropolitana de Belém (ou "Grande Belém"), constituída por cinco municípios, criada por lei complementar federal em 1973 e atualmente com 2.078.405 habitantes – a maior população metropolitana da região Norte. É a maior metrópole do mundo situada na Linha do Equador e a cidade com o maior IDH entre as capitais da região Norte.

Há 200 anos, a corte portuguesa embarcava em direção ao Brasil , numa viagem que mudaria completamente o rumo da história brasileira. A família real foi para o Rio de Janeiro, mas na região norte, outra cidade se preparou para ser a capital do reino: Belém do Pará virou a Capital das Especiarias. No século XX, na década de 70, a imigração japonesa fez do Pará um dos maiores exportadores mundiais da pimenta do reino, a mais nobre das especiarias da Índia. O Pará hoje é o maior produtor de pimenta do reino do Brasil.

Em seus quase 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o munipício recebeu inúmeras famílias européias, o que veio a influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida na época como Paris n'América. Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.

Historicamente, constituiu-se na principal via de entrada na região norte do Brasil, devido a sua privilegiada posição geográfica. Situada às margens do rio Guamá, próxima à foz do rio Amazonas, abriga o moderno Aeroporto Internacional de Val de Cans. Com sua localização no extremo Norte da malha rodoviária brasileira BR-316 (Nordeste), BR-010 (Belém-Brasília) e PA-150 (Alça Viária), Belém pode ser facilmente acedida por vias terrestre, aérea e fluvial, sendo uma das principais entradas para toda a região norte.


História


Belém do Pará em mapa de 1629 por Albernaz I

A região onde a atual cidade se localiza era primitivamente ocupada pelos Tupinambás. O estabelecimento do primitivo núcleo do município remonta ao contexto da conquista da foz do rio Amazonas, à época da Dinastia Filipina, por forças luso-espanholas sob o comando do capitão Francisco Caldeira de Castelo Branco, quando, a 12 de Janeiro de 1616, fundou o Forte Presépio.

A povoação que se formou ao seu redor foi inicialmente denominada de Feliz Lusitânia. Posteriormente foi sucessivamente denominada como Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará, até à atual denominação de Belém.

Nesse período ao lado da atividade de coleta das chamadas drogas do Sertão a economia era baseada na agricultura de subsistência, complementada por uma pequena actividade pecuária e pela pesca praticada por pequenos produtores que habitavam, principalmente, na ilha do Marajó e na ilha de Vigia.


Belém tornou-se conhecida como Paris n'América no Ciclo da Borracha

Distante dos núcleos decisórios das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil e fortemente ligada a Portugala, Belém reconheceu a Independência do Brasil a apenas a 15 de gosto de 1823, quase um ano após a sua proclamação.

Entre os anos de 1835 e 1840 o município esteve no centro da revolta dos Cabanos, considerada a de participação mais autenticamente popular da história do país, única onde a população efetivamente derrubou o governo local. Posteriormente receberia o título de Imperial Município, conferido por D. Pedro II (1840-1889).

Com o crescimento da importância da produção da borracha, extraída da seringueira (Hevea brasiliensis), que caracterizou o chamado Ciclo da borracha ou Era da Borracha, entre o fim do século XIX e começo do século XX, Belém atingiu grande importância comercial. Datam desta época expressivos edifícios como o do Palácio Lauro Sodré, o do Colégio Gentil Bittencourt, o do Teatro da Paz (1878, o do Palácio António Lemos e do Mercado do Ver-o-Peso (1901).


Teatro da Paz, um dos símbolos do Ciclo da borracha

Pela mesma razão, foram atraídas nesse período levas de imigrantes estrangeiros ccomo portugueses, chineses, franceses, japoneses, espanhóis e outros grupos menores, com o fim de desenvolverem a agricultura nas terras da Zona Bragantina.

A comarca da capital, com sede em Belém, envolvia além do seu município, os de Acará, Ourém e Guamá. Possuia quinze freguesias: a de Nossa Senhora da Graça da Sé, Sant'Ana da Campina, Santíssima Trindade e Nossa Senhora de Nazareth do Desterro, estas na capital. No interior as de São José do Acará, de São Francisco Xavier de Barcarena, de Nossa Senhora da Conceição de Benfica, de Sant'Ana de Bujaru, de Nossa Senhora do Ó do Mosqueiro, de Sant'Ana do Capim, de São Domingos da Boa Vista, de São João Batista do Conde, de São Miguel do Guamá, de Nossa Senhora da Piedade de Irituia e do Divino Espírito Santo de Ourém.

Observa-se que nessa época o indíngena teve participação direta na economia local, por já está mais reservado nas áreas afastadas dos centros urbanos vivendo sua própria cultura, depois de ter enfrentado por muitas vezes os colonizadores em muitos conflitos.

Cresceu, em contrapartida, o comércio de escravos trazidos para os trabalhos gerais necessários e surgiu a figura do caboclo que já se desenvolvia com a miscigenação.

Cabanagem


A Cabanagem foi uma revolta de cunho social ocorrida na então Província do Grão-Pará, no Brasil. Entre as causas dessa revolta citam-se a extrema miséria do povo paraense e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil. A denominação Cabanagem remete ao tipo de habitação da população ribeirinha mais pobre, formada principalmente por mestiços, escravos libertos e índios. A elite fazendeira do Grão-Pará, embora morasse muito melhor, ressentia-se da falta de participação nas decisões do governo central, dominado pelas províncias do Sudeste e do Nordeste.

Geografia

  • Relevo: Planície
  • Vegetação : Floresta Amazônica.
  • Principais rios: rio Guamá, rio Amazonas e rio Maguari.
  • Baía do Guajará é uma baía que banha diversas cidades do estado brasileiro do Pará, inclusive sua capital, Belém. Foi formada pelo encontro da foz do rio Guamá com a foz do rio Acará.
  • Temperatura média anual: 25°C
  • Índice Pluviométrico: 1900 mm (ano)

Clima


Belém, às margens da baía do Guajará e ao fundo Ver-o-Peso

O clima em Belém é quente e úmido, tipicamente equatorial, influência direta da floresta amazônica, onde as chuvas são constantes. As incontáveis mangueiras existentes nas ruas de Belém ajudam a amenizar o calor, principalmente nos meses mais quentes de julho a novembro quando a temperatura pode chegar a 41 graus. Além de aliviar o calor, as mangueiras ornamentam a cidade e fazem a delícia dos amantes da manga, já que em janeiro e fevereiro, época da safra, Belém é inundada pelo fruto, sendo assim conhecida como Cidade das Mangueiras.

Temperaturas e Médias

[Esconder]Tabela climática de Belém - Pará
Temperatura
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Média
Média Máxima °C 30,9ºC 30,5ºC 30,4ºC 30,8ºC 31,3ºC 31,7ºC 31,7ºC 32,1ºC 32,1ºC 32,2ºC 32,3ºC 31,9ºC
31,4ºC
Média minima °C 22,1ºC 22,2ºC 22,4ºC 21,8ºC 22,6ºC 22,1ºC 21,7ºC 21,7ºC 21,7ºC 21,6ºC 21,9ºC 22ºC
21,9ºC
Precipitação
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Total
Total mm 366 417 436 360 304 140 152 131 140 116 111 216
2889
Fonte: Tempo Agora[10]

Subdivisões


  • Distrito Administrativo de Belém (DABEL)
  • Distrito Administrativo do Bengui (DABEN)
  • Distrito Administrativo do Entroncamento (DAEN)
  • Distrito Admistrativo do Guamá (DAGUA)
  • Distrito Administrativo de Icoaracide (DAI)
  • Distrito Administrativo de Mosqueiro (DAM)
  • Distrito Administrativo de Outeiro (DAO)
  • Distrito Administrativo da Sacramenta (DASAC)

Principais logradouros


Avenida Duque de Caxias

Avenida Visconde de Sousa Franco
Avenidas
  • Avenida 25 de Setembro
  • Avenida Alcindo Cacela
  • Avenida Almirante Barroso

  • Avenida Almirante Tamandaré
  • Avenida Brás de Aguiar
  • Boulervard Castilho França
  • Avenida Conselheiro Furtado
  • Avenida Duque de Caxias
  • Avenida Gentil Bittencourt
  • Avenida Governador José Malcher
  • Avenida João Paulo II (Primeiro de Dezembro)
  • Avenida Júlio César
  • Avenida Magalhães Barata
  • Avenida Nazaré
  • Avenida Pedro Álvares Cabral
  • Avenida Pedro Miranda
  • Avenida Perimetral
  • Avenida Presidente Vargas
  • Avenida Senador Lemos
  • Avenida Serzedelo Correia
  • Avenida Visconde de Sousa Franco (Doca)
Rodovias

Demografia

De acordo com as estatísticas do IBGE, Belém tem cerca de 4.000 imóveis vazios no centro da cidade e esse número chega a 54.152 domicílios vagos, levando em consideração a Região Metropolitana (que inclui os municípios de Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara). Enquanto o déficit habitacional da Região Metropolitana de Belém é de 127 mil unidades. O abandono ou a não utilização desses imóveis também contribui para degradação do ambiente urbano.


Fotografia aérea de Belém.

Somente 8% dos 274,5 milhões de litros de esgoto sanitário produzidos por dia em Belém, passa por um sistema de coleta, e somente 3% desse volume coletado recebe tratamento antes de ser lançado diretamente nos rios e igarapés da cidade e no solo. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .

Estimativa Populacional da RMB- IBGE


A Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara)

Região Metropolitana de Belém



Criada por lei complementar federal em 1973 (alterada em 1995), a Região Metropolitana de Belém, com 2.078.405 habitantes IBGE - 2008, compreende os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará.

O município de Ananindeua, que já foi considerado "cidade-dormitório" ou "anexo de Belém", apresentou um grande desenvolvimento nos últimos dez anos, tornando-se, hoje, a terceira maior cidade da Amazónia e a 39ª do Brasil. Segundo as estimativas de 2008 do IBGE, o município conta com 495.480 habitantes. O crescimento decorre da falta de espaço na capital paraense e consolidou-se com a construção do conjunto habitacional Cidade Nova, na década de 1980, que desponta como uma boa alternativa próxima a Belém.

Área do Entorno

Santa Isabel do Pará, localizada 36 quilômetros de Belém, não faz parte da região metropolitana, porém, encontra-se em processo de cornurbação com Benevides. Outras cidades próximas, como Castanhal e Abaetetuba, seguem o mesmo caminho e já ultrapassaram a marca de cem mil habitantes cada uma. A região do "Entorno de Belém", que compreende municípios em um raio de até 60 quilômetros a partir da capital paraense, tem uma população que se aproxima de 3 milhões de pessoas, incluindo a região metropolitana.

Economia


Belém à noite.

A economia de Belém baseia-se primordialmente nas atividades do comércio, serviços e turismo, embora seja também desenvolvida a atividade industrial com alguns estaleiros, metalúrgicas, pesca e beneficiamento do palmito, mas principalmente madeireira. O Círio de Nazaré, a maior procissão cristã do planeta, movimenta a economia da Cidade. No período há aquecimento na produção industrial, no comércio, no setor de serviços e no turismo.

Centros comerciais

Grande porte (mais de 30.000 m² de ABL - área bruta locável)

Pequeno e médio porte

Transporte

  • Aeroporto Internacional de Belém - distante 12 km do centro, o sítio aeroportuário possui uma área de 5.615.783,22 m², se transformou em um exemplo do padrão que a Infraero implementa em seus aeroportos. Atualmente o Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, tradicionalmente denominado, opera com a capacidade de atender a demanda de 2,7 milhões de passageiros por ano, em uma área construída de 33.255,17 metros quadrados e é responsável pelo incremento do turismo na região, escoamento da produção e captação de novos investimentos. conta com uma arquitetura futurista, projetada para aproveitar a iluminação natural do ambiente e em seu interior ornamentado com plantas da região amazônica que se encontram cercadas por uma fonte capaz de imitar o barulho das chuvas que caem todos os dias na região. Possui estacionamento para aeronave com 11 posições, e 700 vagas para veículos, o movimento operacional em 2007 era de 2.119.552, dados cedidos pela Infraero.
  • Aeroporto Júlio Cesar - Av. Senador Lemos s/n
  • Aeroclube do Pará - Av. Júlio César
  • Terminal Rodoviário Hildegardo da Silva Nunes
  • Terminal Fluvial - Av. Marechal Hermes
  • Ferry-Boat (Belém-Marajó)
  • Terminal Turístico da Estação das Docas - Av. Boulevard Castilhos França

Distâncias Rodoviárias / Aéreas

Cultura

Turismo

Belém, conhecida também como Portão de Entrada da Amazônia, proporciona diversas possibilidades de cultura e lazer. A cidade é rica em história, cultura, cores, cheiros, sabores e em natureza, podendo ser observado nos seus diversos pontos turísticos. A capital paraense desponta como grande roteiro turístico do Brasil, gerando uma excelente oportunidade para investimentos turísticos. O conforto da civilização e o fascínio das matas pode-se encontrar em um só lugar.

Principais atrações turísticas
  • Bioparque Amazônia, parque particular, criado pelo Dr. Jorge Aarão Monteiro, em 1989.
  • Bondinho de Belém
  • Casa das Onze Janelas, é um famoso edifício histórico, construído no século XVIII.
  • Complexo Feliz Lusitânia, localiza-se as margens da baía do Guajará.
  • Complexo Ver-o-Peso, formado pelo mercado de peixe e o de carne, a estrutura é toda feita em ferro e foi trazida da Inglaterra. Em 1977, o complexo foi tombado pelo Instituto Histórico e Arquitetônico Nacional IPHAN.
  • Estação das Docas, Estação, assim também conhecida, possui um moderno terminal fluvial, o Amazon River, com ancoradouro flutuante, capaz de aportar até 4 embarcações de 70 pés. Diariamente são realizados diversos passeios fluviais pela orla e ilhas de Belém, partindo do Amazon River.
  • Estádio Olímpico do Pará (1978)
  • Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o Centro de Convenções conta com uma área total de 64.000m² e 25.000m² de área construída totalmente integrada ao ambiente amazônico, o HANGAR está equipado com recursos de última tecnologia e preparado para qualquer tipo de evento, como feiras, congressos, convenções, encontros, seminários, simpósios e exposições.
  • Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves
  • Mangal das Garças, localizado às margens do rio Guamá, fica em pleno centro histórico, o parque é resultado da revitalização de uma área de 40.000m2, no entorno do Arsenal da Marinha.
  • Museu Paraense Emílio Goeldi, criado em 6 de outubro de 1866, é a mais antiga instituição de pesquisas da região Amazônica.
  • Orla de Icoaraci, um dos mais bonitos pontos turísticos de Belém.
  • Parque da Residência, residência oficial dos governadores do estado, agora é a sede da Secretaria Executiva de Cultura (SECULT)do estado do Pará.
  • Planetário Sebastião Sodré da Gama, planetário vinculado a UEPA.
  • Theatro da Paz, construído com recursos auferidos da exportação de látex, no Ciclo da Borracha.
  • Ver-o-Rio, Numa área de cinco mil metros quadrados de frente para a baía do Guajará, o projeto alia contemplação à natureza com a praticidade na utilização do espaço urbano.

Centros históricos


Catedral Metropolitana de Belém localizado no bairro da cidade velha.
  • Cidade Velha - conhecido como Centro Histórico de Belém, o local tem como característica principal a herança arquitetônica do perído Brasil Colónia. O bairro é um dos maiores referenciais do patrimônio histórico e cultural do Pará. O bairro nasceu com a construção do Forte do Presépio, hoje chamado Forte do Castelo, construído a mando da Coroa portuguesa, no início do século XVI. Na Cidade Velha surgiu a primeira rua de Belém, a rua da Ladeira, que liga a Feira do Açaí ao Largo da Sé e onde se encontram bares e restaurantes antigos e simples. Outro lugar famoso do bairro é a Praça do Relógio, onde se localiza um relógio inglês levantado na década de trinta, com seus 12 metros de altura. Nela também está localizada a Catedral Metropolitana, a praça Dom Pedro II, igreja das Mercês, o prédio da prefeitura, o compelxo Feliz Lusitânia e o Mangal das Graças.
  • Engenho Murucutu - Ruínas do antigo engenho de cana-de-açúcar prospero, móvido a vapor, que contava com muitos escravos. Foi destruído à época da Cabanagem, construído no século XVIII. Destacando-se a Capela de Nossa Senhora da Conceição 1711, em estilo neoclássico, cuja obra é atribuída a António José Landi.

Mercados


Mercado de São Brás
  • Mercado do Ver-o Peso (1688): na área da Cidade Velha e diretamente às margens da baía do Guajará, abastece a cidade com produtos alimentícios do interior paraense, fornecidos pricipalmente por via fluvial. O posto fiscal criado em 1688 no porto do Piri que, a partir de então foi popularmente denomindo lugar de Ver-o-Peso, deu origem ao nome do mercado, já que era obrigatório ver o peso das mercadorias que saiam ou chegavam à Amazónia, arrecadando-se os impostos correspondentes.

  • Mercado de São Brás (1911): Na Praça Floriano Peixoto, próximo à antiga "Estação de Ferro de Bragança", foi construído na primeira década do século XX, em função da grande movimentação comercial gerada pela ferrovia Belém/Bragança. Na mesma época, o intendente Antônio Lemos estabeleceu uma política para descentralizar o abastecimento da cidade, até então o Ver-o-Peso. O abastecimento começou a ser expandido para os bairros, a exemplo do que ocorreu em São Brás. O mercado de São Brás foi inaugurado no dia 21 de maio de 1911, em estilo art nouveau e neoclássico. Em suas dependências, funcionam lojas de artesanato, produtos agrícolas, domésticos e vestuário.

Culinária


Açai, fruta típica apreciada pelos paraenses.

Hoje, pode-se dizer que a cidade é uma das capitais gastronômicas do mundo. A Belém gastronômica é um interessante caldeirão de misturas étnicas. A comida indígena paraense – única, verdadeiramente brasileira, segundo o filósofo José Arthur Gianotti - tem sabores africanos, portugueses, alemães, japoneses, libaneses, sírios, judeus, ingleses, barbadianos, espanhóis, franceses e italianos. Os povos que chegaram à capital se encantaram com a cozinha nativa e, aos poucos, foram incorporando seus ingredientes. A culinária belenense tem forte influência indígena. Possui pratos típicos como: pato no tucupico com jambu, o tacacá, a maniçola, entre outras delícias como o açai. Há quem diga que o sabor dos peixes e das frutas é realmente diferente. Os elementos encontrados na região formam a base de seus pratos. Com mais de uma centena de espécies comestíveis, as frutas regionais podem ser encontradas no Ver-o-Peso, feiras livres, mercados e supermercados do município; elas são responsáveis diretas pelo sabor das sobremesas que enriquecem a mesa paraense. Destacam-se: açai, bacaba, bacuri, cupuaçu, csntanha-do pará, bacuri, pupunha, tucumã, murici, piquiá e taperebá.

Ritmos musicais

Os ritmos mais populares são o brega do Pará, tecno brega, carimbó, lundu, siriá e a marujada.

Museus

Teatros

Palacetes

Monumentos e memoriais

  • Monumento a Pedro Teixeira
  • Monumento ao Almirante Tamandaré
  • Monumento a José da Gama Malcher
  • Monumento a Lauro Sodré
  • Monumento a República

Praças

A capital paraense é famosa por suas praças amplas e arborizadas, algumas delas projetadas com elementos da arquitetura européia. A cidade é bem servida de praças e outras áreas verdes. Hoje existem na cidade 236 praças, entre as quais:

Praça da República é uma das mais antigas e a mais importante do município, sendo que ao seu redor funcionam o Teatro da Paz e o Teatro Exprimental Waldemar Henrique, além do Núcleo de Artes da UFPA e o Bar do Parque. Na praça existem diversas Mangueiras e todos os fins de semana, realizam-se manifestações culturais e uma variada feira de artesanato

  • Praça Santuário
  • Praça Amazonas
  • Praça Princesa Isabel (Terminal Turístico)
  • Praça Magalhães Barata
  • Praça Maestro Valdemar Henrique
  • Praça Dom Pedro II
  • Praça Dom Mário Vilas Boas: a primeira praça a ser visualizada por quem chega a Belém pelo aeroporto internacional e segue pela avenida Júlio César)
  • Largo das Mercês

Praias e balneários próximos de Belém


Ilha de Cotijuba - Praia do Vai-Quem-Quer

Calendário oficial

Feriados em Belém

  • 15/08 Adesão do Pará à Independência
  • 05/09 Desfile Escolar do Dia da Raça (Embora não seja feriado, faz parte do calendário oficial de Belém)
  • 07/09 Desfile Militar
  • 2º Domingo de Outubro - Círio de Nazaré

Feriados Federais

  • 01/01 Confraternização Universal
  • 21/04 Tiradentes
  • 01/05 Dia do Trabalho
  • 07/09 Independência
  • 12/10 Nossa Senhora Aparecida
  • 02/11 Finados
  • 15/11 Proclamação da República
  • 25/12 Natal

Obs.: Pontos facultativos são determinados pelo prefeito.

Eventos

Por ser a cidade mais antiga da Amazónia e com todas as condições infraestruturais, tendo o Aeroporto Internacional de Belém, considerado um dos mais modernos, terminal de uma das maiores malhas aéreas do país e com inúmeras ligações nacionais e o exterior, Belém é palco de grandes eventos da Amazônia, que vão desde eventos municipais até internacionais e está entre as 5 cidades brasileiras mais citadas para a realização de grandes eventos, de acordo com pesquisa nacional feita pelo SEBRAE/FBC&VB (2002) e além da gastronomia, atrações de lazer e turismo que são diversos na Região Metropolitana.

A capital possui grandes eventos fixos locais, é o caso do Círio de Nazaré (anualmente e maior evento religioso do país), Feira Amazônica do Livro (a 4ª maior feira do gênero no país é anual – 350 mil participantes), Supernorte (anual, é o maior evento empresarial do Norte do país – 45 mil participantes) e a FITA-Feira Internacional de Turismo da Amazônia (18 mil participantes), dentre outros.

A cidade conta atualmente com Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazónia para a realização de diversos tipos de eventos, inclusive esportivos nmo Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), um dos mais completos do país, passando pelos espaços multiusos em diversos hotéis, centros particulares e espaços administrados pelo setor público.


Evento ocorrido no HANGAR - Centro de Convenções da Amazônia.

Eventos realizados

Belém sediou, sedia e sediará variados eventos, dentre os mais recentes, destacam-se:

  • Reunião da Conferencia Internacional de Educação Adultos - 2009
  • IX Fórum Social Mundial - Amazônia 2009
  • I Assembléia do Fórum de Autoridades Locais da Amazônia (FALA) - 2009
  • VI Fórum Mundial de Educação - 2009
  • VI Fórum Parlamentar Mundial - 2009
  • Fórum de Ciência e Democracia - 2009
  • X Fórum Mundial de Juízes – 2009
  • 6º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia - 2009
  • VI Confintea - Conferência Internacional sobre Educação para Adultos - 2009
  • Feira da Indústria do Pará - IX FIPA - 2009
  • 2º Expo Norte Sthetic & Look Hair -2009
  • VI FITA - Feira Internacional de Turismo da Amazônia – 2008
  • XXIII Congresso Brasileiro de Anatomia – 2008
  • 1º Expo Norte Sthetic & Look Hair – 2008
  • XI Congresso Brasileir de Biomedicina – 2008
  • Supernorte - 2008
  • XIV Congresso Médico Amazônico – 2008
  • Encontro de Governadores da Frente Norte Mercosul - 2007
  • III Congresso Brasileiro sobre o Movimento Dekassegui – 2007
  • XI Festa de San Gennaro – 2007

Futebol

Os principais clubes de futebol são Clube do remo e Paysandu Sport Club, conhecidos por sua rivalidade. Outro tradicional clube de futebol do Pará é a Tuna Luso Brasileira, fundada pela comunidade portuguesa de Belém. Também existem outros grupos menores que disputam o campeonato, como o Abaeté Futebol Clube, o Clube Municipal Ananindeua o Águia de Marabá Clube, e o Castanhal Esporte Clube.

Remo contra Paysandu é o clássico da cidade de Belém, conhecido como Re-Pa: estes dois clubes se confrontam desde 10 de Junho de 1914 (Remo 2 a 1) . Nenhum outro clássico do Brasil foi jogado tantas vezes quanto este, com quase 700 edições, e é considerado o maior clássico da região Norte do Brasil.

Segundo o arquiteto do estádio Mangueirão, o estádio em si precisaria apenas de pequenos ajustes para receber a Copa do Mundo de 2014. A arena teve uma ampla reforma concluída em 2002, que seria um ponto forte para atender as exigências da FIFA. Um ponto fraco seria a dificuldade de acesso.

Religião


Nossa Senhora de Nazaré.

O município sedia a festa religiosa com a maior procissão do Brasil o Círio de Nazaré, que acontece anualmente no segundo domingo de outubro e que reúne cerca de dois milhões de fiéis. O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior festa cristã do país e a maior procissão católica do mundo, sendo celebrada desde 1793, no município de Belém do Pará. O Círio é realizado anualmente, no segundo domingo do mês de Outubro. As etapas da celebração Atualmente as manifestações de devoção profanas e religiosas estendem-se por quinze dias, durante a chamada quadra Nazarena. Entre os pontos altos dessa manifestação, destacam-se:

  • A Romaria Fluvial
  • A Romaria Rodoviária
  • A Moto-Romaria
  • Transladação
  • A Procissão do Círio
  • O Círio própriamente dito
  • Recírio

Católicos


Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré

Belém possui inúmeras igrejas, capelas e santuários, dos quais destacam-se:

  • Igreja Nossa Senhora das Graças (Catedral da Sé ou Catedral Metropolitana)
  • Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré
  • Santuário de Fátima
  • Igreja Nossa Senhora Mercês
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo
  • Igreja Nossa Senhora da Trindade
  • Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • Igreja Santo Antônio
  • Igreja Santo Alexandre
  • Igreja São Judas Tadeu
  • Capela de Santo Antônio
  • Capela de São João Batista
  • Capela do Nosso Senhor Jesus dos Bons Passos
  • Capela Nossa Senhora da Graça

Protestantes

  • A cidade possui um grande números de Igrejas Protestantes, dentre elas, as principais são: Assembleia de Deus tendo sua fundação nacional primeiramente em Belém (com mais de 350 templos),Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Batista, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, entre outras.

Educação

Universidades/Faculdades

Dentre as diversas universidades/faculdades presentes em Belém, destacam-se:

Públicas
Privadas

Colégios

  • A cidade possui um grande número de escolas públicas e privadas, dentre as quais, destacam-se:
Públicas
Privadas

Bibliotecas

Cidades-irmãs

Curiosidades sobre Belém

  • Belém foi a 1ª capital do Brasil a fornecer energia elétrica à sua população.
  • Belém foi a primeira capital da Amazônia.
  • A Primeira Assembléia de Deus no Brasil foi fundada em Belém.
  • Belém é considerada a maior cidade na linha do Equador.
  • Belém é o principal portão de entrada para a Amazónia.
  • Belém está entre as 10 cidades mais movimentadas e atraentes do Brasil.
  • Belém tem o 5º metro quadrado mais caro do país.
  • A Região Metropolitana de Belém é a 179ª maior área metropolitana do mundo, a maior da região norte e uma das dez maiores regiões metropolitanas brasileiras.
  • Belém é a capital de um estado assentado sobre a maior jazida de ferro do mundo.
  • A UFPA é a melhor Universidade Pública da região Norte dês de 2005 a 2007 (categorias: Destaque Regional/ As melhores por área de conhecimento = Ciências da Natureza).
  • Unama é a melhor universidade privada da região norte, 2007 (Categoria: As melhores por área de conhecimento = Pesquisa Científica)
  • O CESUPA é a instituição privada de ensino superior da Região Norte melhor posicionada no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) em 2008, novo indicador criado pelo MEC para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior de todo o país. (O CESUPA desponta na primeira colocação do IGC entre os estados da região Norte.)
  • O Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazóni. É atualmente um dos maiores do Brasil e o maior da Amazônia.
  • O Planetário Sebastião Sodré da Gama é o 1º do Norte e considerado um dos mais modernos do país.
  • O CENTUR é o maior centro de debates e manifestações culturais do norte do Brasil.
  • O Ver-o-Peso é a maior feira livre da América Latina, é também o símbolo de Belém e sua maior atração turística.
  • Corveta Museu Solimões é o primeiro navio-museu do Norte.
  • O Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá é o primeiro parque tecnológico da região norte.
O museu Emílio Goeldi é referência mundial em Amazônia.





Uma Ilustre Amiga e excelente Poetisa e Escritora, Betha M. Costa, vive nesta bela cidade de Belém do Pará, para ela aqui fica a minha humilde homenagem a sua Cidade.

(Artigo extraído da enciclopédia livre e videos recolhidos do You Tube)

Nenhum comentário: